menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Games inspirados em desenhos animam o Baixaki Jogos!

schedule11/03/2009, às 11:09

Desenhos animados. A simples menção desta expressão faz com que apareça na mente do leitor uma rápida sucessão de diversas cenas visualizadas em telas através de sua vida. De desenhos engraçados e pastelões (como Tom e Jerry) a desenhos para adultos (Os Simpsons, por exemplo), passando por clássicos como Mickey Mouse e Turma da Mônica, a interatividade desta forma de entretenimento com os video games existe desde que estes últimos permitiram uma reprodução fiel o suficiente das animações.

Pois bem, este artigo traz algumas dessas transições do entretenimento passivo para o interativo, que resultaram em jogos notáveis. Mais uma vez – como é de costume em nossos especiais – selecionamos aqueles que consideramos mais relevantes, visto que exemplos não faltam. Vale ressaltar que abaixo encontram-se, exclusivamente, exemplos de desenhos que viraram jogos, não o contrário – quem sabe o que o futuro reserva?

Portanto, se você teve uma infância e ainda se lembra dos seus desenhos animados favoritos, confira a lista abaixo para ver se lembramos das mesmas coisas! Caso não encontre o que estava procurando, não se desespere. Deixe um comentário a respeito dos jogos que você acha que mereciam estar aqui!



Turma da Mônica em O Resgate - 1993
Crianças com armas, que feio...

Achamos que o primeiro da lista devia ser um dos raros exemplos brasileiros deste tipo de situação. Lançado para o Master System, o game era uma modificação de Wonder Boy III: The Dragon’s Trap, alterado para que os personagens da turminha fossem os protagonistas da aventura.

Apenas no Brasil o game foi lançado desta forma, em qualquer outro lugar do mundo o formato original permaneceu. Ao menos uma vez nós ganhamos alguma coisa diferenciada, que obteve um reconhecimento razoável aos olhos do público.



Bart’s Nightmare - 1992
Cadê minha lição? Acho que o cachorro comeu...

Um clássico que divertiu crianças de todo mundo quando lançado. Quem não se lembra dos pequenos Zs do jogo, das portas coloridas e das notas horríveis que Bart tirava em suas lições quando falhávamos no game? O título era basicamente do gênero plataforma enquanto o jogador devia coletar as páginas da lição de casa – mas os diversos mini-games existentes adicionavam boa variedade.

Um dos vários jogos dos Simpsons desenvolvidos para diversas plataformas, a franquia até hoje continua a ser adaptada para sistemas contemporâneos – como pode ser visto em The Simpsons Game, presente em todas as plataformas disponíveis em nosso site. Bart’s Nightmare foi lançado para o Super NES e para o Mega Drive.



South Park - 1998
Mais crianças com armas. Este mundo está perdido

Oh meu deus, eles mataram o Kenny! A famosa frase do desenho animado pode ser aplicada a virtualmente todos os personagens neste FPS em que estão presentes grande parte dos personagens vistos na animação. Nem um pouco politicamente correto, assim como sua fonte, este game coloca um dos quatro protagonistas da série de TV contra diversos oponentes, buscando impedir um cometa de atingir sua cidade.

Armados até os dentes com bolas de neve – que podem ser “melhoradas” com urina – galinhas e até mesmo um “lança-vacas”, as crianças da cidade podiam também enfrentar uns aos outros em modos multiplayer extremamente descontraídos. Estava disponível para o PlayStation, Nintendo 64 e para PCs.



Castle of Illusion Starring Mickey Mouse - 1990
Mickey e... o soldadinho de chumbo?!

Este game de plataforma estrelando o famoso ratinho da Disney foi comparado a Mario quando de seu lançamento, por possuir uma jogabilidade extremamente similar e o objetivo ser salvar Minnie de uma bruxa. O jogo foi um dos diversos jogos lançados na época baseados nos diversos personagens de Walt Disney, para o Mega Drive.

Embora o mascote seja um grande sucesso mundo afora, nos video games suas aparições foram bastante tímidas e colocamos um de seus títulos aqui como homenagem. Uma das aparições mais significativas de Mickey foi em Kingdom Hearts, embora não como protagonista.



Quackshot – 1991
O famoso aviãozinho

Outro título da Disney, “parente” de Castle of Illusion, Quackshot também é um jogo de plataforma para o Mega Drive. No entanto, este obteve maior sucesso, devido a diversos elementos bastante divertidos e inusitados que se fizeram presentes. O protagonista desta vez – como o título insinua – é o Pato Donald, juntamente com seus sobrinhos.

Com um visual à là Indiana Jones, Donald busca um tesouro enquanto é perseguido de perto por Bafo-de-onça. Armado com seu fiel “lança-desentupidores-de-pia” (segunda vez que criamos um termo neste artigo!), ele parte através de diversos cenários em busca de seu objetivo.



