Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Continua no próximo episódio...

schedule30/11/2009, às 14:25

Fazer continuações de jogos é algo perfeitamente compreensível. Quando um título conta com um sucesso acima do esperado, não há nada mais interessante que criar expectativas nos fãs com promessas emocionantes em torno de um segundo game. Afinal de contas, quem não gosta de conferir ainda mais novidades com base em um jogo espetacular?

Há empresas, porém, que decidem lançar títulos já divididos em capítulos na aposta que a fórmula do primeiro jogo será o suficiente para conquistar e manter os fãs durante toda a série, não importando o número de episódios. É claro que a experiência original tem que ser realmente marcante para que ainda mais gamers tenham curiosidade em conhecer as próximas edições da série em questão.
Sam & Max é um dos melhores exemplos
 

É com base nessa divisão por episódios que o TecMundo Games decidiu realizar o Especial de hoje. Por que algumas companhias decidem criar séries divididas por episódios ao invés de compactar tudo em um só título? Será que essa divisão realmente vale a pena para desenvolvedores, distribuidores e fãs dos games?



Dividindo a alegria
Perfeito para os fãs


Quando o jogo é bom, os fãs ficam ainda mais empolgados com a divisão por capítulos. Dessa forma, a divisão é prolongada por mais tempo, o que é simplesmente perfeito para quem aprovou e gostou da proposta inicial da série.

No entanto, dividir um enredo em várias partes é uma faca de dois gumes. Por quê? Porque os títulos sucessores ao game inicial podem gerar apenas o fracasso se não houve uma boa quantidade de gamers que foram conquistados pela primeira aparição da franquia.
Atrapalhado é pouco
 

Muitas empresas enxergam essa divisão como uma possibilidade de obter lucros garantidos a longo prazo. Bem, "garantidos". É difícil prever o impacto de uma proposta diferenciada no mundo dos games, e é mais difícil ainda saber se as continuações para essa proposta conseguirão perpetuar o impacto de forma que todos fiquem satisfeitos: tanto desenvolvedores e distribuidores quanto jogadores e críticos.

Se você ainda não conhece games que são divididos por episódios, este Especial é uma boa oportunidade para conhecer alguns deles. Há muitas companhias de jogos que usam táticas semelhantes ao que diversas empresas responsáveis por filmes ou seriados de televisão adotam no que diz respeito à divisão de um longo enredo ou de uma proposta mais complexa em partes. Confira:

Sam & Max

Um cachorro e um coelho geram a diversão para jogadores de todo o planeta. O humor de Sam & Max fez com que temporadas (sim, temporadas) de games fossem criadas. Até o momento, foram criados dois blocos com foco nos dois personagens, sendo que a primeira temporada conta com seis episódios e a segunda conta com cinco.

 

O pessoal da Telltale Games realmente caprichou, pois não foram poucos os que jogaram todos os games de Sam & Max. As aventuras descontraídas — dotadas de um excelente senso de humor — com a dupla são apresentadas de forma simples e convincente, o ideal para quem procura por diversão sem nenhum tipo de preocupação técnica.

Tales of Monkey IslandYarrrrrr!

A aposta da Telltale Games, neste caso, tem como base o sucesso da série Monkey Island previamente desenvolvida pela própria LucasArts. Guybrush Threepwood é um motivo mais que suficiente para que as aventuras piratas ganhem continuações épicas.

Com isso, surgiu Tales of Monkey Island, um conjunto de cinco episódios criados especialmente para os gamers que foram conquistados pelo charme dos jogos lançados na década de 90. Bem, o primeiro game de Guybrush foi tão interessante que ganhou até mesmo uma edição especial analisada pelo TecMundo Games neste ano.

Strong Bad's Cool Game for Attractive People

Você deve ter percebido que a companhia Telltale Games é uma das que mais investe no lançamento de games divididos por capítulos, não é mesmo? Repetindo o mesmo esquema de divisão que ocorre nos curtos jogos de Sam & Max, a empresa apostou sem medo nos títulos de Strong Bad.

A primeira aparição do Jogo Legal de Strong Bad para Pessoas Atraentes não foi bem recebida por muitos, mas os jogos seguintes mostraram que um dos personagens principais da animação conhecida como Homestar Runner pode brilhar também nos video games. Até mesmo os usuários do WiiWare — o canal de distribuição digital do console de última geração da Nintendo — podem conferir os diversos episódios da série.
Conheça o Forte Mau
 

Half-Life

A famosa franquia de Gordon Freeman acabou sendo dividida por episódios depois que o segundo game fez um tremendo sucesso entre os fãs. As expansões de Half-Life 2 foram lançadas pouco a pouco, embora muitos acreditem que o ideal seria o lançamento de apenas um grande pacote de expansão para o game.O primeiro episódio bombou

Na realidade, apenas os dois primeiros episódios foram lançados, sendo que a Valve ficou devendo o lançamento de uma terceira continuação para os jogadores. Felizmente, o título conhecido como The Orange Box fez com que muitos se esquecessem do terceiro episódio.

Vale lembrar que The Orange Box conta com os seguintes títulos: Half-Life 2, Half-Life 2: Episode One, Half-Life 2: Episode Two, Team Fortress 2 e Portal. Ainda assim, há quem aguarde com ansiedade a chegada do capítulo final da expansão de um dos games de tiro em perspectiva de primeira pessoa (FPS) mais prestigiados da história.

Star Wars

Star Wars é um exemplo que reflete puramente o que ocorre nos longas-metragens de Hollywood. Muitos dos video games criados com base na ficção espetacular de Guerra nas Estrelas carregam os nomes dos filmes. Ou seja: Episódio 1: A Ameaça Fantasma, Episódio 2: O Ataque dos Clones, Episódio 3: A Vingança dos Sith...

Na verdade, os jogos baseados em Star Wars não são necessariamente divididos por capítulos. Ainda assim, há quem prefira se divertir com os episódios variados da longa trama de George Lucas do que com os títulos que têm como foco apenas uma atividade (como, por exemplo, batalhas com naves).



"To be continued..."
Diversão por ainda mais tempo


Muitos nomes ficaram de fora deste Especial (como Penny Arcade Adventures, Wallace & Gromit, Xenosaga e Phantasy Star Online) mas o que interessa é saber por que a divisão por capítulos ou episódios é importante para os jogadores (ainda mais os casuais).

A tática de divisão é adotada pelas mais diferentes companhias, tanto que grandes jogos — como Fable II — são divididos após o seu lançamento. Se você se lembrar de um game que recebeu esse tipo de divisão e valha a pena ser citado, não hesite: comente abaixo.
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui