10 jogos cancelados — ou quase — que deveriam voltar na nova geração

9 min de leitura
Imagem de: 10 jogos cancelados — ou quase — que deveriam voltar na nova geração


A última E3 foi repleta de grandes momentos — e não somente por conta dos detalhes de lançamento do PS4 e Xbox One. Um dos pontos altos, por exemplo, foi a confirmação de que o longamente aguardado Final Fantasy Versus XIII evoluiu e se transformou no inédito Final Fantasy XV, que chegará aos sistemas de nova geração.

O anúncio foi feito durante o evento da Sony e fez todo o público presente ir à loucura. Não era apenas a apresentação de um novo capítulo de uma série bastante popular, mas a certeza de que um título quase morto mudou para se tornar algo maior e mais impressionante.

A demonstração exibida pela Square Enix mostrou que a espera valeu a pena. Os visuais incríveis deixavam claro que os novos hardwares conseguiram levar a experiência a um novo nível.

E não foram poucos os jogos que passaram por uma novela semelhante à do antigo Final Fantasy Versus XIII. Adiamentos misteriosos, rumores de cancelamento, entrevistas evasivas e o mínimo de informação sendo liberada já é um perigoso sinal amarelo para todo fã. E a reviravolta vista na última E3 nos mostra que nem tudo está perdido e que ainda há esperanças para alguns projetos que já foram enterrados ou que estão em vias de acabarem no fundo de alguma gaveta.

Com a chegada da nova geração, novas possibilidades se abrem para esses games. Por isso, decidimos relembrar alguns games que poderiam não só retornar, como aproveitar o potencial do PS4 e Xbox One para surpreender todo mundo.

1 – The Last GuardianImg_normal
O primeiro jogo da lista não poderia ser outro senão o lendário projeto da Team ICO. Embalada pelo sucesso estrondoso de Shadow of the Colossus, a empresa chegou a apresentar algumas imagens do game, mostrando a estranha relação entre um garoto e um monstro que parecia um híbrido de gato com uma águia.

A premissa era bem interessante, pois trazia tudo aquilo que conquistou o público em seus projetos anteriores. No entanto, apesar de termos imagens e até mesmo trailers, o game simplesmente desapareceu das notícias, embora os fãs estejam constantemente cobrando a Sony por novidades.

E, em meio a rumores de cancelamento e a todos os problemas de produção, um boato surgiu para animar os pobres órfãos que estão à espera de uma experiência digna da batalha contra os colossi: a Sony estaria planejando levar The Last Guardian para o PlayStation 4. Ok, a história surgiu antes mesmo de o console ser apresentado, em fevereiro, e nada mais se falou sobre o assunto, mas já é alguma coisa.

Img_normal
Não é preciso nem imaginar o quanto o potencial da nova geração iria contribuir para o resultado final deste jogo. Levando em consideração que o enredo deve trazer um lado emocional bem forte — está na cara que aquele bicho vai morrer em algum momento! —, os gráficos devem impulsionar a imersão e a conexão entre jogador e personagens, deixando tudo mais profundo.

2 – Mega Man Legends 3Embora a Capcom pareça ter aposentado seu robô azul, nós ainda nos lembramos dele. Tanto que ainda é possível ouvir as lamentações de seus fãs ecoando pelos corredores da nossa redação quando o assunto é Mega Man Legends 3.

Img_normal
Apesar de o game ter sido desenvolvido inicialmente para o Nintendo 3DS, a verdade é que seu cancelamento se deu ainda no início de sua produção, o que significa que ele poderia ser levado para qualquer plataforma sem grandes prejuízos em relação à proposta original. Desse modo, a ideia que nasceu em um portátil poderia evoluir muito bem para algo maior, como um Xbox One ou um PlayStation 4.

E o que essas plataformas poderiam trazer de novo ao game a ponto de torná-lo único na nova geração? Como a ideia desses sistemas é trazer uma experiência muito mais conectada do que a dos consoles atuais, Mega Man Legends 3 poderia muito bem englobar esse conceito para criar um mundo muito mais vivo e interessante. Como o jogo se passa em algum ponto do futuro, essa integração poderia gerar ótimas oportunidades em termos de mecânicas e recursos únicos.

Img_normal
É claro, porém, que isso iria sacrificar um pouco daquilo que foi apresentado inicialmente, mas vamos ser sinceros: a Capcom já não tinha muita coisa quando o jogo foi cancelado e, do jeito que as coisas estão, é melhor reformular o game por completo do que esperar alguma nova reviravolta milagrosa.

E, se serve de consolo, Keiji Inafune já declarou que tem interesse em dar continuidade à história do robô.

3 – Mega Man Universe

Outro jogo do herói metálico que acabou parando no limbo. E, nesse caso, a ideia era ainda mais interessante, já que era trazer todos os elementos clássicos da série Mega Man, mas oferecendo aos jogadores a liberdade de criar fases e personalizar seus robôs. Em tese, era quase como um LittleBigPlanet com robôs. Não tinha como dar errado — principalmente quando o épico “Mega Man feio” era um dos personagens jogáveis.

No entanto, a Capcom não pensava assim e, mais uma vez, mandou o projeto para aquele fundo escuro e embolorado da gaveta, dando mais um golpe nos fãs que ainda tinham esperanças de ver o herói retornando com o mínimo de dignidade aos consoles.

É aí que os novos consoles poderiam mostrar a verdadeira utilidade de sua conectividade. Assim como o título foi um divisor de águas na atual geração, Mega Man Universe poderia explorar o uso da nuvem no Xbox One para ampliar as possibilidades criativas e tornar a interação entre jogadores ainda mais divertida. Imagine um multiplayer com vários robôs tentando sobreviver em níveis absurdos. O típico caos que tanto adoramos.

