É tetra, é tetra... Ops, copa errada. Infelizmente (ou felizmente, segundo certa corrente que faz sucesso no Twitter), não temos Galvão Bueno para narrar o resultado final da Copa de Personagens TecMundo Games. Mesmo assim, a disputa foi apertada o bastante — especialmente nas etapas finais — para garantir reações exaltadas por parte dos torcedores de cada um dos ícones dos games (basta olhar o número e o estilo dos comentários do artigo sobre a final).
Antes de passarmos ao campeão, segue a lista com os artigos sobre as etapas anteriores, para quem perdeu algum detalhe:
Nossos vídeos em destaque
Isso dito...
CampeãoO vencedor incontestável
)
Sabe o Mario? Então, ele ganhou. Muitos já previam que a mascote da Nintendo fosse levar o caneco, já que seu carisma e apelo transcendem gerações, gostos e até mesmo plataformas. Até quem nunca possuiu um console da empresa se identifica com o personagem que se tornou um símbolo dos jogos de plataforma — e que protagonizou o game com a nota mais alta já dada pelo TecMundo Games.
Confira abaixo os resultados das finais.
Terceiro lugar)
Um estilo de luta silencioso, discreto e eficiente contra um estilo espalhafatoso, espetacular e impactante. O resultado era imprevisível, mas quando a poeira baixou apenas um homem restou de pé: Ezio. Uma briga entre um clássico de 23 anos de idade e um novato de apenas nove meses que prova que ainda há espaço para o surgimento de novos ícones dos games.
Final)
Impossível imaginar um duelo mais representativo, na atualidade, dos maiores símbolos contemporâneos dos video games. Mario ressurgiu de forma espetacular, nos últimos anos, enquanto Kratos tomou o universo dos jogos eletrônicos de assalto desde sua primeira aparição em 2005. Mais uma vez, um duelo entre veterano (Mario, 29 anos) e novato (Kratos, 5 anos). Desta vez, no entanto, a tradição prevaleceu.
A seguir está a tabela completa dos embates da I Copa de Personagens TecMundo Games!
Apanhado geralO decorrer da competição
A Copa já começou dura, com vários personagens famosos sendo desclassificados logo na primeira fase. Grandes nomes, como Sub-Zero, Mega Man e Duke Nukem, não conseguiram bater oponentes de peso, como Link, Solid Snake e Master Chief. Algumas surpresas aconteceram, como o protagonista de Assassin's Creed 2, Ezio, detonando a concorrência e indo até as semifinais.
O embate mais significativo da fase de grupos foi, sem dúvida alguma, o do grupo E — composto por Link, Leon Kennedy, Sub-Zero e GLaDOS. Os três primeiros dividiram os votos de forma muito similar, terminando com diferenças de menos de 2% entre o primeiro e o terceiro. Além disso, a diferença entre cada um foi de 1%. O resultado foi uma vitória apertada de Link e Leon, com 33% e 32%, respectivamente. Sub-Zero passou perto, com 31%. E GLaDOS recebeu a menor votação de todos os participantes da Copa.
As estatísticas do primeiro dia de competição foram as seguintes:
- Mais de 13 mil visualizações da competição por parte dos leitores;
- Menor número de votos: Grupo H (composto por Sonic, Nathan Drake, Gordon Freeman e Max Payne), com 4486;
- Maior número de votos: Grupo A (composto por Mario, Master Chief, Duke Nukem e Faith), com 6459.
Na segunda fase os concorrentes foram divididos em duas chaves, e nesse ponto os favoritos começaram a se desenhar. Link e Sonic passaram apertado por seus oponentes, Master Chief e Solid Snake. Enquanto isso, Kratos e Ezio destruíam os adversários angariando mais de 75% dos votos cada um. Pobres Nathan Drake e Lara Croft, realmente não era o dia dos aventureiros. A disputa mais acirrada foi entre Niko Bellic e Donkey Kong — o protagonista de GTA IV levou apenas 55% dos votos.
