Days Gone: tudo que você precisa saber antes de jogar

7 min de leitura
Imagem de: Days Gone: tudo que você precisa saber antes de jogar

Days Gone é um jogo que mistura ação e survival horror em ambientação à la pós-apocalipse zumbi. O gameplay funciona como um shooter em terceira pessoa e ainda traz elementos stealth e exploração em um mundo aberto sistêmico.

Como assim sistêmico? Isso quer dizer que elementos do jogo como combate, NPCs, mudanças climáticas e ecossistemas estão conectados, influenciando um ao outro e criando situações imprevisíveis e oportunidades de improvisação, como em Far Cry, Zelda: Breath of the Wild ou Metal Gear Solid 5.

days gone sistemico

Tudo isso com forte foco em história. Para os desenvolvedores, um dos grandes atrativos do jogo é que ele combina elementos de uma experiência linear, que traz cutscenes de alta produção, com um mundo dinâmico.

História de amor e perda

Essa trama acompanha Deacon St. John, um cara que fazia parte de um grupo de motoqueiros foras da lei quando um pandemia aconteceu, transformando a maior parte das pessoas em criaturas canibais.

Apesar de ter sido feliz, os flashbacks mostram que Deacon perdeu sua esposa em algum momento da catástrofe e sofreu uma mudança de personalidade. Os poucos humanos que sobreviveram foram morar em regiões afastadas das cidades e ele se tornou um caçador de recompensas, que viaja por aí ajudando pessoas em troca de pagamento.

deacon st jon esposa

Em algum momento, a cabeça de Deacon é posta a prêmio, e é aí que ele decide ir pro norte do país com seu amigo Boozer. Mas tudo dá errado. Days Gone tem cerca de 6 horas de cutscenes continuando entre os eventos que você está jogando e flashbacks que revelam o passado de Deacon e dão um pouco mais de profundidade ao personagem.

Um mundo dinâmico

O mundo aberto de Days Gone é também perigoso e cheio de eventos aleatórios que criam ameaças em qualquer lugar aberto, como a aparição não roteirizada de tocaias e ataques de animais infectados.

Mas existem também lugares seguros. Casas abandonadas, acampamentos de sobreviventes e vários outros. Se o você sondar o acampamento e ele for inimigo, é possível limpar o local e depois ele se transformará em um posto avançado amigo.

acampamento days gone

Ali funcionam duas moedas correntes: os créditos do acampamento e os créditos de confiança. Esse segundo você ganha fazendo favores para a comunidade, como resgatar moradores feitos reféns. Você usa esses créditos para comprar coisas como armas e upgrades para a moto.

Existem ainda unidades médicas móveis que funcionam como checkpoints. Se você conseguir entrar dentro delas, pode encontrar itens bem úteis no loot.

Limpar zonas infestadas diminui as hordas que você vai ter que enfrentar e ainda abre a possibilidade de fast travel. Deacon precisa destruir ninhos de freakers e lidar com as hordas do local. Assim se ganha pontos para conseguir viajar rapidamente de um ponto a outro do mapa em alguns segundos.

fast travel days gone

O sistema de clima do jogo é dinâmico e pode impactar como você interage com o mundo. Se estiver nevando ou chovendo, por exemplo, a moto vai derrapar mais. Existem, é claro, ciclos de dia e noite.

É possível passar à noite em um lugar seguro, já que os freakers ficam mais ativos à noite, mas durante o dia existem outros inimigos.

É “freaker”, não “zumbi”

Como grande parte das ficções de apocalipse zumbi, em Days Gone as pessoas se recusam a dizer “zumbis”, eles são… “freakers”. Mas dessa vez tem um motivo. Essas criaturas são mais mutantes do que zumbis, porque estão realmente vivas e têm necessidades físicas como beber, comer, dormir e migrar entre regiões. Sem contar que eles continuam em mutação.

freakers

Como os infectados de Dying Light, os freakers ficam mais ativos durante à noite e são atraídos por barulho. Existem vários tipos. Os swarmers são o tipo mais comum e foram infectados quando eram adultos, frequentemente andando em grandes hordas que funcionam como um organismo único.

newts freakers

Os newts foram infectados ainda crianças e só atacam em bando e quando o jogador está na desvantagem ou quando o território deles é invadido. Os screamers gritam alto, deixando você atordoado enquanto hordas são chamadas para onde você está.

screamer

O breakers são grandalhões super fortes que são bem mais difíceis de derrubar. E tem ainda outras mutações não foram reveladas e só serão descobertas jogando mesmo. Um tipo ou bando pode, inclusive, atacar o outro. Vale dizer que além dos freakers humanos, também existem lobos, corvos, ursos e outros animais infectados.

breakers freaker

Inimigos saudáveis

Além dos infectados, existem outros inimigos pra se preocupar. Bandidos e saqueadores aproveitam o mundo sem lei para mostrar que o ser humano é realmente uma porcaria.

Rippers são humanos que até se parecem com o freakers, mas são apenas malucos perigosos que adoram os infectados, dizendo que eles são o próximo passo da evolução. Além disso, Deacon ainda precisa lidar com gangues rivais.

