Battle royale não é tudo igual! Entenda a diferença entre os mais populares

9 min de leitura
Imagem de: Battle royale não é tudo igual! Entenda a diferença entre os mais populares

Os battle royales tem muita coisa em comum, mas nem todos são iguais. O que então faz cada um deles ser diferente? Como Fortnite se diferencia de Apex Legends, por exemplo?

Os ingredientes em comum são simples: chegar no mapa de paraquedas sem equipamentos, mapa que vai reduzindo sua área segura para forçar as pessoas a se encontrarem e o objetivo principal de ser o último jogador de pé. Em cima dessa fórmula básica cada desenvolvedora adicionou seu toque, criando jogos que, apesar do mesmo gênero, podem ser muito diferentes.

Nós selecionamos os battle royales mais populares do mercado (e os disponíveis em mais plataformas) e comparamos as suas principais características – quem sabe você escolhe um, ou mais de um, para chamar de seu. Vamos ver quais jogos estão na disputa por um lugar no seu coração?

Os jogos

PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS – PC, Xbox One, PlayStation 4, Mobile

PUBG

Muita gente pode argumentar que PLAYERUNKNOWN'S BATTLEGROUNDS, ou PUGB, não foi o primeiro battle royale, mas com certeza foi o que abriu as portas e popularizou o estilo. Ele também é um dos mais pé no chão da nossa lista, mais estratégico e sem muitas extravagâncias de equipamentos ou visual.

Fortnite Battle royale – PC, Xbox One, PlayStation 4, Switch, Mobile

Fortnite

Quando PUBG reinava absoluto, foi Fortnite que ameaçou sua popularidade e estourou entre os streamers. O jogo tem uma pegada mais maluca, com visual cartunesco e uma mecânica de construção totalmente frenética. Ele também foi o primeiro jogo a juntar todo mundo em um grande crossplay.

Blackout (Call of Duty Black Ops 4) – PC, Xbox One, PlayStation 4

CoD

Blackout é o modo battle royale de Call of Duty Black Ops 4, e tem um grande destaque dentro do game. Usando toda a jogabilidade já conhecida da franquia, o game traz equipamentos, perks e modos rotativos.

Fogo Cruzado (Battlefield V) – PC, Xbox One, PlayStation 4

BFV

Outro que também é parte de um jogo é Fogo Cruzado, a interpretação de Battlefield V para o battle royale. Assim como Blackout, ele usa o FPS já conhecido da franquia para criar seu próprio modo. Aqui os principais diferenciais são a quantidade de veículos e os reforços, como ataque aéreo.

Apex Legends – PC, Xbox One, PlayStation 4

Apex

Apex Legends veio como uma mistura de Hero Shooter, como Overwatch, com o battle royale. Os personagens do jogo são as Legends, ou Lendas, personagem com história, visual e kit de habilidades pré-definidos.

Os modos de jogo

Dos nossos battle royales, só um deles tem 1 mapa e 1 modo de jogo único – Apex Legends (pelo menos por enquanto). Em Apex, os jogos são sempre em esquadrões de três pessoas, com 20 esquadrões por partida.  

ApexApex Legends

Fogo Cruzado também tem 1 mapa, mas dois modos de jogo: Solo e Esquadrão, sempre com 64 jogadores. Se quiser jogar em duplas, não vai esperar muito tempo: a EA já confirmou que o modo será adicionado no futuro próximo (update: o modo foi adicionado por tempo limitado).

PUBG e Fortnite são os mais clássicos nesse aspecto: ambos podem ser jogados solo, duo ou esquadrão, sempre com 100 jogadores. No PUBG são 4 mapas – o jogo com mais mapas da nossa lista – e o jogador ainda tem a opção de jogar os modos em primeira ou terceira pessoa: mas não dá para trocar durante a partida, tem que escolher antes. No geral, o modo em terceira pessoa é bem mais popular.

