Nintendo: o que esperar da pré-conferência na E3 2018?

11 min de leitura
Imagem de: Nintendo: o que esperar da pré-conferência na E3 2018?

 

Há alguns anos, a Nintendo decidiu não fazer mais conferências da E3 aos moldes tradicionais, apostando no modelo “Direct”— uma transmissão em vídeo pré-gravada na qual ela faz seus principais anúncios para o ano. Este ano, a empresa deve manter o mesmo formato, que será acompanhado pela sua também tradicional Treehouse:  espaço onde desenvolvedores falam sobre seus games e alguns anúncios são revelados.

A companhia japonesa é muito boa em guardar segredos, então é difícil saber exatamente quais são as cartas que ela guarda em suas mangas. No entanto, algumas declarações passadas e vazamentos pontuais nos ajudam a formar uma lista sobre o que podemos esperar para sua apresentação em 2018.

1) Smash Bros.

Uma das certezas desta E3 é que veremos o novo Smash Bros ganhando destaque tanto no Nintendo Direct quanto no espaço que a empresa vai ocupar no Los Angeles Convention Center. Um torneio reunindo alguns dos principais nomes da cena competitiva do game já está confirmado para o dia 12 de junho, sinal de que o processo de desenvolvimento está bem adiantado.

Smash Bros

Ainda restam algumas dúvidas sobre o grau de “novidade” do game: enquanto muitas evidências indicam um game totalmente novo, ainda há quem aposte em uma versão atualizada do game do Wii U. Além do fim dessa dúvida, devemos esperar para conferir a lista de lutadores (com algum convidado interessante), mecânicas novas e uma possível volta da integração com amiibos.

2) Metroid Prime 4

Revelado na forma de um teaser em 2017, Metroid Prime 4 tem na E3 deste ano a oportunidade de finalmente revelar a que veio. Teremos de volta a perspectiva em primeira pessoa ou a Nintendo quer apostar em novas ideias? Qual será a trama? E afinal, quem está desenvolvendo o game?

Metroid Prime 4

Metroid Prime 4 é um segredo guardado a sete-chaves, e a Nintendo tem tudo o que precisa para fazer uma revelação bombástica durante sua apresentação Direct. E você, no que aposta? Acha que teremos em mãos um início de uma trilogia tão legal quanto aquela feita pela Retro?

3) Pokémon para Switch

Texto original

O primeiro game da série principal para uma “plataforma de mesa” (que também funciona como portátil), Pokémon para Switch tem sido alvo de vários vazamentos recentes. Entre as informações divulgadas até o momentos temos indícios de que voltaremos a Kanto, mas dessa vez em um período futuro às aventuras de Red em Pokémon Blue/Red/Green.

Também há rumores afirmando que Pikachu e Eevee serão as estrelas do game, que pode manter a estrutura de duas versões vistas nos lançamentos para Game Boy, Nintendo DS e Nintendo 3DS. Para completar, há indícios de que o novo título deve aproveitar alguns elementos vistos em Pokémon GO, embora não fique muito claro o que devemos esperar nesse sentido.

Atualizado

Pouco após à publicação deste artigo, a Nintendo confirmou o lançamento de Pokémon Quest para Switch e celulares, bem como de Pokémon Let’s Go Pikachu!/Eevee! para Switch. A empresa também prometeu um novo game da série principal para a segunda metade de 2019, mas não revelou muitos detalhes sobre ele no momento.

Pokémon Switch

Assim, é de se esperar que o Direct seja destinado a revelar mais detalhes sobre os games que chegam ao Switch este ano, sendo que isso pode ficar reservado até para a Treehouse. De qualquer forma, é praticamente garantia que a empresa vai voltar a falar sobre o futuro da série em suas apresentações.

4) Fire Emblem

Nos últimos anos, Fire Emblem tem sido uma série “exclusiva” do Nintendo 3DS no que diz respeito a seus lançamentos principais. A Nintendo já confirmou que isso mudou com a chegada do Switch, e a E3 deste ano é a oportunidade perfeita para vermos como será essa volta da franquia tática às plataformas de mesa.

Fire Emblem

Será que teremos uma nova trama se desenrolando ou a companhia japonesa vai apostar novamente em rostos conhecidos do passado? E quais evoluções devemos esperar do ponto de vista da jogabilidade e da apresentação? E será que vamos ver um lançamento ainda em 2018? Infelizmente, parece que ainda teremos que esperar alguns dias para descobrir tudo isso.

5) Mario Tennis Aces

O lançamento de Mario Tennis Aces acontece pouco depois da E3, mas isso não significa que a Nintendo vai ignorar o novo game durante sua apresentação. O Direct deve servir tanto para lembrar que o game está prestes a chegar às lojas quanto para mostrar algumas de suas características ainda desconhecidas.

