Balanço da nova geração: como estão XOne e PS4 um ano após o lançamento?

5 min de leitura
Imagem de: Balanço da nova geração: como estão XOne e PS4 um ano após o lançamento?

Sabe aquele papo de que o tempo passa rápido e muitas vezes nem percebemos? Ele pode ser usado em diversas situações, e quando o assunto envolve diversão, jogos e video games isso não é diferente – e uma prova disso é que PlayStation 4 e Xbox One já completaram um ano de vida, apenas para o caso de não ter notado o avanço dos meses.

Pode parecer um tempo curto, mas você já parou para pensar em quantos jogos já foram lançados para cada uma das plataformas, ou mesmo a quantidade de consoles enviados para as lojas ao longo desses doze meses?

Caso essa pergunta tenha aguçado a sua curiosidade, basta prosseguir a leitura. Nas linhas a seguir, apresentamos vários dados referentes aos novos video games da Sony e da Microsoft para que você tenha uma ideia de como está o desempenho de cada um deles no mercado.

Consoles enviados ao varejo

A disputa pelo posto de video game mais popular certamente vem sendo acirrada mês a mês, com o PlayStation 4 liderando em várias ocasiões. Porém, a diferença entre o número de consoles enviados às lojas não é algo absurdamente gritante, sendo quase 10 milhões de unidades do Xbox One (até o mês de novembro) e 13,5 milhões de unidades da plataforma da Sony (considerando os dados divulgados até outubro).

Vale lembrar que o número de cópias enviadas ao varejo não significa, necessariamente, que a mesma quantidade foi repassada para os consumidores.

Jogos, jogos e mais jogos

Já no que diz respeito a jogos (considerando games inéditos, remakes, ports, títulos independentes e multiplataforma), o cenário não foi ruim para ambos os consoles. Enquanto quem adquiriu o video game da Sony se divertiu em Killzone: Shadow Fall, InFamous: Second Son e The Last of Us Remastered, os donos de Xbox One tiveram à disposição Sunset Overdrive, Forza Motorsport 5 e Halo: The Master Chief Collection.

Veja a seguir cada um dos títulos disponíveis para PlayStation 4 e Xbox One, bem como os jogos que possuem as melhores notas ao final da lista:

1. Jogos disponíveis em lojas

Versões Remaster e ports

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Sequências e remakes

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Novas propriedades intelectuais

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Jogos para download

Versões Remaster e ports

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Sequências e remakes

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Novas propriedades intelectuais

PS4

Xbox One

Multiplataforma

Avaliações (de acordo com o Metacritic)

Curiosidades

  • As três melhores notas são de jogos remasterizados
  • De 36 sequências de empresas parceiras, apenas três são destinadas à nova geração
  • Assassin’s Creed Unity é o único jogo de empresa parceira que não é de esporte e é exclusivo para Xbox One, PlayStation 4 e PC
  • As melhores notas de sequências são de Dragon Age: Inquisition (89 para PlayStation 4 e 86 para Xbox One), FIFA 14 (88 para Xbox One e 87 para PlayStation 4) e Forza Horizon 2 (86)
  • Sunset Overdrive é a única nova propriedade com alto investimento exclusiva de uma plataforma que tem nota maior que 80 no Metacritic
  • O PlayStation 4 é o único que tem duas novas propriedades de alto investimento e ambas receberam críticas mornas
  • Grande parte das novas propriedades de alto investimento aparece nas gerações passada e atual
  • A melhor nota de nova propriedade intelectual é de Titanfall, seguido por Middle-earth: Shadow of Mordor e Sunset Overdrive
  • Apesar de o PlayStation 4 ter 37 títulos para download, 23 deles são ports ou versões remasterizadas
  • O Xbox One tem apenas dois ports para download: Halo: Spartan Assault e Pinball FX2
  • A melhor nota de nova propriedade para PlayStation 4 é de Resogun. Ele também possui a melhor nota entre novas propriedades intelectuais para download
  • Muitas das novas propriedades intelectuais independentes receberam críticas negativas ou mornas As melhores notas são de multiplataforma como Child of Light ou também incluem uma versão para PC, como Transistor
  • De todos os jogos lançados durante o primeiro ano da nova geração, temos 33% de remasterizações e ports, 38% de sequências e remakes e 29% de novas propriedades intelectuais.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.