Disney’s Aladdin – 1993
Parece que choveu dentro desse castelo...

Partindo para outra franquia do senhor Walt, encontramos o game baseado no filme de 1992, Aladdin. Disponibilizado para várias plataformas diferentes – NES, Mega Drive, Master System, entre outras – o jogo é uma mistura de ação e plataforma ao estilo Prince of Persia.

Recebeu atenção na época pelo fato de as diversas versões para diferentes plataformas possuirem grandes variações. Em algumas ele nem mesmo possui uma espada, em outras o objetivo é salvar a princesa, não simplesmente derrotar o vizir. De qualquer forma, foi bem recebido e merece um lugar em nossa lista.



Bugs Bunny & Taz: Time Busters – 2000
À là Looney Tunes

Fugindo um pouco de personagens da gigante das animações, vamos à Warner Bros. e seus carismáticos animais antropomórficos dos Looney Tunes. Pernalonga e Taz protagonizam este, que é o segundo título da série para o PlayStation e, mais uma vez, é do gênero plataforma – que parece dominar as adaptações de desenhos animados.

Novamente viajando através do tempo, os dois devem juntar as peças de um dispositivo para trazer Patolino de volta para casa. Embora não tenha tido muito impacto no público, foi um dos poucos títulos em que os famosos personagens se fizeram presentes.



Scooby-doo! Night of 100 Frights – 2002
Scooby-doo-bi-doo!

O simpático e comilão cachorro da Warner Bros. – mas criado pelos estúdios Hanna-Barbera – aparece nos consoles de sexta geração (Gamecube, Xbox e PlayStation 2) neste game de plataforma, em que o objetivo é encontrar seus amigos. Com uma grande variedade de vilões e de personagens, o jogo tentou se manter fiel às origens.

É notável por possuir uma história bem-desenvolvida, incomum para o gênero, ao estilo “resolver um mistério” que tornou a franquia famosa. Suspeito após suspeito, a história vai se desenrolando através do jogo para terminar com um final inesperado.



Animaniacs – 1994
Somos os Animaniaaaaacs! Somos demais!

Fechando os games de plataforma está Animaniacs, do desenho animado de mesmo nome. Estrelando os três mascotes da Warner, o jogo possui várias características que o destacam dos outros. Em primeiro lugar, eles sabem que fazem parte de um videogame, quebrando a famosa “quarta parede”. Além disso, eles podem correr dos inimigos e não necessariamente derrotá-los.

O objetivo é recuperar diversos objetos de filmes, e para tal eles enfrentam diversos outros personagens famosos. Dois deles são Pinky e o Cérebro, que também possuem seu próprio desenho animado. Lançado para Mega Drive e Super Nintendo.



Naruto: Clash of Ninja – 2006
O ninja loiro

Passamos agora ao lado oriental das animações, com os chamados animes. A aclamada série Naruto chegou aos video games ocidentais em um jogo de luta para o Gamecube – mesmo que três anos depois de seu lançamento no Japão. Utilizando personagens do desenho animado e das histórias em quadrinhos que o originaram, o game foi criado utilizado a controversa técnica de cell-shading.

Cada um dos personagens do título possui suas próprias habilidades, de acordo com o material-fonte de que foram retirados. O sistema de combate é bastante básico, mas divertido. Vale ressaltar que as vozes são as mesmas dos atores que trabalharam no anime.



Dragon Ball GT: Final Bout - 1997
Goku!

Outro jogo de luta baseado na incrivelmente famosa série Dragon Ball, lançado para o Playstation. Trazendo personagens das franquias Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, o game foi o primeiro da marca a ser lançado fora do Japão – que é a razão pela qual foi o escolhido por nós para representar a série nesta lista.

Embora não tenha sido um sucesso, o jogo foi relançado diversas vezes baseando-se exclusivamente na excelente reputação do nome Dragon Ball, e foi o último jogo da franquia a ser lançado na plataforma.



Avatar: The Last Airbender – 2006
Os 4 companheiros

Embora não seja um anime – por ser produzido nos Estados Unidos – o desenho animado que deu nome ao game é baseado em elementos orientais, por isto vem fechar a nossa lista. A série de TV foi imensamente popular, recebendo diversos prêmios e gerando uma franquia extremamente rentável.

Um jogo de RPG/aventura que permite ao jogador controlar um de quatro personagens, Avatar lembra bastante o estilo de Baldur’s Gate – o que é sempre uma boa coisa. É o mais recente game presente em nossa lista, fechando-a em grande estilo!



E você, qual é sua adaptação de desenhos para video games favorita? Deixe seu comentário!
smart_display

Nossos vídeos em destaque

star

Continue por aqui