(Mais) 7 grandes momentos da E3

5 min de leitura
Imagem de: (Mais) 7 grandes momentos da E3

E3 – a maior feira de videogames do mundo! Em mais de 20 anos de evento muitas coisas aconteceram. Em 2015 a gente já fez um vídeo com alguns momentos, mas claro que tem mais coisa para relembrar. Sejam discursos inspiradores, desenvolvedores emocionados, ousadia das empresas ou anúncios e trailers esmagadores, é hora de a gente lembrar mais alguns momentos mais marcantes da feira. Só não espere gente passando vergonha, isso é tema para outro vídeo!

Conferência da Sony (E3 2015)

E3

Na sua conferência de 2015 a Sony pegou tudo que a galera pedia, os jogos que zoavam que nunca iam sair, jogou em um caldeirão e puf! Saiu uma das conferências mais lembrada pelos fãs. Foi lá que foi anunciado o remake de Final Fantasy VII, The Last Guardian e Shenmue III, que eram aguardados desde sabe se lá quando. O momento foi lindo, as pessoas gritavam, choravam, arrancavam os cabelos, mas infelizmente dessa trindade só The Last Guardian transcendeu o anúncio o foi de fato lançado. Final Fantasy VII segue no limbo e não temos nenhuma expectativa de lançamento. Tomara que isso mude na E3 desse ano.

Desenvolvedores emocionados (E3 2017)

Quem acompanha a indústria sabe que fazer um jogo não é tarefa fácil – exige dedicação, horas mal dormidas e os envolvidos entregam muito da sua vida para que o projeto saia do papel. Então não é estranho que alguns deles se emocionem no palco. Foi o que aconteceu com Michel Ancel, diretor do jogo Beyond Good and Evil 2. O jogo foi anunciado na conferência da Ubisoft de 2017 e o cara já entrou no palco chorando. Também, o primeiro título é de 2003, então ele ficou bem feliz de ver que tanta gente ainda estava empolgada com a franquia.

E3

A Ubisoft de 2017 pelo jeito veio para fazer o povo chorar. Durante o anuncio de Mario + Rabbids Kingdom Battle, Shigeru Miyamoto chegou para participar da conferência. Chegou com fumaça, arma na mão, ovacionado pelo público. Mas, a cena foi roubada mesmo pelo diretor criativo do jogo, Davide Soliani, que ficou muito emocionado quando recebeu um elogio do criador do Mario.

E3

Guardando o melhor para o final - Project Scorpio (E3 2016)

E3

Os rumores que a Microsoft estava com um console novo na manga já rolavam, mas ninguém tinha muita certeza. A expectativa era que algo fosse anunciado na E3 de 2016. A conferência começou e console na tela – mas era o Xbox One S. Depois anunciaram vários jogos, novidades para a Live, a conferência estava acabando, a esperança indo para o buraco quando, bem no finalzinho, Phil Spencer fala que tudo aquilo era só o começo e Project Scorpio aparece no telão. Eles falaram sobre as capacidades técnicas do console e a galera gostou muito quando eles anunciaram que todos os consoles e acessórios seriam compatíveis entre si. Foi bem legal ter terminado a conferência com os ânimos lá em cima!

O Bom da Guerra retorna (E3 2016)

E3

Tem alguns anúncios que nos dão arrepios não só pelo conteúdo, mas pela forma que são feitos. Foi o caso de God of War em 2016. Tudo começou com uma orquestra ao vivo tocando músicas que davam poucas dicas do que estava para acontecer. Aí, trailer na tela. Um moleque, ou melhor, garoto, que ninguém nunca tinha visto na vida. Cenário meio nórdico, floresta e frio. Menino entra em casa, e ouvimos uma voz grossa. Um vulto aparece. E quando ele pisa para fora das sombras, Kratos. E o melhor de tudo é que ganhamos um trailer de gameplay de quase 15 minutos, todinho embalado ao som da orquestra ao vivo. Foi uma das apresentações mais caprichadas da E3.

Bethesda sem enrolação (E3 2015)

E3

Anúncio de jogo novo é legal, mas você já experimentou data de lançamento no mesmo ano da E3 com jogo de celular lançado no exato momento da conferência? Foi o que fez a Bethesda em 2015 no anuncio de Fallout 4. O terceiro jogo da franquia tinha sido lançado em 2008, então a espera por um novo era grande. Ao invés de só revelar o jogo e dar uma previsão de lançamento, eles mandaram a data exata: 10 de novembro de 2015, só 6 meses depois anúncio. E para completar com a cereja no bolo, anunciaram que o jogo de celular Fallout Shelter estaria disponível de graça e imediatamente após a apresentação. Bem legal para conferência de estreia, não acha?

Nintendo Robô (E3 2014)

E3

Em 2014 a Nintendo resolveu dar uma cara nova para o seu Direct da E3 e se uniu com o programa Frango Robô, do Adult Swim, para criar uma animação bem diferente. Ela simula uma conferência tradicional da E3, com direito a imprensa reclamona e personagens da Nintendo acompanhando tudo pela TV. Dá até para dizer que foi adulto demais para os padrões da Nintendo. A animação é bem curtinha, mas o suficiente para arrancar pelo menos um sorrisinho.

Nessa conferência também tem o Reggie e o Iwata lutando para ilustrar o anuncio de Super Smash Bros de WiiU. Só que essa cena aí está mais para momento vergonha alheia né?

Resposta da Sony ao Xbox One  (E3 2013)

E3

Em 2013 Sony e Microsoft apresentaram seus novos consoles, o Playstation 4 e Xbox One. Não sei se todo mundo lembra, mas a ideia inicial da Microsoft não agradou nada a comunidade – o console teria que ficar online o tempo todo, ia ter um monte de restrição para emprestar jogos, entre outras coisas. A Sony não perdeu tempo e readequou toda sua apresentação da E3 para contrapor os pontos da concorrente, e chegou a fazer um guia de como emprestar um jogo usado para o colega, claramente para cutucar a Microsoft.

Felizmente para a nação videogamistica isso tudo ficou no passado. Poucos dias depois daquela E3 a Microsoft voltou atrás e retirou as restrições previstas para o Xbox One. E hoje, tanto tempo depois do fatídico anuncio, ele é o único dos dois que tem retro compatibilidade e, ao longo do tempo, criou serviços como o EA Access, o Xbox Game Pass, o Games with Gold, tudo num robusto ecossistema online sempre foi atualizado com base no feedback da comunidade.

E pra você, qual o momento mais memorável da E3? Conta pra gente nos comentários!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.