Num piscar de olhos, mais um ano se passou. E cá estamos nós novamente, às vésperas de mais uma edição da Brasil Game Show, com brilho de ansiedade nos olhos, torcendo por mais um bom desempenho e curtindo o aquecimento de uma indústria – a brasileira – que, pouco a pouco, amadurece.
Mas a BGS 2014 tem tudo para ser um pouquinho mais especial do que as edições anteriores. Isso porque a nova geração já está entre nós, e a transição entre os consoles “velhos” e novos é um processo que, especialmente no Brasil, requer tempo. Ainda estamos no limiar dessa mudança, mas o horizonte é promissor. Se 2014 é um ano com muitos jogos quentes? Não necessariamente. Mas o panorama de 2015 é deslumbrante, e nós, tupiniquins, teremos a oportunidade de sentir um gostinho do que está por vir.
Nossos vídeos em destaque
Começo do ano que vem, fim deste ano... Quanta coisa. Uma fartura de opções. Títulos como Bloodborne, The Order: 1886, Resident Evil: Revelations 2, Far Cry 4, Until Dawn, Assassin’s Creed: Rogue, LittleBigPlanet 3 e outros estarão ali, à disposição de todos nós, sendo que apenas alguns poucos serão restritos à imprensa. O BJ vai testar tudo em primeira mão para postar as impressões na sequência.
O maior evento da América Latina na categoria: crescimento exponencial
A BGS é a maior feira de games de toda a América Latina e a segunda maior do mundo (!). “Apenas” isso. Com início em 2009 sob o singelo nome “Rio Game Show” e organizado pelo empresário Marcelo Tavares, o evento migrou para São Paulo, locomotiva econômica do país, e conta hoje com a presença de 180 empresas, tendo se tornado um dos principais em seu segmento.
)
Neste ano, a 7ª edição do evento será realizada nos dias 8 a 12 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo, e pretende reunir mais de 250 mil visitantes. A organização planejou um esquema ainda mais distribuído para alocar todos os jogadores, que, agora, ocuparão todos os pavilhões do Expo Center Norte.
O trajeto até a feira
O local tem fácil acesso e fica próximo à estação Portuguesa-Tietê, da linha azul do metrô. A distância é de quase 2 quilômetros, e há pontos de táxi espalhados nos arredores da estação. Para quem não sabe, o Expo Center Norte fica perto do Terminal Rodoviário Tietê. Se você estiver de carro a partir desse ponto, que é a melhor referência até o local, siga na direção norte na Av. Cruzeiro do Sul em direção à Rua Cerqueira Leite, vire a direita na Av. Zaki Narchi, vire à direita na Av. Otto Baumgart, pegue a primeira à esquerda para pegar a R. José Bernardo Pinto.
A localização do evento dá acesso direto às principais entradas estaduais e interestaduais pela via expressa da Marginal do Tietê. Para se ter uma noção de distância a partir dos aeroportos, o Expo Center Norte fica a 20 quilômetros do Aeroporto Internacional de Guarulhos e 16 de Congonhas.
)
Ok, cheguei! Para onde vou?
O site oficial da BGS já divulgou mapas, orientações de como chegar lá e de que forma estarão distribuídos os principais estandes do evento: Sony, Microsoft, Activision, Ubisoft, Konami, Warner Bros. e outros grandes estarão agregados num mesmo pavilhão principal. Lembrando que nomes como Capcom e Electronic Arts, entre outros, estarão sediados em estandes de parceiras. As duas mencionadas, por exemplo, ficarão no espaço da Warner Bros.
Confira só a imagem da planta final postada no site da feira:
)
Jogos, jogos e mais jogos que não foram lançados: o negócio vai ser bom – e a maioria será jogável!
Conforme mencionado no início desta matéria, os jogos, como era de se esperar, serão o ponto alto do evento. Essa é uma constatação óbvia, mas, ao observamos a lista divulgada até aqui, a edição de 2014 está especialmente promissora por trazer blockbusters aguardados para o público testar.
Títulos como Sunset Overdrive, Far Cry 4, Bloodborne, The Crew, The Order: 1886, Halo: The Master Chief Collection, Until Dawn e muitos outros estarão ali, ao alcance dos visitantes – nunca é demais lembrar que poucas pessoas no mundo jogaram tudo isso! E também convém ressaltar que alguns dos games lá presentes estarão disponíveis apenas para a imprensa, a portas fechadas. A boa notícia? A maioria é jogável!
Para facilitar a sua vida, separamos as listas adiante por marcas e com aviso do que é jogável e o que não é:
Microsoft
- Forza Horizon 2 (jogável)
)
- Halo: The Master Chief Collection (jogável)
- ScreamRide (jogável)
- Sunset Overdrive (jogável)
Sony
Jogos para PlayStation 4
- The Order: 1886 (jogável)
- Bloodborne (jogável)
)
- LittleBigPlanet 3 (jogável)
- Until Dawn (jogável)
- Destiny (jogável)
Jogos para PlayStation 3:
- Naruto Ninja Storm Revolution (jogável)
- God of War (jogável)
- Uncharted 3 (jogável)
- The Walking Dead (jogável)
- Ultra Street Fighter 4 (jogável)
Jogos para PS Vita:
- Hohokum (jogável)
- Hotline Miami 2: Wrong Number (jogável)
- Freedom Wars (jogável)
- To Leave (jogável)
- Minecraft (jogável)
Nintendo. Ops, Nintendo?
Infelizmente, a Big N mais uma vez não vai marcar presença na BGS. Consultada pelo BJ, a assessoria da Nintendo no Brasil disse que a matriz entrou em contato com a equipe daqui e afirmou que não participaria da feira. Reservada como sempre, a companhia não forneceu mais detalhes.
No entanto, razões não faltam para os donos de Wii U e 3DS ficarem felizes: além dos recém-lançados Super Smash Bros. para o portátil e Hyrule Warriors para o console doméstico, o portfólio conta com Bayonetta 2, a versão para Wii U de Super Smash Bros., Captain Toad Treasure Tracker, Pokémon Omega Ruby, Alpha Sapphire e outras novidades. Todos os jogos da marca, ressalta a assessoria, serão lançados oficialmente no Brasil em datas muito próximas às datas internacionais.
Vamos às third-parties: tem muita coisa!
Marcas que estão investindo pesado na América Latina e se consolidando no Brasil estarão firmes e fortes com vários títulos à disposição. Vamos lá:
Ubisoft
- Just Dance 2015 (jogável)
- Assassin’s Creed Rogue (jogável)
)
- Assassin’s Creed Unity (jogável)
- The Crew (jogável)
- Far Cry 4 (jogável)
CD Projekt Red
- The Witcher 3
- The Witcher: Battle Arena
Warner Bros.
- Middle-earth: Shadow of Mordor (jogável)
- Mortal Kombat X (jogável)
- Battlefield: Hardline (jogável)
- LEGO Batman 3: Beyond Gotham (jogável)
- Dying Light (jogável)
- Resident Evil: Revelations 2 (jogável)
- Dragon Age: Inquisition (jogável)
- FIFA 15 (jogável)
- Ultra Street Fighter 4 (jogável)
- EA Sports UFC (jogável)
*Lembrando que os jogos da EA e da Capcom (alguns dos que estão na lista acima) estarão no estande da Warner Bros.
Konami
- Metal Gear Solid 5: The Phantom Pain (não confirmado se estará jogável ao grande público)
)
- Pro Evolution Soccer 2015 (jogável)
Activision
- Destiny (jogável)
- Call of Duty: Advanced Warfare (não confirmado se estará jogável ao grande público)
Novidades em produtos e acessórios para gamers
Marcas como Razer, HyperX, MadCatz, BenQ, Samsung e Philips, entre outras, vão marcar presença e trarão linhas de produtos específicos às exigências dos jogadores.
A Razer, por exemplo, consagrada entre os gamers, trará recentes lançamentos em sua linha de produtos, como o novo Razer Blade, o Smartband Nabu e a linha Chroma completa . Além disso, os visitantes poderão participar de competições, comprar produtos com preços promocionais, testar diversos periféricos e ganhar brindes exclusivos.
)
Por sua vez, a HyperX, divisão da Kingston, levará à feira componentes poderosos do mercado e periféricos inéditos. A empresa trará também duas das maiores equipes de e-sports do Brasil e workshops de overclock em que serão ensinadas formas de alcançar o melhor desempenho de computadores. Em um estande de 240 metros quadrados, o público terá à disposição 12 máquinas equipadas com SSDs, memórias RAM, headsets e mousepads, todos da HyperX, e ainda poderá participar de campeonatos de cosplays, desafiar cyber atletas profissionais, ganhar brindes e comprar produtos com preços especiais.
Presença de produtores internacionais
Está aí um ponto forte desta BGS: a feira contará com a presença de grandes personalidades do mundo dos games. Ed Boon, criador de Mortal Kombat, é um dos grandes destaques. Além dele, Chance Glasco, um dos idealizadores de Call of Duty, e Tom Isacksen, designer de personagens da Ubisoft, são presenças já confirmadas.