Mario Tennis Aces

A apresentação deve se focar em apresentar mais personagens (confirmando ou não a lista vazada há alguns dias) e em mostrar mais detalhes sobre o modo história do jogo. Seguindo a tradição Nintendo, o trecho dedicado ao game deve adotar um tom bastante didático, dando aos fãs as explicações de que eles precisam para decidir de vez se vão ou não comprar o título.

6) Bayonetta 3

Com desenvolvimento confirmado no último The Game Awards, Bayonetta 3 tem tudo para ganhar um papel de destaque na apresentação da Nintendo. Novamente desenvolvido pela Platinum Games, o game deve se aproveitar de tudo o que o estúdio aprendeu nos games anteriores para entregar uma experiência de ação ainda mais alucinante.

Além de um novo visual para a protagonista, devemos esperar pelo anúncio de alguma mecânica de combate inédita e detalhes da trama que vamos encarar dessa vez. Para completar, também é bastante provável que o jogo incorpore diversas referências às franquias da Nintendo, provavelmente na forma de roupas que modificam ligeiramente os poderes de Bayonetta.

7) Octopath Traveller

Exclusivo para o Nintendo Switch, Octopath Traveler é um RPG da Square Enix que tenta capturar o espírito dos jogos que a empresa lançou durante os anos 90. Com um estilo gráfico único, o game tem lançamento programado para o dia 13 de julho e grande possibilidade de aparecer tanto no Nintendo Direct quanto no espaço ocupado pela empresa na E3.

Octopath Traveller

Também são grandes as chances de que o time responsável pelo game (que também fez Bravely Default) seja convidado para apresentá-lo em detalhes durante a Treehouse. Não devemos receber novidades chocantes sobre o game durante o evento, mas sim informações que ajudam a mostrar um pouco mais dos motivos pelos quais os fãs do gênero devem dar atenção a ele.

8) Yoshi para Switch

Anunciado na E3 de 2017, o novo game da série Yoshi parece reter algumas das características vistas em Woolly World, transportando sua jogabilidade para um mundo feito de papel, papelão e outros materiais encontrados em papelarias. Até o momento, a Nintendo se limitou a afirmar que o game sai ainda em 2018, o que reforça os indícios de que uma data de lançamento deve ser anunciada nesta E3.

Yoshi

Entre as novidades que devem ser apresentadas está o título oficial do game, que dificilmente deve manter o nome “Yoshi for Switch”. Além disso, devemos saber mais detalhes sobre seu universo e maneira como ângulos de câmera e materiais diferentes vão influenciar em sua jogabilidade.

9) Captain Toad: Treasure Tracker

Lançado originalmente o Wii U, Captain Toad: Treasure Tracker é outro game que deve ganhar uma “segunda chance” no Switch (e também no 3DS). Além de gráficos atualizados para a resolução 1080p, o game também deve ganhar a inclusão de fases em miniatura baseadas nos reinos de Super Mario Odyssey.

Captain Toad

Assim como Mario Tennis Aces, esse é um game da Nintendo que já tem data de lançamento: o dia 13 de julho deste ano. No entanto, isso não impedir que a empresa japonesa mostre alguma novidade ou divulgue ao menos um pequeno trailer lembrando os consumidores de que sua chegada às lojas está próxima.

10) Splatoon 2

Lançado em 2017, Splatoon 2 é um game que deve voltar a receber atenção na apresentação da Nintendo neste ano. O DLC Octo Expansion promete trazer 80 missões novas para o single player do game no final de julho, e a Nintendo tem planos bastante ambiciosos para o game no cenário dos eSports, então é natural que ele volte a aparecer na transmissão Direct.

Splatoon 2

A companhia deve aproveitar para divulgar mais detalhes sobre os Octolings, que finalmente vão poder ser controlados após os jogadores terminarem a campanha relacionada a eles. Também podemos esperar por mais anúncios relacionados à cena competitiva do game e a possíveis conteúdos adicionais, como mapas e armas (que têm grandes chances de serem adicionados de forma gratuita ao game).

11) O novo projeto da Retro Studios

Conhecida por desenvolver a trilogia Metroid Prime original e por dar nova vida a Donkey Kong Country, a Retro é um dos estúdios mais importantes da Nintendo, e também um dos que mais faz mistério sobre seus projetos. Rumores recentes afirmam tanto que os desenvolvedores estão trabalhando com Star Fox quanto que eles estão preparando um novo capítulo de Donkey Kong.

Retro Studios

A verdade só deve ser revelada durante a E3 deste ano, isso se a Nintendo não decidir manter o mistério sobre o novo projeto da equipe. E você, acredita que vamos ver uma antiga franquia recebendo uma nova versão ou pensa que já é hora do estúdio criar uma nova propriedade intelectual baseada em seu conhecimento?

