menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Descubra os mistérios da Ordem Secreta dos Video Games!

schedule16/09/2009, às 07:10

Quem diria que o Clube do Bolinha era na verdade uma sociedade secreta. Se as ordens secretas são definidas como grupos de pessoas que se reúnem com um propósito em comum, quase nunca revelado, os encontros na pequena casa de madeira, na qual meninas não eram permitidas, certamente se encaixa perfeitamente nessa definição.

Mas de onde vem essa história de Sociedades Secretas? Se pensarmos esse tipo de associação existe desde a origem do homem, considerando a consanguinidade como determinante dos primeiros grupos; assim os clãs familiares foram as primeiras sociedades secretas.

Depois disso, ainda vieram as práticas religiosas que organizavam outros grupos delimitados por suas crenças e cultos particulares. Como passar do tempo introduziram-se elementos políticos que culminaram em definições mais atuais dos clubes, ordens e sociedades secretas presentes até hoje.



Sombras e santuários
Me deixem em paz

Mas por que tanto segredo? Entre as razões estão a pratica de ritos religiosos minoritários, preservação de valiosos segredos do “espírito” ou do comércio, bem como de itens de valor (real ou figurativo) e até mesmo a fuga de possíveis perseguições por conta de suas crenças e ideologias.

No final das contas a maioria das sociedades secretas de fato visava o aperfeiçoamento da moral de seus integrantes. Seguindo os ritos de iniciação e passagem os membros exaltam a disciplina e o aperfeiçoamento pessoal.

Muitas dessas organizações exigem uma promessa de fidelidade de seus integrantes, um rito de iniciação combinado com um juramento, que por sua vez pode acarretar penalidades (reais ou simbólicas) para aqueles que infringem os termos do compromisso.



A mão invisível
Mantendo ou derrubando governos

Muitos sugerem que as sociedades secretas foram os primeiros espiões, a primeira polícia secreta, agindo silenciosamente mesmo durante os tempos de paz, seja como agentes da revolução ou como mantenedores do “statu quo”. 

Por sua vez especula-se também que as primeiras ordens secretas deram origem aos partidos políticos. Em tempos antigos, uma mudança na administração só era possível através da revolução, da guerra civil, portanto para se organizar os partidários de determinada ideologia política deviam se reunir em segredo para suplantar seus oponentes.

Com o passar dos anos esses grupos secretos começam sofrer ataques diretos por parte da Igreja Católica, dos Estados Nacionais e consequentemente de todos não-afiliados por conta do seu “poder invisível”. Em pouco tempo a difamação e o surgimento de outros grupos radicais dão origem a uma forte repressão desses movimentos secretos, culminando nas inúmeras teorias conspiratórias da contemporaneidade.
Simbolo da Maçonaria
 

O Grande Arquiteto do Universo
Quem ajudará o filho da viúva

Talvez a mais famosa de todas as sociedades secretas, a maçonaria é uma associação de caráter universal. Seus membros devem cultivar a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade e os princípios democráticos, da liberdade, igualdade e fraternidade.Sinal maçon

Estruturados em células autônomas, conhecidas por Lojas, os maçons possuem uma série de ritos e símbolos próprios, sendo que a maioria deles é conhecida somente pelos iniciados.

Alguns acreditam que os maçons são na verdade transformações e adaptações de outra sociedade secreta (de cunho eclesiástico) muito famosa, os Cavaleiros Templários. Teoristas da conspiração associam a organização a outro grupo também popular, os Illuminati, advertindo sobre os planos de dominação global organizados pelas ordens.

Nos video games os Maços são uma figura tão recorrente quanto os Illuminati e os Cavaleiros Templários. Em Deus Ex (lançado em 2003) várias referências a inúmeras sociedades secretas compõem a trama principal do jogo. A história em si envolve principalmente os Illuminati, porém em uma cena do jogo um dos personagens pede por ajuda dizendo: "pelo filho da viúva" — uma frase de significância para os iniciados na maçonaria.

Outra referência interessante pode ser conferida em Final Fantasy X, conforme você avança pelo jogo irá encontrar vários personagens secundários. Ao visitar os sacerdotes dos diversos templos das diferentes cidades o jogador deve executar uma saudação especifica, fazendo um gesto com as mãos (braço direito por cima, braço esquerdo por baixo, mãos curvadas com os dedos esticados formando um círculo), um sinal próprio dos maçons.

Até mesmo em World of Warcraft podemos conferir uma referência direta a sociedade secreta da qual o primeiro presidente do Brasil fazia parte. Um dos vários itens presentes no jogo é o Divino-matic Rod — o nome é o mesmo de um dos anéis de fraternidade maçônico.
A mão invisível por trás do poder
 

O poder por trás do trono
Nova Ordem Mundial

Do latim Illuminatus (aquele que é iluminado), os Illuminati são uma das sociedades secretas mais populares do mundo. Fundada na Baviera em 1776 por Adam Weishaupt, professor universitário, o objetivo principal da ordem Illuminati era o de disseminar as doutrinas do Iluminismo do século XVIII de igualdade humana e racionalidade.

