7 dicas para os tiroteios de Titanfall, a nova sensação dos FPS

10 min de leitura
Imagem de: 7 dicas para os tiroteios de Titanfall, a nova sensação dos FPS

Desde que a versão Beta de Titanfall foi testada pelos milhares de jogadores ao redor do mundo, o título demonstrou ser um reforço de peso para o gênero FPS, ao lado de outras franquias AAA como Call of Duty e Battlefield.

A falta de uma história envolvente na “apelidada” campanha foi facilmente esquecida graças aos combates com movimentos de parkour, titãs caindo no meio de dragões, pilotos e espectros em mapas cheios de esconderijos e obstáculos.

Diante de tantas estratégias e possibilidades que o título proporciona, uma coisa é certa: Titanfall consome muito do nosso precioso tempo, não é mesmo? Já que boa parte da nossa equipe do BJ passou a semana chamando titãs e “estudando” livestreams no Twitch, nós conseguimos aprender e executar muitas técnicas úteis para aprimorar a jogatina. Confira algumas delas:

1. Seus movimentos de parkour não são à toa

Os desenvolvedores do jogo não criaram habilidades de parkour e ambientes cheios de detalhes para você ficar escondido em um canto esperando pelos inimigos — pelo contrário, a intensidade das batalhas frenéticas é marcada pela jogabilidade rápida. É bem provável que camuflar-se na torre mais alta do mapa com uma Longbow-DMR Sniper vá lhe custar um belo chute no traseiro.

Não se esqueça de que, além de o seu piloto andar pelas paredes, ele pode se fixar em uma superfície vertical por um curto período de tempo. Sempre que possível, utilize essas técnicas para surpreender os pilotos e bots rivais.

Procure alcançar as superfícies mais altas para pegar os campers de surpresa e pular nos titãs inimigos para “domá-los” e enchê-los de balas. Lembre-se de tomar cuidado com as habilidades táticas dos robôs, como a cortina de fumaça elétrica e os mísseis teleguiados que disparam das costas dos gladiadores de metal.

Titanfall não é um jogo simples, mas, se você ficar calmo, visualizar sempre o mapa, se movimentar de forma inteligente e usar as habilidades nos momentos corretos, você vai se dar tão bem quanto nós do BJ. Uma dica especial para os novatos de plantão: NUNCA carregue a arma em um ambiente aberto, a menos que você tenha certeza de que ninguém está por perto.

Carregar o seu armamento em qualquer lugar pode levar a mortes inaceitáveis, especialmente se o rival for um espectro ou soldado controlado pelo próprio game.

2. Nem sempre o melhor frag ganha o jogo

Todo mundo sabe que um jogador de FPS vive de frags, ou seja, do número positivo de kills e praticamente nulo de deaths. Quanto menos você morrer e mais você matar, melhor será a sua pontuação e mais perto você vai estar de ganhar a partida, não é mesmo? Calma, não é bem assim.

O melhor frag nem sempre representa uma vitória para a sua equipe. Em modos nos quais a conquista de bases e a captura de bandeiras são o foco, a sua média de mortes deve ser algo secundário. Em primeiro lugar, procure sempre ajudar o seu time a alcançar o objetivo do modo, já que isso consequentemente vai render um número maior de pontos.

Os bots presentes em grande quantidade no game concedem poucos pontos e são aparentemente inúteis. Eu escrevi “aparentemente” — enquanto você não acha nenhum piloto pelo mapa e aguarda o tempo para o seu titã ser liberado, mate muitos inimigos controlados pelo jogo. Normalmente, eles se encontram agrupados em uma determinada região, portanto basta arremessar uma granada lá no meio para que cabeças robóticas explodam e, como consequência, você conquiste pontos extras sem muitos esforços.

3. As cartas de habilidade são peças fundamentais no jogo e precisam ser usadas de forma inteligente

Conhecidas como Burn Cards, as cartas de habilidade são conquistadas a partir do level 7, após a conclusão de um determinado desafio ou ao subir de nível. Cartas que facilitam a aquisição de XP precisam ser usadas com bastante cautela, por exemplo: se você utilizar uma carta que oferece uma quantidade maior de experiência ao matar bots, não é vantajoso utilizá-la na etapa final da batalha, já que praticamente todos os rivais com inteligência artificial vão ter sido eliminados.

Lembre-se de sempre equipar os três cartões antes de iniciar uma rodada. Utilizar os cards de piloto no início do combate pode lhe dar uma grande vantagem diante dos inimigos e fazer com que o seu titã seja enviado antecipadamente.

Se você possui uma carta que pode adiantar o lançamento do seu titã, por favor, não a utilize faltando 20 segundos para o seu gladiador de metal cair do céu — não faz sentido. Uma outra dica importante é: não deixe acumular os seus cards, afinal você só pode manter 25 no total e não será possível receber novos se o seu inventário estiver cheio.

4. Titãs são essenciais, desde que você os controle

Acreditem ou não, mas eu já presenciei muitos jogadores que chamaram o titã só por chamar e o deixaram vagando pelo cenário no modo automático. Esse é um grande erro, já que os enormes robôs possuem armas e recursos poderosos para melhorar o seu frag e ajudar bastante a sua equipe. Durante uma partida no modo “Captura da Bandeira”, por exemplo, é praticamente impossível alcançar um titã Stryder com dash – impulso veloz – ilimitada.

Nos momentos em que você precisar fugir de algum titã ou alcançar a nave de fuga, é interessante utilizar o seu robô no modo automático para distrair os inimigos enquanto você dá no pé daquela área.

(Fonte da imagem: Gamerfuzion)

Pode parecer bobagem, mas muitas pessoas não usam o zoom da arma dos titãs e, por conta disso, não acertam ninguém. Procure utilizar o foco do armamento para acertar pilotos escondidos em locais altos e utilize a habilidade de dash para atropelar os alvos fáceis, como espectros e soldados.

Outro ponto importante sobre estar no controle de um titã é: não pense que você é invencível quando está dentro do gigante de metal. Não saia por aí correndo desenfreadamente e atirando em tudo o que se move – sim, esse é o conceito do jogo, mas tenha cautela. Saiba utilizar as habilidades e os recursos na hora certa.

Outra recomendação interessante e que vejo pouca gente aplicando durante as partidas é dar o poderoso soco nos rivais. A porrada do titã tira muito dano e é bastante útil para finalizar um inimigo que já se encontra em modo automático e pronto para ejetar do robô. Finalizar um rival gigante na porrada vai conceder muito mais experiência do que simplesmente destruí-lo com tiros.

Se um inimigo ativar o escudo vórtice, pare de atirar. Todos os seus tiros vão voltar diretamente para o seu titã, portanto não vale a pena gastar a sua munição para "ajudar" o inimigo a acertá-lo.

Como a maioria dos jogadores recebe a autorização para o lançamento do titã ao mesmo tempo, não é vantajoso chamar o seu gigante de metal para enfrentar quatro robôs rivais simultaneamente. Aguarde um pouco para liberar o seu titã e, enquanto isso, utilize a sua arma antititã para "limpar" a área.

(Fonte da imagem: Eurogamer)

5. Complete desafios e saiba qual o seu kit ideal

Assim como todo FPS de “responsa”, Titanfall apresenta um variado arsenal de armas, desde a cospe-balas C.A.R SMG até a pistola automática Smart Pistol MK5 (ideal para combates a curta distância) e a poderosa semiautomática EVA 8 Shotgun. Se você é um novato que não tem o hábito de usar granadas, mude urgentemente esse costume, afinal granadas de fragmentação e minas podem acrescentar algumas kills na sua conta.

Pode parecer uma sugestão óbvia, mas fazer testes com todos os tipos de armamentos é realmente imprescindível. Primeiro porque você precisa reconhecer quais itens são ideais para o seu estilo de jogo. Caso você esteja iniciando agora no mundo dos FPS, é altamente recomendável iniciar com a pistola de mira automática — Smart Pistol MK5 (minha arma preferida desde a pistola de Halo 1).

Mesmo sendo armas do mesmo gênero, qual a diferença entre uma R 97 Compact SMG e a C.A.R SMG, por exemplo? Como saber qual é a melhor? É esse o ponto principal, e não basta ler a descrição dos itens — faça o teste! Particularmente, o autor da matéria prefere a C.A.R SMG por conta do dano e da precisão (mas essa arma recua bastante, diferente da Compact SMG, que possui recoil mínimo e taxa de dano menor).