PUBGPUBG

Já Fortnite tem alguns modos diferentes que aparecem por tempo limitado e outros que não são competitivos, são só para quem quer curtir o mapa e a parte da construção.

Blackout é o que tem o funcionamento mais diferente: os modos não são fixos e mudam toda semana. Por vez ficam disponíveis dois: um comum, sempre com 100 jogadores, que em cada semana está com uma configuração diferente de times - ou solo, ou duo ou quarteto, e um diferente – que muda desde a quantidade de jogadores, informações da interface até o respawn. Cada modo é atrelado a um mapa diferente: por enquanto são dois. E algumas áreas dos mapas tem zumbis, geralmente com loot diferente.

A jogabilidade

Na hora de jogar, todos eles seguem a receita básica: chegar por um veículo voador, pular de paraquedas ou asa delta (ou no melhor estilo Homem de Ferro no caso do Apex) sem nenhum equipamento e ter que encontrar armas, itens, vida e armadura ou escudo com o objetivo de ser o último jogador vivo em um mapa onde o círculo vai se fechando e a área segura ficando cada vez menor.

Mas claro que existem diferenças. Em Fortnite, por exemplo, você não chega totalmente de mãos vazias e tem a picareta para coletar materiais para as construções – que é claro, são o grande diferencial do jogo. Você pode usar isso para se defender de tiros, cortar caminho ou ficar em uma posição privilegiada.

FortniteFortnite

Em PUBG, Fogo Cruzado e Blackout você tem veículos à disposição, com uma oferta bem maior em Fogo Cruzado. Outro diferencial de Blackout são os equipamentos, como a pistola de gancho e os perks – consumíveis encontrados pelo mapa que dão habilidades especiais por tempo limitado, como segurar o fôlego por mais tempo embaixo d'água, revelar equipamentos próximos, aumentar a vida e etc.

Fogo Cruzado traz os reforços de Battlefield V para o battle royale. Se encontrar os sinalizadores certos, o jogador pode chamar desde entrega de suprimentos e veículos especiais até ataques de artilharia.

BFVFogo Cruzado

Em Apex, além das habilidades dos personagens, você tem uma movimentação bem rápida com mecânicas de deslizar, escalar e tirolesa – além de poder ser revivido por um membro do seu esquadrão.  

ApexApex Legends

PUBG é, de certa forma, o mais simples de todos, o que não é algo negativo. Quem não quer saber de habilidades, construções e só quer jogar um battle royale direto e reto vai se sentir em casa com ele.

E quanto custa para jogar?

No caso de Fortnite e Apex Legends, nada – ambos os jogos são free to play, bem como a versão mobile de PUBG. Blackout e Fogo Cruzado exigem as versões normais de Black Ops 4 e Battlefield V, e PUBG no PC e console é vendido como um jogo comum: pagou, jogou. 

A parte que talvez te desanime um pouco é que todos eles, sem exceção, têm microtransações, mas de formas diferentes. Vamos dar uma olhada na economia de cada um deles?

Fortnite talvez seja o mais direto da lista: ele tem apenas uma moeda, V-buck, que é comprada com dinheiro real e só dá acesso a itens cosméticos. A loja de Fortnite é rotativa, só alguns itens ficam disponíveis por vez e não existem loot boxes.

FortniteFortnite

O jogador também pode comprar o passe de batalha, que dá diversas recompensas dependendo do progresso na temporada, incluindo alguns V-bucks. Quem não quiser comprar o passe também ganha algumas recompensas.

No PUBG a principal moeda são os Battle Points, ou BPs, que você ganha jogando. Os itens cosméticos são oferecidos de formas variadas, mas principalmente em caixas de loot divididas por temas. Algumas dessas caixas são compradas só com BP, outras precisam de uma chave comprada com dinheiro real para serem abertas.

