Parece que foi ontem que começamos nossa jornada pela penumbra que envolve as indústrias do cinema e dos video games, ao mesmo tempo unindo e separando-as, dependendo dos interesses envolvidos. Agora é hora de um novo artigo. Como mencionamos no anterior, trilharemos um caminho conjunto e gradual, percorrendo as diferentes facetas deste canto do mundo do entretenimento.Uma grande dúvida apresentada por vários leitores é a seguinte: quem toma as decisões finais? Quem determina o que adaptar, o que lançar? Afinal de contas, quem é dono de quem? Pretendemos esclarecer um pouco estas relações no especial de hoje, utilizando alguns exemplos de grandes empresas do ramo e seus respectivos estúdios de desenvolvimento.
Obviamente que é impossível dar todos os detalhes e citar todos os casos, já que conseguiríamos escrever um livro a respeito, mas tentaremos pegar algumas situações que ilustrem o cenário como um todo. Mas chega de retórica e vamos ao que interessa, a hierarquia entre os diversos atores da indústria de games!
Video Games
Os grandes nomes
Antes de passar à lista propriamente dita, vale ressaltar a estrutura que geralmente compõe a indústria de games. No topo da pirâmide estão geralmente as grandes distribuidoras, que são responsáveis por disponibilizar os títulos criados pelos estúdios, já que estes últimos são geralmente menores — em alguns casos, estas distribuidoras até mesmo designam projetos a empresas subsidiárias.
Assim, podem existir algumas surpresas, mas não se desespere: iremos dar exemplos concretos de games criados por cada uma delas para que você possa situá-las em sua realidade.
-
Electronic Arts, Inc
)
Esta gigante do entretenimento, criada em 1982, é marca inconfundível para qualquer fã de jogos eletrônicos — quem é que não se lembra do slogan “EA Sports, it’s in the game!”? A empresa começou distribuindo jogos de desenvolvedores externos mas rapidamente se expandiu e adquiriu seus próprios estúdios de criação, ampliando assim o seu leque de atividades.
No portfolio da empresa estão games como: Need for Speed, Medal of Honor, The Sims, Battlefield, Burnout, Command & Conquer, FIFA, Ultima Online, Mirror's Edge, Mass Effect, Rock Band, SimCity, Crysis.
Suas principais divisões são: EA Games e EA Sports. A primeira é a maior delas e engloba todos os tipos de jogos que a segunda não abarca. Segue abaixo um pequeno esquema das divisões da empresa e alguns exemplos de estúdios que controlam:
EA Games
Maxis — Responsável pelos SimCity e The Sims, ambas franquias de imenso sucesso.
Bioware — Baldur's Gate, Neverwinter Nights, Mass Effect e Dragon Age: Origins são algumas das marcas desta empresa.
Mythic Entertainment — Criou games como Dark Age of Camelot e Warhammer Online.
DICE — A série Battlefield e o título Mirror's Edge são algumas das criações deste estúdio.
EA Sports
EA Tiburon — Responsável pela linha Madden NFL, e mais recentemente pela Tiger Woods PGA Tour.
EA Sports Big — Foca nos games “street” da linha EA Sports, como FIFA Street, NBA Street e etc.
-
Microsoft Corporation
)
A gigante da informática não poderia ficar de for a de qualquer tipo de relação que exponha os maiores atores da indústria de jogos eletrônicos. Embora sua entrada no mundo dos consoles seja relativamente recente, com o Xbox em 2001, a empresa já participava do segmento de games, para PCs, desde sua criação. Flight Simulator é um excelente exemplo de título que foi comercializado pela companhia desde os anos 80.
No portfolio da empresa estão games como: Age of Empires, Halo, Forza Motorsport, Lips, Gears of War, Fable, Ninja Gaiden.
Sua principal divisão é a Microsoft Game Studios, criada em 2002 para lidar com os títulos da empresa no mundo dos games. Segue abaixo um pequeno esquema de alguns dos estúdios que controla:
Microsoft Game Studios
Bungie — Halo. É preciso dizer mais? A franquia imensamente popular não para de crescer e, com a exceção de Halo Wars, foi desenvolvida por este estúdio.
Turn 10 — Criaram a série Forza Motorsport.
Lionhead Studios – Casa do lendário Peter Molyneux, possui marcas como Fable e Black and White.
Antes que alguém pergunte, a Ensemble Studios, responsável por Age of Empires e Halo Wars, foi desativada no início do ano — mas também era uma subsidiária da MGS.
-
Sony Corporation
)
Outra que começou fora do segmento de video games, mas que recentemente vem investindo pesado no setor, a Sony revolucionou o mundo dos consoles com seu PlayStation e até hoje é um dos três grandes deste mercado. Criada em 1946, sua divisão de jogos foi estabelecida no final da década de 80, e desde então expandiu-se de forma fenomenal.
No portfolio da empresa estão games como: Demon's Souls, God of War, Gran Turismo, Heavy Rain, inFamous, Killzone, LittleBigPlanet, Patapon, Ratchet & Clank, Resistance, Shadow of the Colossus, Uncharted.
Sua principal divisão é a Sony Computer Entertainment, responsável por acomodar todos os estúdios que criam títulos para a companhia, além de realizar parcerias de distribuição com outras empresas. Existe também a Sony Online Entertainment, a divisão que cuida dos jogos online — mais especificamente, MMOs — mas esta faz parte da primeira. Segue uma lista de exemplos:
Sony Computer Entertainment
Team ICO — Criou Shadow of the Colossus e trabalha atualmente em The Last Guardian.
