Google Stadia: O que é, como funciona, lançamento e outros detalhes

7 min de leitura
Imagem de: Google Stadia: O que é, como funciona, lançamento e outros detalhes

A Google finalmente confirmou depois de muitos rumores e especulações sua entrada na indústria de games. Porém, ao contrário do que alguns esperavam, não se trata de um console da marca, mas de uma plataforma 100% online em que você pode jogar os últimos lançamentos de games com a mesma facilidade em que experimenta minigames no Click Jogos

O que é Google Stadia?

 O Stadia é um serviço de streaming que deixa você jogar games de última geração por meio do navegador Google Chrome, em qualquer dispositivo e sem precisar de um console, de um PC gamer de hardware de ponta ou mesmo da instalação do jogo.

Ou seja, você pode jogar no seu computador ou laptop que não tem uma placa de vídeo offboard ou até em smartphones, tablets ou televisores com o Chromecast. A infraestrutura usa como base os datacenters do serviço de busca da Google, que conta com cabos submarinos e links de fibra ótica.

stadia aparelhos

O processamento do jogo acontece na nuvem, nos servidores da Google, então só é preciso uma internet rápida e estável para ter acesso. Fica gravado online também o seu progresso, o que vai permitir começar um game na TV e continuar jogando ele no tablet fora de casa.

Como funciona? Qual é o desempenho?

A Google promete que tudo acontece em um clique e em questão de segundos. O usuário, por exemplo, assistiria a um vídeo no YouTube sobre o game e clicaria em um botão para ser levado ao Stadia, 5 segundos depois, o game estaria rodando.

 Foram feitos testes no ano passado e a plataforma conseguiu rodar de forma estável Assassin’s Creed Odyssey em 1080p, 60 quadros por segundo e som estéreo.

Mas a ideia é que até o lançamento os 7.500 servidores do serviço permitam a transmissão de imagens com resolução até 4K e 60fps, com HDR e som surround no pacote. Pra um futuro um pouco mais distante, a meta é alcançar a resolução de 8K.

stadia ac odyssey

 Para rodar um game em Full HD e 60 fps será necessária uma internet de 25 megabits por segundo, ou pelo menos é a velocidade recomendada pela Google. Mas a empresa diz que nos testes do ano passado conseguiu esse desempenho com menos do que isso.

Porém, com algumas atualizações e compressão de dados, eles esperam chegar aos 4K com uma banda de 30 Mbps. Isso significa que o streaming vai oferecer qualidades diferentes de resoluções de acordo com a velocidade da sua internet.

stadia resolução

 De acordo com a Google, o Stadia tem um poder gráfico que supera os dois consoles mais potentes do mercado. O Xbox One X tem 6,0 Teraflops na GPU, o PlayStation 4 Pro tem 4,2 Teraflops e o Stadia nada menos que 10,7 Teraflops.

O Stadia tem algum hardware?

Apesar de o Stadia não requerer console ou placa de vídeo potente, na verdade a Google está trazendo algum tipo de hardware para a experiência. A menos que você utilize um cabo USB em um PC, não vai ser possível parear um controle de Xbox com a plataforma.

Para jogar na TV, por exemplo, você vai precisar do Chromecast junto com um controle do próprio Stadia. Esse periférico tem um design que lembra bastante o Pro Controller do Nintendo Switch, mas que funciona de forma mais autônoma, se conectando diretamente ao WiFi.

Além dos botões de comando, ele ainda tem um botão para compartilhamento da jogatina diretamente no YouTube e outro para usar o Google Assistente em funções embutidas nos games.

stadia controle

Tem integração com o YouTube?

Na questão do YouTube, o Stadia vai oferecer a possibilidade de gerar um link compartilhado de um momento específico do jogo pra mostrar só o trecho em que você matou um chefe ou fez algo extraordinário, por exemplo.

Outra função é a Crowd Play, em que pressionando um botão será possível participar de um partida junto com um streamer, caso ele deixe essa função liberada.

stadia youtube

A Google promete que os criadores de conteúdo terão total controle sobre como a ferramenta vai ser usada e que outras funções bem legais de interação também estarão disponíveis, como criar desafios para os espectadores.

E o Google Assistente?

Já a integração com o Google Assistente não foi muito detalhada, mas vai dar por exemplo pra dar para congelar a tela em algum momento do jogo em que você tem dificuldade e perguntar à inteligência artificial como passar dali. Se você for do tipo de jogador que prefere fazer tudo sem nenhum tutorial ou pesquisa na internet, é só não usar.

stadia google assistente

Quais são os games confirmados?