Entretanto, o modo dos Estados Absolutistas e o sempre presente terror anti-semita combinou idéias medievais com a nova “ameaça” das sociedade secretas que manipulam os eventos políticos. Um dos discursos mais comuns era o de que os Maçons não passavam de uma ferramentas dos judeus para o domínio global, através dos supostos Protocolos dos Sábios de Sião.

Porém essa associação anti-semita aos Illuminati perde força nas eras Moderna e Contemporânea, que introduzem uma nova ameaça ao mundo. Os teoristas da conspiração passam a associar a ascensão dos Estados Unidos, o enfraquecimento ideológico da Igreja Católica e o fortalecimento das Corporações como ações planejadas pelos Illuminati.

Os Illuminati então passaram a ser considerados uma sociedade secreta política que tramava na sombra um complô mundial. Muitos teóricos de conspiração de esquerda argumentam o neoliberalismo a globalização são parte da agenda perversa dos Illuminati que através do tecnocapitalismo e da ascensão das megacorporações — corporações multinacionais compostas por enormes conglomerados, de exploração monopolista — se tornariam tão poderosas que poderiam ignorar leis, construir exércitos particulares e consequentemente exigir um território soberano, sobre o qual atuariam como governos.

Enquanto isso, outros ainda associam os Illuminati a um grande plano de invasão alienígena. Supostos extraterrestres (comumente denominados de reptilianos ou greys, ou ambos) têm estado entre nós já há algum tempo, porém um “governo mundial” secreto (controlado pelos Illuminati) encobre os fatos.

Nos video games os Illuminati aparecem tanto heróis como vilões. O novo MMO da Funcom, The Secret World oferece o grupo Illuminati como uma das três facções disponíveis. Em Deus Ex, o grande antagonista é o grupo Majestic 12 referido em outras teorias conspiratórias como uma subdivisão dos Illuminati, que também aparecem no jogo.



Resident Evil 4 e sua continuação, Resident Evil 5, acompanham uma trama na qual um culto religioso conhecido como Los Illuminados (que pode ser traduzido como Os Iluminados), também associado a uma megacorporação, pretende controlar o mundo através do parasita, Las Plagas.

A trama principal de Street Fighter III mostra os planos de uma organização chamada Illuminati que pretende instaurar uma nova ordem mundial. Outros títulos também fazem menção ao misterioso grupo, The Patriots da série Metal Gear Solid, afirmam terem sido influenciados pelos Illuminati.

Em Assassin's Creed os Templários são descritos como uma derivação, ou até memso uma evolução dos Illuminati. Em Call of Duty: World at War, no modo Nazi Zombies, o personagem alemão Richtofen comenta várias vezes sobre a sua ligação ao grupo Illuminati.



Virtualmente secreto
A ordem secreta dos video games

E o “poder oculto” das sociedades secretas aparece até nos video games. Além de representar virtualmente algumas das sociedades secretas mais presentes na cultura popular, os jogos também são capazes de criar uma mitologia própria.

O Cult of the Damned de World of Warcraft é um bom exemplo. Formada durante a Third War, a ordem era formada por mortais que serviam aos interesses da Scourge, obedecendo as ordens dos mortos-vivos.A Shandaloo de Street Fighter

Street Fighter também tem a sua versão de uma sociedade secreta, a Shandaloo. Criada pelo megalomaníaco M. Bison, a sociedade secreta Shadaloo tinha como único objetivo a dominação total do mundo.

A série Guilty Gear apresenta a sua própria versão de uma sociedade secreta capaz de controlar o mundo. A Post-War Administration Bureau é uma organização criada por Robo-Ky e foi responsável por transformar Testament em um Gear.

The Dark Brotherhood de Elder Scrolls 4: Oblivion é uma versão “digital” da Ordem de Hashshashin (a Ordem de Assassinos) — seita fundada no século XI por Hassan ibn Sabbah, que aparece em Assassin’s Creed.

Mas aparentemente o xodó dos video games são as sociedades secretas ligadas as megacorporações e anéis políticos. Até mesmo o pobre Max Payne tem que lidar com os planos misteriosos do Inner Circle, uma sociedade secreta que contra uma grande corporação farmacêutica responsável pela criação de uma super-droga.

Outro exemplo são os Patriots (bem como os Philosophers) da série Metal Gear. Também conhecidos como La-li-lu-le-lo, essa cabala secreta que controla o governo dos Estados Unidos, revelou sua existência em Metal Gear Solid 2. Inicialmente formada por doze homens, posteriormente referidos como os Philosophers, os Patriots possuem uma agenda própria que vai além do comando do país.

E você. Gostou do artigo, lembro de outra sociedade secreta? Comente. O TecMundo Games quer conhecer a sua opinião.
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui