7 motivos pelos quais GTA 5 pode ser melhor que GTA 4

6 min de leitura
Imagem de: 7 motivos pelos quais GTA 5 pode ser melhor que GTA 4

Img_normal

Com o anúncio de Grand Theft Auto 5, fãs ao redor do mundo começaram a imaginar o que a Rockstar Games está preparando. O jogo, que será lançado para Xbox 360 e PlayStation 3, teve informações divulgadas aos poucos, deixando os jogadores cada vez mais empolgados pelo título.

Só que existe uma dúvida na cabeça de algumas pessoas: se GTA 5 será muito melhor que GTA 4? O fato de o game anterior ter sido lançado em 2008 e a Rockstar ter evoluído bastante desde então deveriam responder essa pergunta, mas resolvemos reunir alguns motivos que podem fazer o mais novo capítulo da franquia o melhor até hoje.

1) Atividades extras

Um dos pontos que mais fizeram falta em GTA 4 foi a falta de atividades extras realmente interessantes para se divertir. A série Grand Theft Auto sempre foi conhecida pela liberdade que dá ao jogador. Você não está com vontade de fazer uma missão em particular? Ainda poderá passar horas fazendo qualquer outra coisa.

Em GTA 4, você respondia as ligações do seu primo Roman e tinha opções como beber ou jogar boliche e dardos. Só que depois do 18º convite seguido para jogar boliche, você começa a achar tudo aquilo chato.

Img_normal

GTA 5 promete mudar isso, oferecendo diversas atividades para você se distrair na grande Los Santos. Você pode jogar golfe, tênis, praticar yoga, andar de bicicleta, base jumping, caça ou mergulho no mar. Algumas dessas atividades devem ser integradas em missões, mas elas estarão lá, prontas para você praticá-las quando quiser passar um tempo descompromissado em Los Santos.

2) Customização de carros e personagens

Em GTA 4, outro elemento presente nos demais capítulos da franquia Grand Theft Auto ficou de fora da brincadeira. A customização de carros e personagens se limitava a mudanças de cores ou diferentes peças do vestuário de Niko Belic. Enquanto isso, no episódio anterior (San Andreas), você poderia se encher de tatuagens, ficar gordo, magro ou musculoso, equipar seu carro com suspensão rebaixada etc.

Img_normal

Em GTA 5, você poderá customizar o seu carro, mudando suas características, cores etc. No campo do personagem, você terá acessórios, poderá fazer tatuagens e trocar seu vestuário. A questão “Quero ficar gordo e correr ofegante nas missões” não estará presente no título. Isso significa que você poderá se entupir de fast food e ainda continuará com a mesma silhueta.

3) Três personagens. Três formas de jogar

Niko Belic tinha o seu valor. O astro de GTA 4 não parecia tão interessante no início do game, mas, com o tempo, você acaba se acostumando com a personalidade (e sotaque) do personagem. Só que, em alguns momentos, você poderia sentir falta do carisma de outros “heróis” do passado, como Tommy Vercetti e CJ.

Em GTA 5, essa impressão pode acabar devido ao fato de que você ficará no controle de três pessoas diferentes. Michael, Trevor (o mais legal) e Franklin são personagens completamente diferentes uns dos outros, possibilitando ao jogador a chance de variar um pouco quem vai comandar, deixando-os com “aparência de novos” quando se retorna a um deles.

O fato de cada um deles ter “habilidades especiais”, como melhor direção, facilidade em combate armado ou corpo a corpo, deixa as coisas mais interessantes. Isso sem levar em consideração que o desenvolvimento de três personagens diferentes tem tudo para enriquecer a história do game.

4) Novos veículos (AVIÕES! DIRIGÍVEIS! SUBMARINOS!)

A série Grand Theft Auto é famosa pelos diferentes veículos disponibilizados para você controlar. São carros, motos e barcos para você sair fazendo barbaridades pelo cenário. Só que o último episódio da franquia resolveu frear um pouco essas possibilidades.

Em GTA 4, carros, motos e barcos ficaram à disposição do jogador, mas outros meios de transporte presentes em jogos passados não estavam no game e fizeram falta. Agora, em GTA 5, o retorno de aviões deve trazer a alegria aos corações dos jogadores.