Armas e combate

Para enfrentar esses caras, existem várias armas. Metralhadoras, escopetas, bestas, rifles sniper, facas, machados, martelos e muito mais. Além disso, existe um sistema de crafting para pegar sucata e criar bombas ou coquetéis molotov ou mesmo supressores para as armas. Dá também pra criar flechas de fogo.

As armas que os inimigos deixam cair não são muito boas, mas servem pra quebrar o galho na hora do aperto. É nos acampamentos que você vai encontrar o melhor equipamento.

days gone armas

Como a munição é escassa, é preciso gerenciá-la bem e às vezes usar combate corpo a corpo. Só que essas armas brancas quebram e precisam ser reparadas e melhoradas pra causar mais dano. Também é possível sair na mão, porque Deacon se garante no soco.

Vários jeitos de jogar

Days Gone entrega liberdade para você escolher a abordagem que achar melhor. Os desenvolvedores dizem que é possível tomar rotas variadas para encarar uma missão. É possível se esconder e esperar os inimigos irem embora, criar emboscadas e fazer tudo na surdina. Dá até pra atrair freakers propositalmente para matar seus inimigos humanos.

day gone estratégias

Mas se você preferir simplesmente o combate direto e aberto, também é possível. Existe até uma mecânica de foco de combate em que o tempo fica mais lento para você mirar na cabeça dos inimigos. Só fica esperto, porque quanto mais barulho mais chance de atrair freakers.

O jogo oferece uma mecânica chamada “Visão de Sobrevivência”, que parece uma mistura da visão verdadeira de Tomb Raider com o modo detetive de Batman Arkham.

Com isso você investiga alguns objetos e pode entender o que aconteceu no local, enxergar trilhas e perceber armadilhas. Esse recurso também tem upgrades.

Sua maior companheira é a moto

Deacon vive na estrada e o mapa é um mundo aberto, por isso sua Drifter Bike é parte importante do jogo. É preciso cuidar da motocicleta para que ela não quebre ou fique sem gasolina porque viajar a pé é muito perigoso.

Às vezes você terá que enfrentar inimigos guardando fontes de combustível. A moto pode ser melhorada com partes que aumentam a velocidade, a quantidade de suprimentos que você pode carregar ou a resistência do veículo.

gasolina days gone

Agora isso aqui é bem interessante: onde você deixa a moto é importante, porque se você morrer você seu respawn no jogo acontece no mesmo lugar onde ela está estacionada. E, não, não dá pra assoviar e fazer ela vir andando até você.

Photo Mode obrigatório

Assim como os últimos grandes exclusivos do PS4, Days Gone também conta com um modo fotografia. Será possível manipular campo de visão, abertura, granulado e foco da câmera, assim como mudar a expressão facial de Deacon e definir se ele ou sua moto devem ou não estar em cena.

photo mode days gone

Para personalizar a imagem, o sistema oferece 9 molduras, 18 filtros e o logotipo do game. Tem outros 55 recursos disponíveis, como gradação de cores.

Quem faz Days Gone?

Days Gone é um projeto da Bend Studio, a desenvolvedora de Syphon Filter, e sua primeira nova propriedade intelectual desde 1999. O desenvolvimento do game começou em 2012, mas virou o trabalho principal do estúdio em 2015. De lá pra cá, a equipe foi de 45 pessoas pra 103 produzindo o jogo.

Entre esses funcionários mais conhecidos tem o diretor criativo John Garvin, que escreveu e dirigiu a série Syphon Filter; o diretor Jeff Ross, que também trabalhou em Syphon Filter; o compositor Nathan Whitehead, que fez a música dos filmes Uma Noite de Crime; e, é claro, o ator Sam Witwer, que fez o Starkiller nos jogos Star Wars: The Force Unleashed.

starkiller sam witner

Informações rápidas

Agora, algumas informações aleatórias pra fechar:

  • A campanha de Days Gone é separada em capítulos
  • Depois de terminar a história existe um pós-game
  • Alguns flashbacks são jogáveis
  • A epidemia aconteceu no mundo inteiro
  • A história vai contar de onde vem a infecção
  • Deacon não nada
  • Os pneus da moto não furam
  • Você não ouve música na moto
  • Você ganha pontos por fazer acrobacias
  • Apesar da mudança de clima, não existem estações do ano no jogo
  • Days Gone não tem modo multiplayer
  • São no mínimo 30 horas de jogo pra zerar
  • No PS4 Pro, ele roda em 30 fps, mas com resolução 4K
  • Existem três dificuldades, mas o jogo é desafiador como um todo, segundo os desenvolvedores
  • DLCs serão lançados no futuro
  • Days Gone vai ser uma franquia e terá sequências
  • Depois de alguns adiamentos, o lançamento acontece no dia 26 de abril, apenas para o PlayStation 4.

Se você está curioso para saber como tudo isso funciona na prática, é só dar uma olhadinha na review do jogo (em texto ou vídeo) e conferir as impressões do Bruno Micali, que passou os últimos dias com Days Gone.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.