)
Profissionais que trabalharam em Middle-earth: Shadow of Mordor, FIFA 15, Lords of the Fallen, Assassin’s Creed: Unity, entre outros, vão apresentar as novidades e dar pitacos como “insiders” da indústria. Os visitantes terão a chance de bater um papo com esses sábios caras ao vivo e a cores. Confira outros nomes de personalidades que estarão presentes no site da BGS.
Campeonatos, cosplays, Brasil Game Cup e mais!
Não há ocasião melhor do que a BGS para sediar torneios de games competitivos. Ultra Street Fighter 4, DotA 2 e outros títulos terão disputas emocionantes – e ranqueadas – entre os jogadores.
A coisa vai além: o evento será palco da Capcom Pro Tour, liga internacional ranqueada de Street Fighter. Além disso, os fãs terão uma palhinha do recém-anunciado Omega Mode de Ultra Street Fighter 4.
A equipe CNB disputará League of Legends com os visitantes no espaço Philips Gamer. Na ocasião, os jogadores poderão conferir também palestras sobre o dia a dia de um cyber atleta de alto rendimento.
Os cosplayers novamente darão o ar de sua graça na BGS! Um dos estandes vai oferecer estrutura com camarim, vestiário e guarda-volumes para os “heróis” se produzirem e guardarem seus pertences durante a feira. Além disso, um corpo de jurados vai eleger as melhores caracterizações diariamente, com prêmios. As gatas, que semprem marcam presença em cosplays, terão um destaque especial: Claudia Allende, sósia de Megan Fox, que fará cosplay para Assassin's Creed Unity.
)
Possíveis surpresas e games que podem surpreender
É difícil apostar as fichas em anúncios bombásticos de títulos na BGS porque o evento ocorre após uma maratona de E3, Gamescom e Tokyo Game Show (Estados Unidos, Alemanha e Japão, respectivamente). Mas isso não necessariamente significa que a BGS seja um “repeteco” do que já apareceu. Pelo contrário: é a chance de os jogadores brasileiros testarem coisas que quase ninguém testou (caso de Bloodborne, Resident Evil: Revelations 2, Halo: The Master Chief Collection, Until Dawn, entre outros).
Games como Dying Light e Lords of the Fallen, que correm o risco de “passarem batidos” em função de TANTOS triple-A presentes no evento, podem se mostrar gratas surpresas. E não podemos nos esquecer também do cenário indie, que sempre traz aquele tempero diferente para a indústria e terá um nicho forte na feira.
Área indie e Brasil com destaque no segmento
Com o intuito de fortalecer ainda mais o desenvolvimento do setor no país, a BGS terá uma área exclusiva para desenvolvedores independentes apresentarem games desenvolvidos no Brasil. Empresas como Aritana e Pena da Harpia, Garage227, Devolver Digital, TheGameWall, Gameblox, Swordtales, Fira Soft, Digiten, Reload e Gilp são algumas que já estão confirmadas. Os desenvolvedores poderão agendar reuniões com outras empresas e apresentar seus trabalhos.
Nesse cenário, o mercado mobile cresce exponencialmente. Diversos projetos são desenvolvidos a todo vapor, e muitas novidades serão mostradas na feira.
Espaço retrô: fliperamas, máquina de Pinball gigante do Cartoon Network e mais!
Os gamers nostálgicos sempre merecem um espaço dedicado a eles. E a BGS terá uma área com consoles antigos e fliperamas para o pessoal “retrô” de plantão se divertir nessa fartura clássica.
Outro grande destaque será o espaço Evolução do Videogame. Marcelo Tavares, diretor e idealizador do evento, é um dos maiores colecionadores de games do Brasil, com mais de 350 consoles e mais de três mil jogos e acessórios. Ele vai disponibilizar mais de 120 consoles para que os visitantes possam ver de perto os aparelhos de cada uma das oito gerações do videogame e inclusive experimentar alguns jogos.
E um dos mais inusitados destaques será uma máquina de pinball com 7 metros de altura no formato do personagem BMO, de Hora de Aventura, do Cartoon Network! Os jogadores e fãs do canal poderão se acabar na parafernália.
)
Fique de olho nas promoções!
Saraiva e Americanas já estão confirmadas como lojas oficiais a comercializarem os últimos lançamentos e consoles disponíveis. As duas redes prometeram promoções e disseram que os visitantes devem “ficar de olho”. Portanto, fique de olho!
Nosso estande está bem maior – visite a gente!
Para quem não sabe, o Grupo NZN recentemente se fundiu com o site Click Jogos. Portanto, estaremos em peso nesta BGS! O estande será dividido entre TecMundo Games, TecMundo e Click Jogos, sites que vocês, gamers e tecnófilos, conhecem bem. É isto aqui que vocês vão encontrar:
)
)
Esperamos vocês lá! Um abraço e boa jogatina.
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)