menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Comprei meu Xbox 360. E agora, Baixaki Jogos?

schedule31/03/2010, às 08:17

Recentemente o TecMundo Games contemplou os novos compradores de PlayStation 3 com um tutorial explicando como extrair o máximo da sua nova e poderosa aquisição. Mas espere, você não comprou um PS3, mas sim o igualmente poderoso Xbox 360? Pois bem, o TecMundo Games vai agora mostrar o caminho das pedras para que os novos “caixistas” possam extrair o máximo de suas máquinas.

Afinal, em meio a ume enxurrada de jogos excelentes, possibilidades online e interações as mais variadas com diversas redes online e diversas formas de se plugar um mesmo console à TV, é bem possível que alguns jogadores recém-egressos da sexta geração — PS2 ou Xbox — acabem meio confusos. Bem, sem problemas. Mas, em primeiro lugar, vamos à compra em si.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

 

Arcade ou Elite?

Encontrando o melhor Xbox 360 para você

Elite: 120 de HD e cabo HDMI inclusoDesde o seu desembarque, o Xbox 360 já contou com diversos modelos, todos variando em tamanho do HD (disco rígido) e acessórios que acompanhavam o pacote. Já tivemos Core (sem HD), Premium com 20 Gb, Arcade — que surgiu para substituir o Core —, Pro e, finalmente, Elite. Atualmente, os modelos oferecidos são apenas Arcade (ainda sem HD) e a versão Elite, que agora conta com HD de 120 Gb

E qual é exatamente a melhor opção? Bem, se o seu critério foi “poder de fogo”, certamente o Elite leva vantagem. Além de vir com tudo o que acompanhava o antigo pacote Pro — fone de ouvido, cabo de rede e vídeo componente —, o Elite ainda traz um cabo HDMI (transmissão digital de alta definição).

Considerando-se a profusão de jogos vendidos via Download no Xbox Live Arcade e ainda a vasta quantidade de DLC (conteúdos para downlod) que são disponibilizados para títulos maiores, é fácil perceber o benefício de um espaço de 120 Gb. Entretanto, caso conteúdos extras não sejam a sua praia, a versão Arcade (250 Mb de memória) pode muito bem fazer o trabalho — além do que, sempre é possível comprar um HD mais tarde, certo?

Pacotes Especiais

Então 120 Gb ainda não são suficientes para você? Bem, existe uma opção, é claro. Trata-se dos famosos pacotes promocionais. Basicamente, são consoles lançados para promover um título em específico, e que normalmente trazem algum “agradinho” extra par aquém resolver desembolsar um pouco.

Um exemplo é o pacote recentemente lançado para Modern Warfare 2. Além do próprio jogo, o console (Elite) trazia um HD de — pasme! — 250 Gb e mais dois controles “wireless”. Tudo bem que a brincadeira toda saia por não menos que US$ 400,00. Entretanto, caso você realmente tivesse interesse em adquirir cada um dos itens separadamente, trata-se ainda de uma pechincha.

Pacote Xbox 360 Elite + Modern Warfare 2: diferencial nos 250 Gb de HD

 

Adicionais

“Será que eu comprei tudo o que é preciso?”

Convém agora dar um lembrete ao povo que joga vídeo games desde a época do PlayStation 1 ou do Nintendo 64 — ou até antes. Embora há alguns anos fosse absolutamente comum comprar um console e correr para casa desfrutar algumas horas de diversão, isso não é totalmente válido hoje em dia. Para realmente extrair o máximo do seu console, é interessante atentar para alguns adicionais que podem potencializar a diversão na hora de jogar. Vamos a eles:

  • Cabo HDMI: caso a sua versão do 360 não seja a Elite, uma ótima ideia é adquirir um HDMI separadamente, a fim de obter o máximo dos gráficos do console através da transmissão digital. É claro que, para tanto, você precisará também de uma TV com de alta resolução (1080p). Mas, é claro, o video componente também faz um bom trabalho — de qualquer forma, muito melhor que o cabo AV padrão que acompanha o video game.

  • Caso você não queira virar sócio da Rayovac, uma bateria recarregável é uma boa opçãoKits de carregamento de bateria: é realmente ótimo jogar vídeo game hoje em dia sem ter alguém constantemente tropeçando no fio dos controles. Entretanto, isso tem um preço, é claro: os controles wireless do Xbox 360 consomem bastante energia.

    Para não acabar gastando uma fortuna em pilhas, uma boa opção é comprar um dos kits com carregadores e baterias que vem em duas versões. “Play-and-Charge”, que permite que você jogue enquanto as baterias recarregam, e “Quick Charge”, um carregador bem mais padrão.

  • Controle adicional: depois do Atari 2600 (que vinha com dois controles), sempre foi uma boa prática garantir um controle adicional para um pouco de diversão social. O mesmo vale aqui. Tudo bem que um controle “wireless” original do 360 — mais recomendável — não é lá tão barato (entre 120 e 150 reais). Mas perder as possibilidade de jogar Pro Evolution Soccer, Resident Evil 5, Gears of War 2, Fable 2, entre outros.

  • Adaptador de rede “wireless”: pela “bagatela” de US$ 99,00 você ainda pode levar para casa um adaptar de rede “wireless” original da Microsoft. Quem for particularmente hábil em configurações de rede também pode apostar em alternativas como o Linksys WGA54AG Game Adapter ou ainda o Belkin F5D7330 Wireless G Gaming Adapter.

