Depois da E3: quais são os grandes eventos de 2018?

5 min de leitura
Imagem de: Depois da E3: quais são os grandes eventos de 2018?

Evento de maior impacto no mundo dos games, a E3 chegou oficialmente ao fim no dia 14 de junho, deixando como legado diversos anúncios importantes e muita expectativa. Apesar da grandiosidade da feira, ela felizmente não é mais o único palco para anúncios e atualizações de nossos jogos favoritos.

Ainda em 2018, os fãs de jogos eletrônicos têm pela frente uma série de eventos espalhados pelo mundo — inclusive no Brasil — que vão permitir saber mais sobre o que estaremos jogando nos próximos meses e anos. Para facilitar sua vida, reunimos neste artigo algumas das principais feiras e apresentações programadas para acontecer nos próximos meses.

San Diego Comic-Com – 19 a 22 de julho

Tradicionalmente, a San Diego Comic-Con é um evento que tem como especialidade o mundo dos quadrinhos e do cinema (assuntos que muitas vezes se confundem no evento). No entanto, em tempos recentes o mundo dos jogos eletrônicos tem se “infiltrado” nele e ganhado um espaço considerável.

Comic-Con

Em 2017, o evento dedicou um bom espaço a Marvel vs Capcom: Infinite, e a Square Enix o aproveitou mais para falar sobre Lost Sphear. Embora não dê para esperar grandes revelações ou atualizações, a feira dedicada à cultura pop deve ser marcada por pelo menos algumas notícias interessantes relacionadas aos jogos eletrônicos.

QuakeCon – 9 a 12 de agosto

O nome do evento pode ser QuakeCon, mas isso não significa que somente essa franquia da Bethesda deve tomar os holofotes. Claro, o evento deve marcar a chegada de novidades para o jogo Quake Champions, mas também deve ter um espaço significativo para Doom Eternal, game anunciado durante a E3.

Doom Eternal

Bastante voltado aos fãs da publicadora, o evento também vai ter um torneio 2v2 de Quake Champions com US$ 175 mil em prêmios e diversas novidades para seus jogos. Será que é dessa vez que vamos finalmente saber quando o game vai ganhar sua data de lançamento oficial?

Gamescom – 21 a 25 de agosto

O maior evento europeu dedicado aos jogos eletrônicos, há anos a Gamescom supera a E3 em matéria de público presente: algo que faz sentido, visto que ela sempre foi aberta ao público. Enquanto empresas como Sony e Nintendo se distanciaram da feira em anos recentes, empresas como Microsoft e Activision Blizzard continuam apostando nela para fazer anúncios relevantes.

Gamescom

Este ano, o evento, que acontece na cidade de Colônia, está programado para durar entre os dias 21 e 25 de agosto. Entre os desenvolvedores que devem trazer várias novidades para o evento está a THQ Nordic, que preferiu “pular” a E3 para concentrar suas principais revelações e atualizações na feira alemã.

Tokyo Game Show – 22 a 23 de setembro

Um dos eventos mais tradicionais do mundo dos games, a Tokyo Game Show mudou um pouco a sua cara na última década. No lugar de ser um palco para anúncios globais, a feira passou a focar bastante no público oriental, muitas vezes apresentando jogos de nicho que nunca dão as caras no Ocidente.

TGS 2018

No entanto, isso não significa que o evento não vá ter novidades interessantes para o público brasileiro: em 2017, por exemplo, a TGS foi palco do anúncio da data de lançamento de Monster Hunter World. A presença de empresas como Square Enix, Sony e Capcom é garantia de que não ficaremos órfãos de boas novidades em 2018.

Brasil Game Show – 10 a 14 de outubro

O maior evento de games da América Latina já tem data para acontecer: entre os dias 10 e 14 de outubro, novamente no Expo Center Norte, em São Paulo. As atrações ainda não estão totalmente fechadas, mas diversos anúncios já foram feitos — entre as novidades deste ano, teremos a presença de Fumito Ueda, diretor responsável por games como Ico e Shadow of the Colossus.

BGS 2018

Outra informação importante é o fato de que nosso querido Bruno Micali, redator do Voxel, estará novamente comandando as apresentações da Brasil Game Cup ao lado de Nyvi Estephan. Os ingressos para a BGS 2018 já estão à venda em seu sexto lote, então é bom correr para garanti-los o quanto antes.

Paris Games Week – 26 a 30 de outubro

Evento em ascensão do mercado europeu, a Paris Games Week tem sido usada principalmente pela Sony para fazer anúncios complementares à sua linha de novidades na E3. Em 2017, por exemplo, a feira francesa foi usada para a revelação oficial de Ghost of Tsushima, que ganhou seu primeiro gameplay em junho.

Paris Games Week

Não há garantias de que o mesmo vá acontecer este ano, já que, até o momento, só sabemos de concentro qual será a data do evento. E você, gostaria de ver algum anúncio especial ou grande novidade sendo divulgada em outubro? — talvez a data de lançamento de algum game muito esperado?

BlizzCon – 2 e 3 de novembro

Assim como a QuakeCon, a BlizzCon é um evento muito mais voltado aos fãs de uma desenvolvedora em si do que do mundo dos games em geral. Nesse caso estamos falando da Blizzard, empresa responsável por séries como World of Warcraft, Diablo, Hearthstone e StarCraft, entre outras.

BlizzCon

Em anos anteriores, a empresa usou o evento para promover novos jogos, anunciar expansões e pacotes de novidades e realizar finais de torneios com escala mundial. O mesmo deve se repetir em 2018, com direito a uma nova “caixa de loot” com alguns itens comemorativos bastante interessantes.

PlayStation Experience – Dezembro

Em 2017, a Sony deu claros sinais de que suas maiorias novidades haviam sido reservadas para a Paris Games Week, o que fez com que sua PlayStation Experience não tivesse grandes novidades. Também não contribuiu a favor da empresa que o formato adotado não era exatamente aquele esperado pelos fãs, favorecendo muito mais o bate-papo entre desenvolvedores do que a revelação de novidades.

PlayStation Experience

Até o momento, a empresa não divulgou o que podemos esperar da edição 2018, mas tudo indica que a má recepção ao evento do ano passado vai gerar mudanças. E você, que formato gostaria que a empresa adotasse em 2018?

The Game Awards – 6 de dezembro

Há quem assista o The Game Awards para descobrir quem serão os vencedores em categorias como “Jogo do Ano”, enquanto outros preferem ficar atentos aos anúncios que circulam por lá. Independentemente do seu lado preferido, o evento conduzido por Geoff Keighley já se configura para muitos como o “grande encerramento” do ano para os jogos eletrônicos.

The Game Awards

Este ano programada para o dia 6 de dezembro, a premiação deve voltar a trazer tudo isso, com a adição de certa dose de polêmica — quem não se lembra do discurso de Josef Fares em 2017? Como sempre, o Voxel vai acompanhar o evento ao vivo e trará a tradução simultânea de tudo o que acontecer por lá.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.