10 jogos essenciais para o PlayStation Vita

6 min de leitura
Imagem de: 10 jogos essenciais para o PlayStation Vita

Basta prestar atenção nos comentários de qualquer notícia relacionada ao PlayStation Vita para perceber que a imagem do portátil não está muito boa. Apesar de ter sido lançado em março do ano passado, o console tem enfrentado dificuldade em alavancar as suas vendas e é acusado por muitos de “não ter jogos”.

Enquanto a biblioteca do Vita certamente não é tão extensa quando a do 3DS (que apresenta a vantagem de ser compatível com todos os cartuchos do DS), ela não é tão ínfima quanto muitos acusam.

Pensando nisso, pensamos em uma lista de jogos essenciais para o console para assegurar aqueles que estão pensando em comprar um Vita e temem por uma possível escassez. Acompanhe abaixo:

LittleBigPlanet [Vita]

Em LittleBigPlanet [Vita], A Media Molecule não tenta ser tão revolucionária como o primeiro jogo da série, lançado em 2009 para o PS3, mas amplia a sua experiência adaptando todos os novos recursos do portátil – com sucesso, diga-se de passagem.

Se você é fã da liberdade de criação que os jogos de Sackboy sempre apresentaram, LittleBigPlanet no Vita apenas expande isso. Um bom exemplo é a possibilidade de utilizar a câmera do Vita para recriar o ambiente a sua volta no jogo. Depois, que tal criar adesivos personalizados com a cara de seus amigos?

Gravity Rush

Um dos títulos mais esperados para o console, Gravity Rush conta a história de Kat, uma heroína que perdeu a memória de seu passado, mas tem o poder de alterar o fluxo da gravidade ao seu redor.

Graças ao seus poderes especiais, os jogadores são presenteados com uma mecânica bastante original e divertida com que podem explorar todos os cantos da cidade de Hekseville, onde a ação se passa.

Assassin’s Creed 3: Liberation Apesar de a história da assassina Aveline de Grandpré não estar diretamente relacionada à saga de Desmond Miles, o título consegue se encaixar muito bem no interessante universo criado pelo sucesso da Ubisoft.

O jogo puxa o portátil aos seus limites, por isso não se assuste ao enfrentar alguns bugs ou momentos de lentidão. Apesar de seus defeitos, Liberation é o primeiro título que consegue transmitir o espírito da série para o mundo portátil.

Super Stardust Delta Um dos títulos disponíveis para o Vita desde o seu lançamento, Super Stardust Delta leva ao PlayStation Vita toda a ação da série de jogos de nave espacial criada pela Housemarque – tudo com uma jogabilidade confortável.

Além de ser tão desafiador quanto seu irmão lançado para o PlayStation 3, Super Stardust Delta também é um jogo que funciona bem no ambiente portátil, podendo ser aproveitado tanto em longas sessões como em partidas rápidas.

Soul Sacrifice Saído da mente de Keiji Inafune (famoso por ser o criador de Mega Man), Soul Sacrifice coloca os jogadores na pele de um jovem prestes a ser executado por Magusar, um poderoso feiticeiro maligno. Em sua cela, no entanto, ele encontra Libron, um livro falante que guarda as memórias de um grande mago, com as quais o jovem aprisionado pode aprender a utilizar seus poderes mágicos e, quem sabe, livrar-se de Magusar.

Apesar de sua grande curva de aprendizado, aqueles que insistirem em Soul Sacrifice encontrarão um grande jogo, com uma história extensa e cheia de detalhes, assim como uma grande diversidade de oponentes para serem enfrentados e um divertido modo online cooperativo.

 Persona 4 Golden Lançado originalmente para o PlayStation 2, Persona 4 recebeu uma versão Golden para o PlayStation Vita no final do ano passado. O RPG apresenta a história de um grupo de estudantes do ensino médio que vive na cidade de Inaba, uma pacata cidade no interior do Japão.

Tudo muda, no entanto, quando uma série de desaparecimentos e assassinatos misteriosos começam a ocorrer. Ao mesmo tempo, a descoberta de um mundo mágico que pode ser acessado pela televisão também ajuda na mudança. Assim, prepare-se para se divertir bastante enquanto explora todos os mistérios do game ao mesmo tempo em que precisa tocar a rotina dos alunos na vida real.

Dragon’s Crown Também disponível para PlayStation 3, Dragon’s Crown ressuscita o gênero de jogos cooperativos como Streets of Rage ou Dungeons & Dragons: Shadow Over Mystara. Ambientado em um mundo de fantasia medieval, o game da Vanillaware funciona muito bem no portátil da Sony.

