Um prêmio por bons gráficos entregue pela Intel, US$ 103,5 mil arrecadados no Kickstarter e vários dias entre os primeiros lugares no ranking de vendas do Steam, onde ele já acumula quase 900 resenhas — a grande maioria só de elogios. Parece a descrição de um jogo "AAA" aguardado durante o ano inteiro e feito por uma empresa de sucesso, mas o caso é justamente o contrário.
Spintires é um game independente que conseguiu financiamento ao longo de um ano e traz um gênero que não chega a agradar o público em geral: trata-se de um simulador. Nunca ouviu falar no título? Não se preocupe, essa não era uma obrigação. Só que muita gente ouviu, comprou e teve uma experiência no mínimo curiosa — e agora você fica sabendo o porquê.
Nossos vídeos em destaque
Tem que ter paciência
Lançado em 12 de junho deste ano, o jogo é desenvolvido pela Ooveee, uma empresa de 2007 que fez alguns DLCs de Rail Simulator e tem uma equipe de funcionários com passagem por títulos como Halo: Anniversary.
Spintires é o primeiro jogo da Ooovee vendido no Steam. Ele se passa na Rússia e você assume o papel de um motorista de veículos pesados — de jipes off-road que só existem por lá até caminhões que transportam lenha. Com apenas um mapa e uma bússola para navegação, o objetivo é cumprir uma série de missões para liberar mais meios de transporte, equipamentos para turbinar veículos e trechos do mapa.
)
Os controles são confusos e complexos para quem não entende muito da direção desse tipo de veículo, algo típico de um simulador. Além disso, é muito comum ficar atolado em um lamaceiro e passar vários minutos acelerando e girando o volante para mover o carro por alguns centímetros, ou bater em uma árvore e não conseguir manobrar novamente.
)
Achou chato? Pois saiba que, no momento em que você lê este texto, cerca de 2 ou 3 mil pessoas estão jogando Spintires, que atualmente está entre os títulos mais populares do Steam em compras e número de usuários ativos.
A culpa é das estrelas
Afinal, como um game tão esquisito e pouco convencional conseguiu tamanha popularidade? Claro que quem financiou o projeto comprou uma cópia, mas o crescimento desgovernado do projeto parece dever mais à internet.
Isso porque a experiência é tão frustrante e difícil que deixa os jogadores absurdamente irritados, gerando bons momentos em vídeo de canais famosos de gameplays no YouTube.
É só jogar o nome do jogo na busca para milhares de resultados. Méritos para a desenvolvedora, que se empenhou na criação de terrenos acidentados com uma física complexa e nos comandos realistas para mover os gigantes.
Se você ficou curioso, o game é vendido por R$ 69,99 no Steam.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)