Guia rápido com dicas para melhorar seu jogo em Overwatch

4 min de leitura
Imagem de: Guia rápido com dicas para melhorar seu jogo em Overwatch

Overwatch é um fenômeno da Blizzard, que fez questão em aliar diversão e competitividade, sendo assim, acessível tanto para o público mais casual, que busca apenas algumas horinhas de diversão, quanto para os jogadores mais hardcores que levam essa competição um pouco mais a sério, buscando sempre melhores resultados.

Independente do perfil, ambos esperam vencer a maioria das partidas, e mesmo Overwatch sendo um jogo totalmente focado no trabalho em grupo, sempre existem pontos individuais que podem ser melhorados para facilitar ainda mais a vitória!

Não se trata apenas de matar

Apesar de ser um FPS (first person shooter), Overwatch não dá tanto foco para os abates, tanto que isso não traz nenhuma recompensa imediata para a equipe que o conquista (apenas o tempo em que os inimigos ficam de fora).

Com isso, os objetivos são as principais formas para conseguir uma vitória. No game, temos três modos de jogo principais, e cada um deles explora formas diferentes de abordagem, saber como eles funcionam e montar estratégias em volta disso é o primeiro passo para conseguir ter melhores performances.

Cada um com a sua função

Atualmente, OW conta com 27 personagens, separados entre quatro classes (ou estilos de jogo). Entender como funciona cada estilo de jogo é fundamental para se sair melhor nas partidas. Cada herói tem suas características únicas, vantagens e desvantagens, mesmo sendo da mesma classe.

Por exemplo, Mercy e Lucio são suportes, mas por conta das suas habilidades, são utilizados de formas diferentes. A médica suíça é um healer que costuma ficar recuado, curando os seus aliados um a um, se aproveitando da proteção que eles fornecem. Já o DJ brasileiro é um suporte mais agressivo, que costuma ficar junto da linha de frente do seu time, curando em área. Entender seu papel dentro da composição é essencial.

OVerwatch heroes

Conseguindo visualizar as funções de cada heróis, é mais fácil olharmos para as composições, que de fato, são uma das coisas mais importantes no jogo. Ter uma composição sinérgica significa uma facilidade maior para vencer as lutas, disputar os pontos e se defender.

Por isso, a tela de seleção é muito importante. Saiba identificar o que seu time necessita no momento, o próprio jogo dá dicas, falando que classes estão em falta ou excesso na composição. Com isso, se force a treinar com tipos diferentes de heróis, é melhor ser bom com três ou quatro de cada função do que excelente apenas com um.

Conhecer o terreno é essencial

Overwatch

Overwatch não conta com um sistema de "mini mapa" no canto da tela, coisa muito comum em vários tipos de jogos. Por conta disso é essencial você ter conhecimento dos mapas, pelo menos no mínimo, os pontos com as cargas de cura.

A estrutura do jogo não é linear (como a de um CS da vida) então, existem muitos pontos "cegos" no mapa, que heróis com alta mobilidade podem se aproveitar para fazer emboscadas, ou pegar um posicionamento muito mais vantajoso perante sua equipe.

Sempre tenha em mente que todo mapa conta com inúmeras rotas, tanto de ataque quanto de defesa. Para assim não ser pego de surpresa por uma ultimate do Reaper.

Assista à jogos profissionais e streamers 

A melhor forma de saber onde você está acertando (e errando) é comparando com os melhores. Claro, às vezes seu objetivo não é ser profissional, e nem precisa ser, mas analisar seu desempenho perante aos melhores ajuda a ter um parâmetro muito bom.

Comece vendo jogos do seu streamer favorito utilizando os campeões que você escolheu se especializar. Como ele se posiciona, utilizada sua suprema e ajuda seus companheiros de equipe.

Overwatch Nibbs

Já no meio competitivo, é bom prestar atenção nas composições que os profissionais montam. Como eles pensam na sinergia do time, e entendem a forma como podem vencer. É com uma composição de proteção total, com muitos escudos e apenas uma fonte de dano? Ou é algo bem voltado para mobilidade, com alto dano e iniciação para as lutas.

É muito bom analisar também como os times se adaptam caso a primeira estratégia não dê certo, a possibilidade de trocar de herói no meio da partida abre um leque imenso de possibilidades, sempre fique atento à isso.

Pratique sempre que possível

A melhor forma de visualizar seu progresso é praticando a tudo que viu e estudou nos passos acima. Mesmo sendo um jogo com foco no equipe, seu desempenho individual também é de suma importância, por isso, desenvolva objetivos.

Acertar a  maioria dos puxões jogando de Roadhog, conseguir acertar headshots com a Mercy, ou manter seu DPS vivo jogando de suporte são boas métricas para avaliar seu desenvolvimento dentro do foco que escolheu.

Todas essas habilidades são aperfeiçoadas em jogo, começo no campo de treinamento - sim, ele é muito útil. Treine uma jogada que viu, e quando se achar bom o suficiente, vá para um jogo rápido e continue tentando!

Overwatch McCree

Já no quesito trabalho em equipe, a comunicação é indispensável. O jogo disponibiliza mensagens rápidas como o tempo para a habilidade suprema, necessidade de cura, entre outros, sempre fique atento à essas mensagens. No entanto, a forma mais confiável é o chat por voz, com ele fica muito mais fácil de passar informações e combinar jogadas, uma comunicação limpa é sem dúvida, uma vantagem enorme.

*****

E aí, curtiu as dicas para melhorar seu jogo em Overwatch? Tem alguma outra para contribuir? Deixe seu comentário aí embaixo!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.