Polyphony Digital — Responsáveis pela franquia Gran Turismo.
Naughty Dog — Autores de Crash Bandicoot, Jak & Daxter e Uncharted.
Santa Monica Studio — God of War.
Sony Online Entertainment — Everquest, Star Wars Galaxies, The Matrix Online.
Guerrilla Games — Toda a franquia Killzone.
-
Nintendo Co., Ltd.
)
O que dizer da mais carismática companhia de video games da história? Com uma história de mais de um século, que remonta a jogos de cartas do século XIX, a empresa é dona de alguns dos mais conhecidos rostos do mundo dos jogos eletrônicos. A terceira dos grandes nomes de consoles, junto a Microsoft e Sony, ela também é dona de inúmeros estúdios de desenvolvimento, embora sejam mais centralizados do que os dos concorrentes.
No portfolio da empresa estão games como: The Legend of Zelda, Mario, Metroid, Donkey Kong, Kirby, Star Fox, Super Smash Bros., F-Zero, Pikmin, Pokémon, Wii Sports, Wii Fit.
A principal divisão, sem dúvida alguma, é a Nintendo EAD (Entertainment Analysis and Development), liderada por ninguém menos do que a lenda: Shigeru Miyamoto. Segue uma pequena lista:
Nintendo
Nintendo EAD — Responsável por Mario, Star Fox, Zelda, Wii Sports, Wii Fit... Basicamente, as franquias mais famosas da empresa. É dividida em vários outros setores.
Project Sora — Liderada pelo responsável por Super Smash Bros., é controlada majoritariamente pela Nintendo mas tem 28% de participação da Sora, Ltd., empresa de Masahiro Sakurai.
-
Take-Two Interactive Software, Inc.
)
Outra enorme empresa do ramo, a Take-Two é uma daquelas companhias que não foge da polêmica. Responsável por publicar jogos como GTA e Manhunt, ela também é conhecida pelos seus games de esporte da franquia 2K Sports, que rivalizam com a Electronic Arts diretamente. Tendo comprado inúmeros estúdios nos últimos anos, a empresa se estabeleceu como um dos grandes atores da indústria.
Em seu portfolio estão games como: Grand Theft Auto, Manhunt, Midnight Club, Red Dead Revolver, Bully, NBA 2K, NHL 2K, Civilization, Dungeon Siege, Bioshock, Borderlands, Stronghold.
Suas divisões são concentradas em dois nomes, particularmente, mas a Take-Two também publica jogos de outros desenvolvedores, como Elder Scrolls IV: Oblivion. Segue uma lista de exemplos:
Take-Two
Rockstar Games — Nem é preciso apresentar a empresa: GTA, Max Payne, Midnight Club... A fama os precede.
2K Games — Civilization, as franquias de esportes 2K Games, Dungeon Siege.
-
Vivendi SA
)
Finalizando nossa pequena amostragem está um conglomerado francês. Você pode até não conhecer este nome, mas sem dúvida alguma conhece o de suas subsidiárias. O que começou como uma companhia de concessão pública de venda de água tornou-se uma gigante do entretenimento após mais de um século e meio de existência.
No caso de games, o portfolio deve ser atribuído à Activision-Blizzard, sua maior subsidiária, já que as operações da Vivendi em si são bastante diversificadas. Alguns deles são: Tony Hawk, Call of Duty, Doom, Wolfenstein, Guitar Hero, Warcraft, Starcraft, World of Warcraft, Quake, Spider-Man.
As divisões consistiam da extinta Sierra, da Blizzard Entertainment e da Vivendi Games, principalmente. Quando da fusão da Blizzard com a Activision, a Activision-Blizzard incorporou a Vivendi Games e passou a ser a maior divisão de games da companhia, liderando vários segmentos de mercado, desde MMORPGs até FPS. Segue uma pequena lista:
Activision-Blizzard
Blizzard Entertainment — Warcraft, Starcraft, Diablo, World of Warcraft.
Infinity Ward — Call of Duty, Modern Warfare.
RedOctane — Guitar Hero.
Amostragem
Nem de perto engloba tudo
O objetivo desta lista é principalmente mostrar que existem gigantes da indústria de video games que são independentes. Destas acima, a Vivendi é a que mais possui ligações com outras formas de mídia, através das outras empresas de seu conglomerado. Assim como a indústria de cinema possui seus grandes nomes, isto também é verdade nos jogos eletrônicos.
Existem outras, como a Square Enix, Atari, Bethesda Softworks., Ubisoft.. O mercado é enorme. Existem também as divisões de games das empresas de filmes, como a Warner Bros. Interactive Entertainment. São estas as responsáveis por grande parte das adaptações para games do cinema, que dificilmente dão certo.
)
São estas investidas que analisaremos daqui para frente, agora que já temos uma ideia de quem é dono de quem no universo dos games. Estas multinacionais são as que possuem gabarito e poder financeiro para patrocinar as incursões dos jogos no mercado de filmes e vice-versa, então são nelas que nossos olhos devem estar focados para nossa discussão. Ainda mais agora que sabemos que elas não são todas subordinadas a gigantes dos cinemas.
Não deixem de continuar mandando suas dúvidas e sugestões a respeito da relação entre os games e o cinema, pois a sua participação é primordial para que abordemos exatamente o que é essencial! E não deixe de conferir, na semana que vem, as expectativas de expansão de uma indústria para a outra.
smart_display
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)