Img_normal

Além de carros, motos, aviões e helicópteros, o jogador também poderá controlar barcos, jet skis, um dirigível e um pequeno submarino, equipado com mísseis. Sim, você terá diversas opções na hora de escolher como se locomover pela grande Los Santos. Só existe um pequeno problema: onde estão os jetpacks?

5) Diversos jeitos de ganhar (e gastar) seu dinheiro

No início de GTA 4, você tem pouco dinheiro, chegando à América com verba limitada para viver. Com o passar do tempo e das missões, você acaba acumulando uma quantia considerável de dinheiro, além de ganhar alguns imóveis pela cidade.

Só que, depois disso, você simplesmente vai ficando rico, sem nada realmente interessante para gastar toda a sua fortuna. Lembrando-se de GTA: San Andreas, você poderia comprar mansões, concessionárias e outros imóveis, que rendiam dinheiro ao jogador.

Em GTA 5, a Rockstar Games resolveu disponibilizar novamente a chance de você fazer fortuna (ou gastar tudo o que tiver) em diversas atividades, como comprar ações, apostar ou investir em imóveis. Isso significa que, se você quiser, pode arrecadar dinheiro (não perguntaremos como), comprar diversas mansões e casas e, quando quiser ganhar uma grana rápida, resolver fazer uma queima, colocando todos os seus bens à venda.

Basicamente, você pode jogar GTA 5 apenas para fazer a sua fortuna aumentar de maneira legal, sem precisar sair roubando tudo. Claro que, se você quiser, pode ficar milionário apenas como um bandido. Você que escolhe.

6) Mudanças na interface

GTA 5 traz, graças ao seu motor gráfico, diversas novidades na maneira como encaramos a ação em um jogo da franquia Grand Theft Auto. No momento, um dos pontos que mais chama a atenção, além da possibilidade de trocar entre os três personagens durante um tiroteio, é a nova roda de armamentos, que muda a forma como o jogador enfrenta inimigos armados.

Previamente vista em outros títulos da Rockstar, como Red Dead Redemption e Max Payne 3, a roda de armamentos substitui a troca de armas dos outros games da série Grand Theft Auto, que estava longe do ideal.

Com a troca rápida de armas, realizada em câmera lenta para não acabar com a paciência do jogador, você pode pensar melhor em como encarar seus inimigos, sem precisar passar por armas que não vão auxiliar tanto naquele momento específico.

7) Um cenário grandioso e variado para explorar

Um dos pontos mais exaltados pela Rockstar durante a divulgação de Grand Theft Auto 5 é o tamanho do mapa do game. Maior que os mapas de Red Dead Redemption (que era enorme) e o de GTA 4 juntos, a cidade de Los Santos promete diversos cenários diferentes para o jogador conhecer.

Essa é uma grande vantagem que GTA 5 tem sob o seu antecessor, já que, apesar de divertida, a Liberty City apresentada no game de 2008 era um tanto sem graça. Tudo era muito parecido, então você poderia andar por todos os caminhos e ainda achar que estava no mesmo bairro.

Img_normal

Pelo que foi revelado em trailers e imagens, a Los Santos de GTA 5 terá uma variedade impressionante de cenários, que se passam em bairros cheios de gangues, outros cheios de glamour à la Hollywood, além de praias e montanhas, cheios de bosques e florestas.

Essa quantidade de lugares diferentes só deixa o jogo mais divertido, já que se torna muito mais interessante pegar um carro e sair dirigindo sem rumo, uma das grandes graças da série GTA.

Você precisa de mais motivos?

Como falamos no início, o fato de GTA 5 ser lançado cinco anos após GTA 4, tendo no meio títulos como Red Dead Redemption e LA Noire, deveria indicar que ele será superior. A evolução natural da empresa e de como eram jogos para Xbox 360 e PS3 em 2008 e como eles são produzidos hoje, tendo conhecimento do potencial das máquinas, nos leva a acreditar que ele será bem melhor que seu antecessor.

A nova engine utilizada pela Rockstar Games no novo GTA também é um indicativo de como ele pode ser melhor que GTA 4. A impressão que fica com todas as informações liberadas até o momento é que o estúdio não quis apenas fazer uma continuação tecnicamente superior, mas uma que agrade também os gostos dos jogadores, proporcionando uma experiência ainda mais divertida aos gamers.

O jeito é contar os dias no calendário até o lançamento do título. Grand Theft Auto 5 será lançado no Brasil, com legendas em português, no dia 19 de setembro.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.