Totalmente BR, Heavy Metal Machines fala ao Voxel sobre desafios no mundo

2 min de leitura
Imagem de: Totalmente BR, Heavy Metal Machines fala ao Voxel sobre desafios no mundo

O cenário brasileiro de games tem colhido bons frutos das sementes que foram plantadas nos últimos anos. Abertamente inspirado em Rock N’Roll Racing, Heavy Metal Machines, do estúdio catarinense Hoplon, é um jogo nascido em nosso país e que, hoje, atua em 73 países, com previsão de expandir sua proposta a novos mercados e abraçar ainda mais o cenário competitivo.

Para saber mais detalhes sobre essas e outras novidades, o Voxel conversou com Tatiana Moreira, gerente de marketing e publicação da Hoplon, que nos falou sobre os principais desafios aqui e no mundo – e como lidar com uma agenda que deve ser rigorosamente traçada para os planos do ano.

Cenário competitivo em expansão

O sistema de progressão baseado em temporadas é uma das grandes características de Heavy Metal Machines. Aliado aos torneios, esse aspecto será fundamental para desenhar o futuro do jogo no Brasil e no mundo.

“Começamos esse trabalho em 2017, quando realizamos dois torneios oficiais com organização da ESL (o Heavy Metal Machines European Championship, com premiação total de € 10,5 mil, e o Heavy Metal Machines South American Championship, que distribuiu mais de R$ 12,5 mil) e desde então temos apoiado e promovido muitos torneios universitários e comunitários que são excelentes termômetros e fontes de feedback”, contou a executiva.

“Já em março adicionaremos um modo de jogo competitivo para torneios de times, em que as oito melhores equipes se classificarão para disputar um prêmio de US$ 5 mil. Essa mesma ação será realizada a cada temporada do nosso campeonato e faz parte do nosso compromisso com o cenário competitivo de eSports. Queremos oferecer partidas de qualidade, produzir conteúdos e estimular ainda mais os jogadores para que se desenvolvam”, enalteceu.

bcb

Variedade de gêneros no cenário competitivo: quais podem ser abordados?

Atualmente, quando se pensa em eSports, algumas associações são feitas de maneira até inconsciente: MOBA de estratégia, shooter, tática. Na visão de Tatiana, “há espaço para muitos gêneros além dos tradicionais e já consolidados MOBA, shooter, luta ou esportes”.

O próprio Heavy Metal Machines, com seu semblante old-school inspirado no clássico isométrico de Super Nintendo, traz um ar diferente aos modelos exaustivamente usados no mercado. “Os resultados de Heavy Metal Machines nos últimos dois anos nos mostram isso. (...) HMM mistura estilos: é um MOBA de batalha de carros com combates multiplayer online e divertido de jogar e de assistir”, ponderou a gerente.

Jogo BR em 73 países – e China na mira

Quando lançado em sua versão final, em setembro de 2018, Heavy Metal Machines foi disponibilizado em 73 países, oito idiomas para textos e dublagens em português, com voz de Detonator. O jogo ainda teve participação de Larry Huffman, o icônico narrador de Rock N'Roll Racing.

bvddvf

“Para 2019, já estamos olhando novos mercados e pretendemos expandir ainda mais nossa atuação para países como a China, onde há quase 620 milhões de jogadores e um potencial gigantesco em relação aos esportes eletrônicos. Pretendemos intensificar nosso cenário competitivo com a profissionalização de jogadores, investir em participações e prêmios e engajar nossa comunidade com conteúdos exclusivos. Em breve teremos ainda mais novidades”, pontuou Tatiana.

A executiva, em nome da Hoplon, ainda agradeceu a comunidade pelo suporte: “A participação da comunidade é fundamental para melhorarmos cada vez mais a experiência, e pedimos que ela continue nos passando suas impressões. Além disso, reforço o convite para que todos experimentem HMM, que pode ser baixado gratuitamente no Steam”.

Heavy Metal Machines está disponível no Steam e, conforme mencionado, pode ser baixado gratuitamente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.