  • Um adaptador wireless (original) é sempre uma boa ideia

    • Cartão de membro Gold da Xbox Live: embora boa parte dos conteúdos da Xbox Live estejam disponíveis para usuários nível Silver, é com o passe Gold que você garante vantagens como jogar multiplayer online, baixar demonstrações jogáveis e participar de promoções. Quem mora nos Estados Unidos ainda conta com acesso à rede de vídeos streaming Netflix — sem previsão para chegar em terras tupiniquins.


    Biblioteca de jogos

    Por onde começar?

    Entre jogos novos, obras primas mais antigas e jogos menores — mas igualmente criativos — vendidos via download, o Xbox 360 acumulou até hoje uma biblioteca de jogos realmente de fazer inveja. Bem, e com tantas possibilidades, de tantos gêneros e estilos distintos, por onde começar?

    Bem, considerando-se que você já tenha se divertido ao criar o seu avatar — sua versão virtual/caricata dentro do console — eis alguns dos títulos mais expressivos até o momento (nunca se esqueça de conferir os selos de classificação etária de cada jogo).

    Lançamentos: o 360 sempre foi bastante prolífico em lançamentos de peso — embora nem todos exclusivos, é claro. Em voga atualmente, pode-se citar Halo 3: ODST, Batman Arkham Asylum, Street Fighter IV, Mass Effect 2, Fallout 3, Forza Motorsport 3 e diversos outros. Permanecem como promessas para esse ano Halo: Reach, Alan Wake, Splinter Cell: Conviction e, segundo rumores, Gears of War 3.

    Jogos antigos: embora não sejam mais lançamentos a algum tempo, jogos como GTA IV, Mass Effect, Fable 2, Halo 3 e The Elder Scrolls 4: Oblivion não deveriam faltar na biblioteca de ninguém.

    Jogos via download: é melhor não torcer o nariz quando o assunto são “jogos para download”. É através da Xbox Live Arcade que alguns dos jogos mais criativos — normalmente obras de estúdios independentes — são disponibilizados. Vale recomendar aqui o premiadíssimo Braid, bem como Geometry Wars: Retro Evolved 2, Shadow Complex, Splosion Man, Street Fighter 2 Turbo HD Remix, Perfect Dark, Battlefield 1943, Castle Crashers e Portal Still Alive.

    Vale lembrar que qualquer jogo via download é vendido apenas com MS Points, os quais podem ser adquiridos através de cartões de crédito internacional (apenas para endereços confirmados no exterior) e cartões pré-pagos.

    E mais uma grande promessa para este ano...

    Vale lembrar ainda que este anos conta ainda com a promessa de lançamento do alardeado Project Natal. Conforme você já deve ter lido aqui no TecMundo Games, trata-se de uma câmera de leitura de movimentos corporais que pretende substituir os controles convencionais. Não muito foi dito até o momento sobre os jogos que devem acompanhar o Natal, embora as imagens liberadas até agora realmente impressionem.

     

    Xbox 360 na Grande Rede

    Embarcando nas possibilidades online do seu 360

    Eis o que te separa de horas e horas de diversão multiplayer...Atualmente, a Microsoft disponibiliza um sem-número conteúdos e mecanismos online para quem tiver um Xbox 360. São vídeos via streaming da Netflix — ainda não disponível no Brasil, infelizmente —, possibilidade de chat com voz e vídeo (através do Xbox Live Party, que conecta até oito consoles para um bate-papo), compartilhamento de fotos, conexão à internet, e até mesmo suporte aos sites de relacionamento Facebook e Twitter. Vale lembrar que a maioria das funcionalidades é restrita a usuários Gold — pois é, você terá que comprar o cartão.

    Xbox Live Arcade e Xbox Live Marketplace

    Através da Xbox Live Arcade você poderá adquirir via download uma miríade de jogos pequenos, embora normalmente bastante criativos e divertidos (confira o tópico anterior). Já a seção Xbox Live Marketplace traz toneladas de vídeos, e ainda permite que você adquira conteúdos adicionais (DLC) para títulos que possua — como em Resident Evil 5, ou Fallout 3.

    E mais...

    Difícil enumerar todas as possibilidades trazidas pelo colosso da Microsoft em uma única matéria. Mas aí vão outras possibilidades interessantes para quem acabou de adquirir um Xbox 360.

    Sincronizar com o PC, o que permitirá, entre outras coisas, que você exiba via streaming vídeos que se encontram no HD (disco rígido) do seu computador.

    Conferir o Game with Fame para conferir quais jogos os famosos estão jogando atualmente.

    Ficar ligado nas ofertas da Live, que, usualmente nas segundas-feiras, disponibiliza jogos a preços bem mais palatáveis.

    Enfim, se você acabou de adquirir o seu portentoso Xbox 360, esse pequeno tutorial deve ter lhe dado uma boa ideia das potencialidades da sua nova máquina. Entretanto, cada jogar é único, com gostos únicos. Mas fique tranquilo, certamente existe uma possibilidade dentre a vastidão de jogos e possibilidades online do Xbox 360 que atenda as suas necessidades. Depois, volte aqui e compartilhe as suas experiências com o TecMundo Games, certo?

    star

    Continue por aqui