menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Cabelo, cabeleira, descabelado! O Baixaki Jogos confere a moda capilar no mundo dos videogames.

schedule14/04/2009, às 07:00

O cabelo apresenta significativa importância social nas relações humanas. Do latim capillus, o cabelo é cada um dos pelos que crescem no couro cabeludo (parte superior da cabeça do corpo humano). Diferenciam-se dos pêlos comuns pela sua elevada concentração por área de pele e pelo desenvolvimento em comprimento os cabelos são muito mais do que um simples atributo estético, já que também funciona como isolante térmico, protegendo a cabeça das radiações solares e da abrasão mecânica.

Entretanto, nos dias de hoje a cobertura capilar assume uma função muito mais social do que propriamente funcional. Como forma de rebeldia ou expressão artística, os diferentes modelos que as madeixas podem assumir podem representar o estado espírito, ideologia, gênero, religião ou até mesmo o status social de seus donos.

Dando continuidade a nossa “trilogia peluginosa” — Barba, Cabelo e Bigode — o TecMundo Games orgulhosamente apresenta um olhar diferente sobre os penteados no mundo dos videogames.


Reco
Cabelo não é enfeiteReco não é marreco!

A rigidez militar, e sua eficiência cosmética, criaram uma estética própria na qual o cabelo (quando presente) é aparado de forma simétrica e rente ao crânio. Tamanha a identificação do corte “reco” ou “escovinha” com as corporações militares que nem mesmo as arrojadas madeixas de Guile (Street Fighter) conseguem quebrar o paradigma.

Homens como os distintos Sargento-Major Avery J. Johnson da série Halo provam que o corte é muito mais do que um regulamento do exército é uma espécie de identidade universal dos soldados. Tanto o é que mesmo no futuro, e em outro planeta, Dominic Santiago apresenta o mesmo cabelo “reco”.

A identificação do penteado com o soldado não para por ai, já que outros homens, não associados com nenhum organização militar também optam pelo corte “escovinha” por sua praticidade e simbologia bélica. Quem melhor do que o grande Duke Nukem para exemplificar tal argumento.
Corte de macho!

Loucas madeixas
O cabelo como sinal de psicopatia
Cuidado com o meu cabelo
Certas pessoas acabam negligenciando seus cabelos por conta da sua vida atribulada, enquanto outros dedicam grande parte do seu tempo pensando em novas formas de moldar suas cabeleiras para melhor representar sua personalidade.

Entre esses um grupo se destaca pela excentricidade que toma formas peculiares nos fios de cabelo. Como verdadeiras placas de advertência, a cabeça dessas pessoas deixa bem claro que “algo está muito errado”.

O que dizer dos bons (não tão bons assim) e velhos cientistas malucos. O Dr. Wily — grande rival de Megaman e seu criador o Dr. Light — que o diga. O “careca cabeludo” assusta qualquer um com sua indefectível bizarrice. Outro exemplo contundente são as “orelhas de Hermes” delicadamente armadas na cabeça de Heihachi Mishima.
Issa meu cabelo não saiu do lugar

Rebeldia capilar
Cabelos rebeldes

Se você sofre de “cabelo ruim” o TecMundo Games não tem solução, mas pelo menos mostra que grandes personagens dos videogames também sofrem para deixar suas madeixas sob controle. O que dizer de Solid Snake e seu “mullet” rebelde. O grande espião até tenta manter suas mechas presas com uma faixa, mas não há como segurar tanta rebeldia, basta dar uma olhada na arte de Metal Gear Solid 2.

Outro que sofre muito para domar seus cabelos é o velho encanador italiano Mario. Aparentemente pular sobre goonbas e devorar cogumelos pode danificar seriamente o seu couro cabeludo. Tamanho é o problema que ele resolveu esconder tudo embaixo de um charmoso chapéu vermelho.

Outro ambiente potencialmente prejudicial para os cabelos é o universo de Final Fantasy. Com modelos do calibre de Cloud Strife e Wakka não há condicionar que de conta de cabelos tão arredios.
Não dá tempo de arrumar essa juba
Cabelo multifuncional
Muito mais do que uma simples peruca

E quando os seus cabelos são tão belos e resistentes que acabam se tornando muito mais funcionais. Ao invés de simples adornos do couro cabeludo, os fios de cabelo dessas pessoas servem como ferramentas de defesa, ataque e até mesmo locomoção.

O que dizer dos longos cabelos brancos de Sindel, que chicoteavam seus oponentes, ou então do topete cuidadosamente “engordurado” de Blue Sued Goo. Os dois utilizavam suas vastas jubas para nocautear seus adversários em combates mortais.

Com propósitos menos letais, mas não menos funcionais, a valente Dixie Kong utilizava seu rabo-de-cavalo loiro para planar ou se segurar em troncos de árvores como uma boa macaquinha.

Mas certamente o penteado mais inusitado e multifuncional de todos é o de Rocky Rodent. A saudosa estrala do jogo homônimo do Super Nintendo, era capaz de utilizar sua “peruca” como arma, trampolim, corda e assim por diante.
Eu posso ter mudado, mas os meus cabelos!

Liberdade no topo da cabeça
Ideologia, eu quero uma para o meu cabelo
É massa real
E como esquecer daqueles indivíduos que deixam estampados em seu escalpo diferentes ideologias. Da revolta contra o sistema a afirmação racial, passando pela confirmação religiosa.

De roqueiros cabeludos e a monges de cabeça raspada. Do moicano punk exibido pelo rebelde Johnny Napalm ao revoltado corte tecnicolor de Zack. Os dreadlocks de Akuji refletem sua afiliação religiosa, enquanto os de Knuckles servem apenas como afirmação estética.

Eis que surgem as exuberantes cabeleiras Afro, evocando toda a tradição cultural africana. Dos combates motorizados de Interstate ’76 em que Taurus exibia seu afro dentro de um belo Jefferson Sovereign, aos rinques de Ready to Rumble, em que Afro Thunder nocauteava oponentes enquanto carregava o peso de uma gigantesca cabeleira.

Até mesmo em mundos distantes em eras desconhecidas o Afro se destaca como símbolo da cultura africana. Prova cabel disso é que Kalzroy, personagem de Final Fantasy XIII ostenta uma modesta cabeleira afro.
Tá pesando um pouco Afro Cool

Enfim, muitos outros personagens também são lembrados por seus penteados pouco usuais, ou bem modelados. Comente e relembre outros cabelos particularmente peculiares.

Algum que, talvez, não se enquadre nas classes acima, talvez um herói respeitável, com madeixas ao vento? Compartilhe conosco as suas experiências mais...cabeludas e fique ligado na conclusão do nosso “estudo peluginoso” nos videogames.
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui