Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Análise de periférico: controle Dual Shock Shadow

schedule22/07/2010, às 10:51

Cansado de jogar sempre com o controle padrão do PS3? Ou, talvez você tenha um PS3, goste do seu PS3, mas prefira o formato do controle do Xbox 360? Para qualquer um dos casos, talvez seja uma boa ideia você dar uma olhada no controle Dual Shock Shadow sem fio, desenvolvido pela MAXPRINT Games. O TecMundo Games testou o novo periférico a fim de ver o que funciona, e o que, talvez, deixe um pouco a desejar.

Em primeiro lugar, uma vantagem óbvia, embora um tanto subjetiva. Conforme mencionado acima, o Dual Shock Shadow apresenta direcionais analógicos em uma disposição idêntica ao do controle do Xbox 360.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Trata-se de uma boa opção para quem acha os direcionais do Dual Shock Padrão pouco anatômicos — já que ambos são dispostos na parte inferior do controle, tornando o manuseio — para alguns, é claro — um pouco desajeitado. Bem, o Shadow soluciona esse inconveniente, além de trazer acabamento emborrachado, firmando a empunhadura.

Shoryuken!

Para colocar o controle da MAXPRINT em uma prova de fogo, nós resolvemos testá-lo com o esfacelador-mor de botões: Street Fighter. No caso, o novo Super Street Fighter IV. Afinal, se Shoryukens e Hadukens saíssem sem maiores problemas, a precisão seria garantida para (praticamente) qualquer coisa.

Img_original

 Em relação ao direcional digital, é bem provável que você possa aposentar aquela sua camiseta velha e esburacada. Os comandos obedecem facilmente e sem grandes esforços — muito melhor que o direcional digital dos primeiros gamepads do Xbox 360, não haja dúvida quanto a isso.

Direcionais analógicos

Entretanto, quando passamos para os controles analógicos, notamos certa falta de precisão, sobretudo no reconhecimento das diagonais. Nada terrivelmente gritante, mas um tanto menos responsivo em relação aos controles do Dual Shock padrão.

R2 e L2 em formato de gatilho

Para quem não bate de frente com os botões superiores do Dual Shock, outra boa novidade. O shadow traz os botões R2 e L2 em formato de gatilho — evitando os eventuais escorregões dos controles originais do PS3. Mas não, não se trata de algo nem sequer semelhante aos gatilhos pronunciados do Xbox 360. Em relação ao tamanho, os botões de ombro se parecem mais com o Dual Shock padrão.


Entretanto, fica a dúvida: por que não incluir uma compatibilidade mais abrangente? Afinal, existem hoje no mercado modelos que suportam todas as gerações do PlayStation e também PC.

Enfim, o Shadow é uma boa opção para quem busca uma alternativa no PS3, sobretudo para os jogos de luta. O direcional digital é bastante responsivo, o posicionamento dos direcionais analógicos deve agradar a boa parte dos jogadores — embora a precisão tenha deixado um pouco a desejar — e a bateria interna elimina a necessidade de pilha ou kits adicionais.

star

Continue por aqui