O jogo também tem passe de temporada, vendido por dinheiro de verdade. O esquema é o mesmo: ganha recompensas conforme avança, mas o jogo também oferece algumas recompensas para quem jogar a temporada sem ter o passe.

PUBGPUBG

Em Black Ops 4 e consequentemente em Blackout tudo funciona basicamente por loot boxes – que você ganha por jogar ou com os Call of Duty points, que são comprados com dinheiro de verdade. Essas loot boxes foram incluídas depois de alguns meses do lançamento, e a parte que enfureceu a comunidade é que nem todos os itens são puramente cosméticos: algumas armas encontradas nas loot boxes também dão boost de experiência.

O jogo segue uma lógica de temporada muito parecida com os outros battle royales da nossa lista: vai recebendo recompensas especiais conforme progride na temporada. Se você quiser ganhar  recompensas a mais, pode comprar o black ops pass.

BlackopsBlackops

Apex Legends é o que tem a economia mais complexa da lista, com 3 moedas: Metais de criação, Fichas de Lenda e Moedas Apex, essa última comprada com dinheiro de verdade. O importante de saber é que as lendas e grande parte dos itens cosméticos podem ser comprados com as moedas que não envolvem dinheiro de verdade – apesar das moedas apex acelerarem o processo.

E sim, o jogo tem loot boxes como uma forma de conseguir os itens. Ele também tem um passe de batalha no mesmo estilo dos outros, que você ganha itens conforme avança na temporada – e, assim como os demais, ele dá alguns itens mesmo para quem só jogar a temporada sem comprar o passe.

ApexApex Legends

Battlefield V recebeu as microtransações recentemente, e agora ele tem duas moedas: Moedas de Companhia, que você ganha jogando, e as moedas Battlefield, que são compradas com dinheiro de verdade. Essas moedas, por enquanto, podem ser usadas apenas para itens cosméticos. A maioria dos itens também podem ser comprados pela moeda in game, mas alguns são apenas com dinheiro real. Até o momento o jogo não tem loot boxes nem passes de temporada.

Customização

Agora que entendemos as microtransações, falta saber o que dá para comprar com elas e as possibilidades de customização visual de personagens e itens. Vamos dar uma olhada rápida em cada um?

Fogo Cruzado provavelmente tem uma das customizações de personagem mais variadas entre os jogos dessa lista, com diversas opções de rostos, equipamentos, cores e pinturas faciais. Apesar disso, a parte de customização visual de armas e veículos só vale para os outros modos de jogo e ficam de fora do battle royale – quem sabe no futuro.

BFVFogo Cruzado

No PUBG você pode customizar seu personagem, escolhendo o sexo, rosto, cor da pele, cabelos e mais algumas opções. Não é a customização mais variada do mundo, mas a opção existe. Você também pode mudar toda a roupa do seu personagem, o visual das armas que você usa e seus gestos (ou emotes).

Em Fortnite você tem roupas, skins para a arma e para picareta, gestos, diferentes asas deltas...praticamente tudo que você tem no jogo pode ser personalizado.

Em Apex Legends você tem skins para as Lendas, banners, falas, poses de eliminação e mais alguns itens – são várias as opções de customização. Algo importante de destacar é que nem todas as Lendas vem liberadas, e algumas precisam ser desbloqueadas com moeda in game ou moeda de dinheiro real.

ApexApex Legends

Falando do Blackout, a criação de personagens existe, mesmo que de forma um pouco limitada. Você tem 8 visuais completos, gestos e sprays para escolher. Outra opção são visuais de personagens da lore da franquia Black Ops e dos outros modos do jogo (multiplayer e zumbi). Para desbloquear esses visuais você precisa fazer algumas “quests” dentro das partidas, e todos eles têm opções de skins.

E aí, deu para entender o faz cada battle royale único? Como eles se diferenciam? Já escolheu qual vai experimentar primeiro? Conta para gente aqui nos comentários!

E quando você escolher, confere essas ofertas:

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.