Podendo ser jogado por até quatro jogadores online, o game apresenta grandes desafios e muita variedade nas seis classes de personagem disponíveis. Ao mesmo tempo, os grandiosos chefões também darão muito trabalho àqueles que tentarem enfrentá-los.

Need for Speed: Most Wanted Apesar de não contar com a mesma qualidade visual presente nos consoles de mesa, a versão de Most Wanted para o Vita apresenta o mesmo conteúdo de seus irmãos maiores. Desse modo, você tem a sua disposição toda a cidade de Fairhaven para explorar enquanto disputa o posto de mais procurado com seus oponentes. Perfeito para quem deseja saciar a fome de velocidade em qualquer lugar.

Guacamelee A aventura de Guacamelee é uma das mais interessantes que os jogadores do Vita irão encontrar no console. No controle de Juan, um luchador que está em busca do vilão Carlos Calaca (responsável pelo sequestro de sua amada), o jogador deverá enfrentar diversos inimigos em diversas regiões do México.

Repleto de bom-humor e com um visual colorido apaixonante, o game aproveita influências como Castlevania e Metroid para contar uma história emocionante e divertida – tudo isso com um sistema de combate imperdoável e uma mecânica de alternância entre o mundo dos vivos e dos mortos capaz de criar alguns quebra-cabeças bastante interessantes. Perfeito para quem procura um bom desafio.

BlazBlue Continuum Shift Extend

Além de títulos como Ultimate Marvel vs. Capcom 3, PlayStation All-Stars Battle Royale e Mortal Kombat, os fãs dos jogos de luta também tem BlazBlue Continuum Shift a disposição no Vita para sanar as suas necessidades.

Com uma mecânica bastante fácil de aprender (apesar de difícil de dominar), o game é bastante acessível e completo. Além disso, o direcional digital do Vita é perfeito para executar os golpes especiais e combos de cada personagem, tornando a plataforma uma ótima escolha para os puristas que prezam pela perfeição.

--

Não está satisfeito com os títulos que escolhemos? Pois saiba que o Vita está apenas começando e há uma série de jogos bons por vir. Acompanhe a seguir alguns dos que mais chamaram a nossa atenção e que é bom ficar de olho

Killzone: Mercenary Resistance: Burning Skies e Call of Duty: Black Ops Declassified prometeram fazer com que o gênero FPS pudesse ser jogado de maneira natural no PlayStation Vita. Infelizmente, o conteúdo de cada um é bastante problemático e cheio de defeitos que anulam qualquer ponto positivo. Com sorte, Killzone: Mercenary pode ser a solução que os faz do gênero tanto esperam.

Com uma Beta do multiplayer já disponível (e funcionando bem), o game já conseguiu criar bastante expectativa para o seu lançamento, previsto para o início de setembro. Vamos cruzar os dedos!

Tearaway

Com Tearaway, a Media Molecule se afasta do mundo de LittleBigPlanet para trazer ao portátil da Sony um mundo mágico criado inteiramente de papel. Apesar de pouco sabermos a respeito de uma história do jogo, é possível esperar toda a magia e criatividade características do estúdio.

Rayman Legends Continuação do consagrado Rayman Origins, Legends traz o heróis sem braços da Ubisoft em uma nova aventura. Com um visual colorido e artístico, o primeiro game já trazia uma jogabilidade bastante fluida e o mesmo deve se repetir na sequência.

Borderlands 2Img_normalApós receber muitos pedidos dos fãs, a Gearbox Software anunciou durante a edição deste ano da gamescom que Borderlands 2 ganhará uma versão para o PlayStation Vita em 2014. Com uma campanha extensa e bem-humorada e um dos multiplayers mais divertidos dos últimos tempos, o game tem tudo para dar certo.

Rogue Legacy Desenvolvido pela Cellar Door Games, o game foi um ato de desespero da companhia, fundada por irmãos canadenses. Por sorte, eles conseguiram criar um jogo extremamente divertido que logo virou sucesso no PC.

Em vez de controlar um único herói, Rogue Legacy coloca os jogadores no comando dos sucessores do último protagonista a cair pelas garras do exército inimigo. Tão difícil quanto divertido, o game com certeza irá se encaixar bem no Vita graças à possibilidade de realizar partidas rápidas e de salvar em qualquer ambiente do castelo onde a ação se passa.

--

E você, adicionaria algum outro título as nossas listas? Deixe a sua contribuição na caixa de comentários logo abaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.