4 – inSANE(Fonte da imagem: Reprodução/EdenPop)
Este simpático gordinho na foto acima é Guilhermo Del Toro, diretor conhecido por adotar uma estética e uma ambientação bem peculiar em seus filmes. E, depois de colecionar sucessos no cinema — “Hellboy”, “O Labirinto do Fauno” e o recente “Círculo de Fogo” são apenas alguns dos exemplos mais recentes —, ele decidiu se aventurar no mundo dos video games com inSANE. A ideia era trazer o estilo de H.P. Lovecraft aos consoles e criar uma nova experiência em termos de terror.

No entanto, a THQ foi para o buraco e o game foi uma das primeiras vítimas da péssima situação financeira da empresa. O lado bom é que os direitos do jogo voltaram para Del Toro, o que significa que ainda há a chance de o projeto ressuscitar pelas mãos de outra produtora. E pegar embalo no lançamento de uma nova geração seria a melhor alternativa para criar o barulho necessário.


As primeiras demonstrações de hardware apresentadas por Sony e Microsoft revelaram que PS4 e Xbox One têm um potencial incrível no que diz respeito à criação de efeitos de iluminação. Efeitos de luz e sombra estão muito mais dinâmicos e realistas, o que daria o tom perfeito para uma ambientação tão assustadora e tensa quanto àquela que inSANE prometia.

Se a ideia já era promissora antes, imaginá-la na nova geração a deixa ainda mais atraente. Volte, Del Toro!

5 – Beyond Good & Evil 2Img_normal
Outro jogo que volta e meia aparece nos círculos de rumores acompanhado de um “Agora vai”. Basta um evento se aproximar para que os fãs comecem a especular que a Ubisoft vai trazer a tão esperada sequência, embora não haja nenhuma confirmação concreta de que algo está por vir.

Quer dizer, até agora. No mês passado, o criador da série, Michael Ancel, afirmou que a demora na produção se deu devido à grandiosidade do projeto. Segundo ele, o jogo oferecia tantas propostas e novidades que era impossível colocar todas elas dentro da atual geração. Isso significa que a chegada de novos consoles pode acabar com essa limitação.

É exatamente isso o que Ancel pretende fazer com o lançamento do PS4 e Xbox One. Ele explicou que quer oferecer mais liberdade para os jogadores a ponto de permitir que eles encontrem a melhor maneira de desenvolver a história.

6 – Star Wars(Fonte da imagem: Reprodução/Eurogamer)
Quando a Disney decidiu pôr um fim à LucasArts, o badalado Star Wars 1313 não foi o único projeto da empresa que se perdeu. Além dele — que já estava prometido para a nova geração —, outros 20 jogos estavam sendo pensados e acabaram se perdendo.

Com o Episódio VII vindo aí, eis uma ótima oportunidade de essas ideias serem resgatadas a fim de expandir o universo criado por George Lucas. É claro que alguns dos títulos pensados podem não ter chance nesse segundo momento — há registro de um Episode VII: Shadows of the Sith que possivelmente não se encaixará naquilo que veremos no próximo filme, por exemplo —, mas a grande maioria poderia ser muito bem adaptada.

Já imaginou um game protagonizado por Darth Vader? Ou por Darth Maul? Ou quem sabe Boba Fett? São dezenas de possibilidades à disposição e todas esperando o momento de se tornarem realidade.

7 – Dirty Harry

Eu nem sabia da existência desse jogo, mas parece que alguém teve a brilhante ideia de trazer Harry Callahan para os video games, embora o projeto tenha sido cancelado pouco tempo depois. Mas, afinal, por que diabos não retomam a ideia? Já imaginou poder controlar Clint Eastwood em uma caçada a bandidos por São Francisco?

O trailer liberado já é bem antigo e é possível reparar o quanto ele é limitado tecnicamente, embora ele estivesse sendo desenvolvido para PS3 e Xbox 360. Ainda assim, a ideia de trazer um policial psicopata em um mundo aberto se encaixaria perfeitamente na nova geração e mostraria para essa molecada criada a leite com pera e Ovomaltine o que é um anti-herói de verdade.

8 – FEZ 2
O primeiro jogo chamou muito a atenção por conta de sua proposta diferenciada, mostrando que Phil Fish é também um dos nomes mais criativos da indústria atual. O problema é que ele também é excêntrico e, numa crise com a imprensa, decidiu cancelar o aguardado FEZ 2.

Ainda temos esperanças de que ele volte atrás e retome a sequência, que poderia trazer um novo ar de originalidade a um mercado já saturado. O primeiro FEZ foi um dos títulos que alavancou o cenário independente, e a continuação poderia dar novo gás a essa empreitada.

9 – StarCraft Ghost

StarCraft já se consolidou como um dos principais RTS da atualidade, mas a Blizzard quis mais. Com Ghost, a empresa pretendia ampliar o universo da série e contar novas histórias, desta vez focando em outro gênero, misturando a ação e o terror. Seria quase como um Dead Space dentro daquele mundo que todos conhecemos.

E, como você bem deve ter imaginado, a proposta foi deixada de lado e ninguém nunca mais ouviu falar no game. Isso significa que a chegada dos novos consoles pode ser uma ótima forma de resgatar a ideia, principalmente para fazer frente à concorrência.

Se Dead Space 3 — que pertence à Electronic Arts — dividiu bastante a opinião dos fãs, a Activision e a Blizzard têm uma ótima oportunidade de reviver o estilo com uma série já bem conceituada e com a jogabilidade que os fãs tanto desejam. O diferencial seria exatamente o poder da nova geração, que ajudaria a criar a ambientação perfeita para deixar os jogadores com o coração na mão.

10 – Half-Life 3PlayStation 4.

Xbox One.

4 – 1 = 3

Half-Life 3 confirmado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.