Em segundo lugar, jogar com todo o arsenal disponível em Titanfall significa concluir um maior número de desafios, ou seja, ganhar mais pontos de experiência e subir de nível mais rápido — até porque os desafios iniciais de cada arma são bem fáceis e vão render alguns pontos extras de XP.

Monte kits diferentes para determinada situação e esteja sempre preparado para lidar com dificuldades. Se a Smart Pistol não está trazendo muitos pontos no mapa Training Ground (ambiente mais aberto), mude o kit no meio da batalha para uma R-101C Carabina ou uma compacta R-97 SMG.

Não fique preso ao tiroteio frenético e tente inovar ao máximo para ganhar mais pontos de experiência por cada morte rival. Acerte headshots sempre que possível, aposte nos combates corpo a corpo (a clássica voadora é sempre bem-vinda) e procure sempre o piloto assassinado anteriormente por você – truque classificado como “dominação”. Esses detalhes com certeza vão ajudá-lo na hora de “upar”.

Cá entre nós, grande parte dos desafios que concluímos é alcançado sem querer, ou seja, simplesmente continuamos jogando. É preciso focar em algumas conquistas que exigem uma atenção maior e que fornecem mais experiência. Causar a primeira morte da rodada em 100 partidas diferentes pode render 10.000 XP, pense nisso!

É importante se lembrar sempre de utilizar a sua arma antititã. Enquanto metade dos pilotos rivais está dentro dos titãs, aproveite para dar algumas assistências, seja finalizando os robôs na bala ou até mesmo os alcançando para domá-los.

As habilidades de ficar invisível e ver os inimigos através da parede são excelentes opções para quem está começando em Titanfall. Particularmente, o radar para enxergar os rivais está equipado em todos os meus kits e é extremamente útil para prever os tiroteios que estão por vir.

6. A rodada não acaba depois do resultado

Sabe aquela mensagem que aparece ao final de cada partida que pode variar entre “Vitória” e “Derrota”? A partida não acaba ali! Após o resultado ser mostrado na tela, você vai precisar destruir a nave de resgate (caso seja o vencedor) ou fugir (caso seja o perdedor).

Durante o tiroteio frenético, é possível ver alguns jogadores tentando caçar os rivais em vez de correr atrás do objetivo final e conquistar mais XP. Caso você consiga escapar, a façanha pode render 200 XP ao embarcar com alguns companheiros e mais 100 XP caso você consiga evadir sozinho.

Se você destruir a nave de busca, poderá conquistar 100 pontos de experiência, mas, ao perceber que não vai conseguir executar a tarefa, tente eliminar todos os soldados rivais antes que eles escapem.

7. O sistema de Renegeração vai deixá-lo ainda mais temido

O recurso bastante similar ao sistema Prestige presente em outros jogos do gênero vai fazê-lo subir de nível mais rápido. Para quem nunca ouviu falar da mecânica de regeneração, ela basicamente vai deletar todos os seus níveis conquistados (mantendo as conquistas, as armas e os titãs desbloqueados) e, consequentemente, aumentar a sua taxa de aquisição de experiência (além da tag informando que você pertence a uma outra geração — tudo uma questão de status mesmo, né?)

Esteja ciente de que você pode alcançar até a décima geração e que cada uma possui metas exclusivas, ou seja, não basta alcançar apenas o nível 50. Conforme você vai obtendo novas gerações, os bônus de XP vão aumentando e é possível alcançar a incrível taxa de 350% (é muito XP para uma pessoa só).

Diversão em primeiro lugar

Depois da experiência do BJ com o game — confira a nossa opinião sobre ele aqui —, podemos afirmar sem dúvida nenhuma que Titanfall é uma das franquias mais promissoras da atual geração de consoles. A jogabilidade rápida e a chuva de balas e peças de titã que enriquecem os belos cenários são épicos e vão marcá-lo por um bom tempo. Titanfall é definitivamente uma brisa de ar fresco para os fãs de FPS que precisavam urgentemente respirar algo novo!

(Fonte da imagem: Kotaku)

O título está disponível para Xbox One e PC e deve aparecer para os donos de Xbox 360 no dia 10 de abril. Se você está mandando muito bem no jogo e quer compartilhar algumas dicas conosco, deixe a sua sugestão em nossos comentários.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.