As estatísticas do segundo dia de competição foram as seguintes:
- Mais de 10 mil visualizações da competição por parte dos leitores;
- Menor número de votos: Ezio versus Nathan Drake, com 4282;
- Maior número de votos: Mario versus Leon Kennedy, com 4387.
Nas quartas de final, os quatro grandes nomes foram definidos claramente: Mario, Ezio, Ryu e Kratos são, sem dúvida alguma, os grandes favoritos dos leitores do TecMundo Games. Isso porque eles passaram sem problemas por seus oponentes (Pac-Man, Niko Bellic, Link e Sonic, respectivamente). As maiores diferenças foram entre Mario e Pac-Man (83% a favor do encanador) e Kratos e Sonic (71% a favor do espartano).
As estatísticas do terceiro dia de competição foram as seguintes:
- Mais de 14 mil visualizações da competição por parte dos leitores;
- Menor número de votos: Niko Bellic versus Ezio, com 6870;
- Maior número de votos: Kratos versus Sonic, com 7143.
Nas semi-finais, a coisa apertou de vez. Os fãs escolheram seus campos e começaram um combate feroz que podia ser acompanhado até mesmo nos comentários do artigo. É torcida para lá, xingamento para cá... Nossos moderadores tiveram que manter os dois olhos nos mais exaltados, para evitar que a coisa fosse muito longe.
No final das contas, Mario prevaleceu sobre Ezio em uma vitória extremamente apertada — em embate que começou a favor do protagonista de Assassin’s Creed 2 — que deu ao encanador apenas 53% dos votos. Kratos também teve dificuldades para despachar Ryu, que não se entregou fácil e, por mais que nunca tenha passado à frente na disputa, cansou o espartano. O protagonista de God of War levou apenas 56% dos votos.
Vale lembrar que as vitórias de Mario e Kratos foram as mais apertadas de ambos os personagens em toda a Copa!
As estatísticas do quarto dia de competição foram as seguintes:
- Mais de 20 mil visualizações da competição por parte dos leitores;
- Menor número de votos: Ryu versus Kratos, com 6913;
- Maior número de votos: Mario versus Ezio, com 7763;
As finais — que incluem a grande final e a decisão pelo terceiro lugar — duraram o final de semana todo e resultaram em um dos mais ferozes combates da história do TecMundo Games. O número de comentários excedeu com folga os recordistas anteriores e estabeleceu o artigo como o mais comentado da história do TecMundo Games! Um marco para nós e para a comunidade que tornou isso possível, pelo qual agradecemos sinceramente o apoio!
Na disputa pelo terceiro lugar, fechou o tempo entre Ezio e Ryu, que não deixaram a desejar em nenhum momento com relação à final. O combate foi tão acirrado quanto as semi-finais, mas no final das contas prevaleceu o carisma do novato Ezio — que deixou o veterano Ryu fora do pódio.
Já na grande final, Mario e Kratos se digladiaram ferozmente por três dias, durante os quais a disputa foi tão acirrada que quase precisamos usar um tira-teima para definir o vencedor! No fim, Mario conseguiu passar ligeiramente à frente e levar para casa o troféu de campeão da I Copa de Personagens TecMundo Games!
As estatísticas do último final de semana de competição foram as seguintes:
- Mais de cem mil visualizações da competição por parte dos leitores;
- Menor número de votos: Ezio versus Ryu, com 10468;
- Maior número de votos: Mario versus Kratos, com 21070.
Em suma, podemos dizer que o experimento foi um sucesso. A Copa foi muito bem-recebida pelo público e o TecMundo Games certamente guardará isso em mente para eventos futuros. Ainda não fomos tão populares quanto a Copa do Mundo de futebol, mas quem sabe um dia não chegamos lá!
O grande campeãoIt’s a me, Mario!
É difícil encontrar palavras para descrever de forma precisa o impacto de Mario nos video games. O personagem é um ícone, um símbolo, uma figura que, com o passar dos anos, se tornou representante da indústria de jogos eletrônicos como um todo. Virou parte integrante da cultura mundial, sendo homenageado até mesmo em nomes de rua!
Criado por Shigeru Miyamoto em 1981, o personagem então conhecido como Jumpman fez sua primeira aparição no jogo Donkey Kong. Embora o macacão emprestasse seu nome ao jogo, o protagonista já era bigodudo — que, embora ninguém ainda soubesse, viria a ser o personagem mais bem-sucedido da história dos games.
O nome Mario surgiu em 1982, com o jogo Donkey Kong Junior — único game da história do personagem em que apareceu como um antagonista. Em 1983, Mario ganhou um irmão chamado Luigi no título Mario Bros., que se tornaria a série responsável por transformar o personagem em um símbolo mundial da Nintendo.
Super Mario Bros. elevou esse status ainda mais, enquanto na época de Super Mario World o personagem já era reconhecido internacionalmente como uma das principais figuras dos video games. Sua primeira versão em 3D, em Super Mario 64 (lançado em 1996), foi um passo importante em direção à adoção de gráficos em três dimensões nos jogos eletrônicos.
Após um período de menor sucesso — em grande parte por causa do estrondoso sucesso do PlayStation 2 e consequente ascensão de franquias para esse console — em que seus jogos tiveram impacto menor do que de costume, Mario retornou ao grande palco com a franquia Super Mario Galaxy. O primeiro jogo da série foi excelente, enquanto o segundo foi simplesmente perfeito. New Super Mario Bros. Wii também veio para expandir ainda mais o gênero plataforma com seu multiplayer.
Ou seja, dizer o nome de Mario invoca a imagem de video games, enquanto dizer video games faz com que a pessoa já pense em Mario. Uma lenda da indústria, que merece, sem sombra de dúvidas, o título de campeão desta competição.
Vice-campeãoFúria vencida pelo carisma do encanador
Kratos surgiu em 2005 com violência, e desde então se manteve no topo através desse mesmo artifício. Protagonista de uma série de games excelentes, ele sem dúvida tinha potencial para ser o vencedor da Copa — se não fosse por um certo encanador bigodudo com uma tendência a ser um herói improvável.
A palavra grega kratos significa poder, algo bastante apropriado para o personagem. É também o nome de um deus da mitologia grega, que representa o conceito e é irmão da deusa Nike, da vitória. Já na mitologia dos games, é apenas um homem transformado em Deus que busca vingança — a qualquer preço, custe o que custar.
Terceiro lugarUm astro em ascensão
Ezio chegou aos games há menos de um ano, mas pela sua colocação na competição já podemos ver claramente seu impacto junto ao público. Substituindo Altaïr na franquia Assassin’s Creed, ele deixou sua marca e permanece como protagonista na série — o que demonstra também a confiança dos desenvolvedores em seu potencial como personagem.
Também motivado por vingança, assim como Kratos, Ezio busca justiça pela traição cometida contra sua família. No entanto, prefere métodos de ação mais discretos e sutis do que aqueles do espartano — e aprende técnicas assassinas para realizar seus objetivos da forma mais invisível possível. Uma figura histórica, ele serve como instrumento para que o jogador explore o Renascimento através de olhos bastante críticos.
ConclusãoAssim chega ao final a I Copa de Personagens TecMundo Games. Se na versão do futebol deste evento a Espanha levou o caneco, Mario representa a italianada nos video games. Como mencionamos anteriormente, o experimento foi um sucesso — embora possa ser, certamente, aprimorado ainda mais.
Deixe sua sugestão, crítica, elogio ou insatisfação nos comentários, para que possamos fazer a próxima ainda melhor. E que Mario possa encontrar lugar em sua já lotada estante de prêmios para nosso troféu virtual!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)