Entre os games mostrados na apresentação do serviço estavam Assassin’s Creed Odyssey, Shadow of the Tomb Raider, NBA 2K19 e o ainda inédito Doom Eternal. Mas a Google disse que já convidou mais de 100 estúdios de criação de jogos, enviando kits de desenvolvimento para o Stadia.

O pacote traz para os devs instruções de desenvolvimento com as especificações da nova plataforma e também software e instruções para ports dos seus títulos já existentes para o Stadia. Foi prometido ainda que rodando em sistema operacional Linux os desenvolvedores terão mais facilidades, criando diretamente da nuvem da Google.

stadia studio

 Além de tudo, um estúdio do própria Google foi fundado, o Stadia Games and Entertainment, que vai produzir conteúdo exclusivo para o serviço. À frente da nova desenvolvedora está a veterana da indústria Jade Raymond, que foi produtora de Assassin’s Creed e fundadora do Motive Studios da Electronic Arts. A companhia confirmou que a plataforma vai contar com títulos exclusivos.

Existem outros serviços do tipo?

Foi só o anúncio da plataforma acontecer que a Microsoft também se manifestou. Eles também estão trabalhando faz um tempo no Projeto xCloud que tem a mesma premissa de streaming de games em qualquer plataforma.

O chefe da Divisão Xbox, Phil Spencer, disse que as pessoas devem esperar pela E3 2019, que acontece em junho, onde a Microsoft vai responder à altura.

Lembrando que a Microsoft já tem no ar outro serviço inspirado em Netflix, o Xbox Game Pass. Ali o usuário paga uma mensalidade e tem acesso a um catálogo com centenas de jogos para baixar em seu Xbox One e que é atualizado frequentemente.

xcloud celular

 Segundo a Microsoft, os resultados dos testes com o xCloud apresentaram latência de menos que 10 milissegundos, que é menor do que a de dispositivos bluetooth ligados a um smartphone.

Foram dados poucos detalhes, mas a companhia diz que bons resultados foram obtidos com no xCloud com conexão de 10 mega e que eles pretendem entregar experiências com resoluções mais baixas para conexões de 5 mega. A previsão de lançamento é para 2019.

Quando e onde fica disponível o Stadia?

O Stadia, por outro lado, também foi prometido para este ano, mas com algumas restrições. Durante o lançamento, a plataforma só vai funcionar na Europa, Estados Unidos e Canadá.

Até dá pra ver o mapa do Brasil cheio de servidores quando eles mencionaram na apresentação seus data centers, mas nenhuma palavra foi dita sobre o nosso país — que está na posição de número 79 no ranking de velocidade de internet, segundo o último levantamento da Akamai em 2017.

stadia servidores

 Pelo menos no início, apenas hardwares da Google, no caso a linha Pixel, serão compatíveis com o serviço. Mas a ideia é expandir isso pra outras marcas num futuro próximo.

 Nosso redator Felipe Gugelmin esteve na GDC 2019 e testou essa versão em desenvolvimento do Stadia. Ele ficou impressionado como Assassin’s Creed Odyssey rodou bem e sem engasgos e que não percebeu latência nos controles. Porém, ele disse que a resolução exibida não chegava aos básicos 1080p da geração atual.

Muitas perguntas para responder

Se der certo o Google Stadia pode mudar pra sempre a indústria de games e como as pessoas consomem jogos, trazendo pra jogar um público que nunca teve um console ou PC gamer antes.

Apesar de não ter confirmado sua presença na E3 2019, a Google promete mais detalhes em junho, incluindo uma lista de games que estarão no serviço.

E realmente ela ainda tem muito para explicar. Qual vai ser o modelo de negócios? Você compra uma vez como um console ou paga uma assinatura mensal? O jogo é comprado avulso ou estará em um catálogo do serviço? Quais são os valores? Existe alguma alternativa no Stadia para quem também quer jogar em ambientes sem conexão? A resolução se adapta durante o streaming no caso de alterações na velocidade?

stadia tablet

 O Voxel e o TecMundo vão continuar bem atentos a tudo isso e principalmente a novidades sobre uma possível chegada do serviço no Brasil. Aproveita e deixa seu comentário aqui embaixo falando o que você achou de tudo isso e se tem interesse de testar o Stadia.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.