12) Luigi’s Mansion (3DS)

A companhia japonesa vai manter a promessa de continuar dando suporte ao Nintendo 3DS, o que garante que o já anunciado Luigi’s Mansion deve dar as caras durante a E3. Lançado originalmente para o Game Cube, o game deve ganhar algumas novidades que tiram proveito do portátil, e a E3 é o palco ideal para elas serem divulgadas. Ao que tudo indica, os fãs podem esperar pela revelação de uma data de lançamento, que não deve estar muito distante.

13) Mario & Luigi: Bowser’s Inside Story (3DS)

Outro game que vai ganhar um remake para o Nintendo 3DS é Bowser’s Inside Story, game da série Mario & Luigi lançado originalmente para o Nintendo DS. Sua presença na E3 deste ano deve se focar bastante no modo “Bowser Jr’s Journey”, que deve dar continuidade à história adicional introduzida pela Nintendo no remake de Superstar Saga.

Bowser's Inside Story

14) WarioWare Gold

WarioWare Gold também deve ganhar um espaço na apresentação, mostrando mais informações sobre os mini-games preparados pela equipe de desenvolvimento. Vale notar que o título para o 3DS já tem data de lançamento definida: o dia 27 de julho deste ano.

Outras novidades que podem aparecer

Um novo Animal Crossing

Tal qual aconteceu com Metroid Prime 4, a Nintendo pode revelar que está trabalhando em um novo Animal Crossing, mas não estar pronta para divulgar mais detalhes. Em outras palavras, podemos ter que nos contentar em ver somente um logotipo, que só meses mais tarde deve se transformar em um game que poderemos conferir na íntegra.

Animal Crossing

Indies

O Switch tem se mostrado uma ótima plataforma para jogos independentes fazerem sucesso, e a Nintendo deve reforçar o suporte a esse tipo de produção em sua apresentação. Podemos esperar desde nomes conhecidos, como Hollow Knight, até projetos que ainda não foram anunciados e devem aparecer primeiro na plataforma — isso sem contar com os projetos menores que podem ter certa exclusividade.

Ports de games third-party

A transmissão da Nintendo também deve ser marcada pelo anúncio de adaptações de jogos já disponíveis no PC, PlayStation 4 e Xbox One, que devem ganhar versões ajustadas ao hardware do Switch. Dark Souls Remastered é um game que pode ressurgir na apresentação, possivelmente acompanhado de uma data de lançamento e de mais detalhes de seus amiibos.

Dark Souls Remastered

Também há grandes chances de vermos games como Fortnite sendo adaptados para a plataforma, bem como outros sucessos do mundo multiplayer. No entanto, a empresa deve continuar mantendo as restrições que tornam um pouco difícil conversar com seu grupo ao mesmo tempo em que você escuta seus jogos.

Suporte prolongado ao 3DS

A Nintendo pode não estar destinando grandes esforços de desenvolvimento para o Nintendo 3DS, mas isso não significa que veremos em breve o fim do suporte ao portátil. Ao que tudo indica, a empresa deve apostar em mais relançamentos de plataformas antigas ou pequenos títulos voltados exclusivamente a seu portátil.

Nintendo 2DS XL

Nintendo 64 Classic

A companhia japonesa também deve continuar capitaneando com a nostalgia através de uma versão mais compacta de seu Nintendo 64. Tal qual aconteceu com o NES e com o SNES, o dispositivo deve trazer uma seleção dos melhores games da plataforma e deve se transformar em um item de colecionador a partir do momento de seu lançamento.

Mais detalhes do filme de Mario

Anunciado em dezembro de 2017, o filme animado de Mario tem boas chances de aparecer de alguma forma no Direct ou nas transmissões Treehouse feitas pela Nintendo. A produção está sendo feita junto com a Illumination Entertaiment (de “Meu Malvado Favorito”), e a E3 seria uma boa oportunidade para vermos ao menos um teaser do que podemos esperar.

Novos hardwares

A Nintendo também deve aproveitar a feira para revelar algum hardware novo, mas não estamos falando de um Switch mais poderoso ou com mais armazenamento interno. O mais provável é que a empresa aproveite a oportunidade para revelar novos bundles temáticos e novas cores para o 3DS e para o 2DS XL.

Nintendo Switch

...

A seleção acima é baseada tanto em rumores quanto em apostas que a equipe do Voxel fez baseada no que a Nintendo apresentou no passado, o que significa que muitos dos games podem não aparecer e diversas novidades podem ter fugido ao nosso radar. Até o dia 12 de junho, data em que ocorre a transmissão Direct, nada está confirmado nem e muita coisa pode mudar.

E você, o que espera da apresentação da Nintendo? Acha que ela vai fazer o Switch manter o bom momento ou pensa que este ano ela deve adotar um ritmo mais lento e cuidadoso? Discorda de alguma de nossas previsões, ou tem alguma sugestão que ficou de fora? Deixe seu comentário abaixo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.