Quer mais Velho Oeste? Confira nossa lista de jogos nessa temática

4 min de leitura
Imagem de: Quer mais Velho Oeste? Confira nossa lista de jogos nessa temática

Você jogou Red Dead Redemption 1 e 2 e passou horas imerso no velho oeste. Aí você acabou e ficou querendo mais! Mais poeira! Mais pistoleiros! Mais roubos a banco! Mais saloons! Mais vingança sangrenta! Então não tema, entre na carroça do Voxel e vamos conhecer mais alguns jogos de velho oeste.

Call Of Juarez (2005)

CallofJuarez

A série Call of Juarez tem quatro jogos, e três deles são FPS de temática de velho oeste. O primeiro, de 2005, se chama Call of Juarez e traz o pacote completo de clichês de faroeste spaghetti, com direito a história movida por vingança. O gameplay é variado – a história se divide entre fases com os dois personagens inimigos na trama – Billy Candle, o sobrinho e tio Ray McCall, pastor. E tem até algo parecido com o Dead Eye de Red Dead Redemption.

Call of Juarez: Bound in Blood (2009)

BoundInBlood

Call of Juarez Bound in Blood é jogo seguinte da franquia e é um prólogo do primeiro jogo. Ele acompanha a história de dois irmãos pistoleiros, e mais uma vez você tem a chance de jogar com dois personagens bem diferentes, mas aqui você escolhe um deles para seguir na história, ao invés de intercalar entre as fases como no primeiro título. Um dos irmãos é o Ray McCall do jogo anterior, quando ele ainda não era pastor, e parte da graça da trama é descobrir como ele chegou aonde chegou.

Call of Juarez: Gunslinger (2013)

Gunslinger

Depois de seguir em uma temática mais moderna em Call of Juarez: The Cartel, a série voltou ao velho oeste em 2013, com Call of Juarez: Gunslinger. O jogo abandonou toda a história anterior e apresentou um novo protagonista, Silas Greaves. Gunslinger tem uma pegada bem arcade e divertida, sem se levar a sério, e com uma narrativa diferente – você acompanha e vive a história enquanto ela é contada pelo protagonista, e os acontecimentos podem mudar conforme ele ou outras pessoas se lembram dos detalhes.

Desperados: Wanted Dead or Alive (2001)

Desperados

Desperados é uma série de jogos de estratégia na temática de velho oeste, no mesmo estilo de Commandos e do mais recente Shadow Tatics: Blades of the Shogun. O primeiro título é o mais bem-conceituado. Nele você começa jogando com Cooper, mas encontra mais personagens no caminho – cada um deles tem um conjunto específico de habilidades e você pode combina-las como quiser para cumprir seu objetivo.

Apesar de não oferecer todo o frenesi de um FPS em velho oeste, é um jogo muito elogiado e um prato cheio para os fãs do estilo. O segundo título, Desperados: Cooper’s Revenge segue o mesmo estilo, mas com algumas ferramentas em 3D, e não foi muito bem avaliado. Um terceiro Desperados está em desenvolvimento pela Mimimi Productions, a mesma de Shadow Tatics, e está previsto para chegar em 2019.

Westerado: Double Barreled (2015)

Westerados

Não se deixe enganar pelo visual de Westerados – o jogo é muito complexo e competente, sendo visto por alguns como um Red Dead Redemption 2D. Mais uma vez os clichês de velho oeste entram em ação, com o protagonista buscando o autor do massacre da sua família. Seu objetivo no jogo é encontrar o assassino, mas isso pode ser feito de muitas formas diferentes.

Já começa que muitas coisas no jogo são geradas aleatoriamente, incluindo a identidade do assassino – então uma tentativa de terminar o game nunca será igual a outra. Você também tem total liberdade para agir como quiser, pode empunhar sua arma a qualquer momento, fazer amizades pela cidade para juntar pistas sobre o assassino, roubar bancos ou matar o xerife. O jogo não tem regras e você define onde, como, quando e o que quer fazer.

Hard West (2015)

HardWest

Hard West é mais um jogo de velho oeste para os fãs de estratégia, dessa vez estratégia por turnos. O gameplay lembra muito XCOM, mas tem algumas particularidades, como habilidades dos personagens em um esquema de cartas misturado com poker e um uso diferente da sorte. Hard West se passa no velho oeste, mas não é totalmente realista e tem uns elementos de fantasia como uns inimigos demônio.

Oddworld: Strangers Wrath HD (2011)

Stranger'sWrath

Oddworld: Strangers Wrath é originalmente de 2005, mas recebeu um remaster HD em 2011 e está previsto para chegar também ao Nintendo Switch. No jogo, você é o caçador de recompensas Stranger, que está juntando dinheiro para uma cirurgia misteriosa.

Ele é bem diferente dos outros Oddworlds e traz uma mistura de plataforma, combate e puzzles em terceira pessoa com FPS – e Stranger tem uma arma nada comum que usa bichinhos como munição, cada um com uma propriedade diferente. O jogo não é exatamente no velho oeste, já que se passa no mundo fantasioso de Oddworld, mas tem a mesma atmosfera.

Six Guns (2011)

SixGuns

E para agradar gregos e troianos incluímos também um jogo mobile aqui na lista. Six Guns é um jogo free to play no qual você pode explorar um mundo aberto atrás de missões que incluem corridas de cavalos, tiro ao alvo e salvar donzelas. O jogo tem uma pegada mais realista do velho oeste, mas também flerta com a fantasia com alguns inimigos sobrenaturais.

E você, tem mais alguma sugestão de jogos de velho oeste? Conta para a gente nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.