Todo jogo é desenvolvido a partir de um conjunto de motores, ou engines, que são responsáveis pelo funcionamento de diversas características fundamentais dentro de cada parte do título. Há engines gráficas, de física, som, colisão, inteligência artificial e diversos outros aspectos.
Conceito
Nossos vídeos em destaque
Atualmente, os motores gráficos de maior renome já contam com todos estes aspectos interligados, facilitando ainda mais o desenvolvimento dos games. A engine mais poderosa da atualidade em questão de qualidade técnica é a CryENGINE 2, responsável pelo desenvolvimento de Crysis.
Sem entrar em aspectos técnicos, podemos resumir uma engine como o conjunto de ferramentas que possibilita o desenvolvimento de um jogo. A qualidade dos componentes de um motor desse gênero determina o produto final que jogamos nos consoles ou computadores.
Por esse motivo, diversos recursos inovadores são adicionados à cada versão nova de um motor gráfico. Quesitos como texturas de personagens e terrenos, efeitos de iluminação, movimentação e inteligência artificial são bons exemplos do que uma engine gráfica deve oferecer.

Acima estão alguns exemplos de aspectos gráficos interessantes criados com a CryENGINE 2. Ali são exibidos efeitos de sombreamento e texturas, iluminação dentro da floresta, fumaça e a aparência da água, que requer ótimos itens de hardware para ser fielmente reproduzida em um computador.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)