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Death Stranding: o que você precisa saber antes de jogar (sem spoilers)

Personagens, história e jogabilidade – tudo o que você precisa saber sobre Death Stranding!

schedule25/10/2019, às 13:46

Lembra quando Death Stranding foi anunciado, lá em 2016? Ninguém entendeu nada, mas mesmo assim ficamos interessados. De lá pra cá já descobrimos muita coisa sobre o game, e é disso que vamos falar. E pode ficar tranquilo, esse texto não tem nenhum spoiler, já que só tem material que foi divulgado antes do lançamento do game.

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Tudo começou com uns caranguejos mortos, Norman Reedus peladão, um bebe, uma praia que parecia ter sido o cenário de um acidente ambiental e, pra dar o toque final, uma galera voando. ABSOLUTAMENTE NADA fazia sentido na época. Lembra desse trailer? Seguimos nesse clima de mistério e Kojima doidão por um tempo, mas nesse ano ele resolveu abrir o bico e as coisas começaram a fazer um pouco mais de sentido.

Kojima faz questão de deixar muito claro que Death Stranding não é um jogo de furtividade, nem um third person shooter, nem um FPS. Ele chama o game de “Strand Game”, um tipo de jogo de ação totalmente novo focado no conceito de ligação entre pessoas e personagens. 

Death Stranding

Essa conexão acontece entre os jogadores, que poderão deixar objetos pelo mapa para ajudar outros a vencerem alguns obstáculos. E você pode mandar uns likes para eles, se achar que te ajudaram na jornada! Death Stranding também promete um mundo aberto grande, onde tudo que o jogador vê pode ser explorado.

Uma coisa que chama muito a atenção é o elenco, cheio de atores reconhecido dos games e de Hollywood. Nem todos os personagens foram detalhados antes do lançamento, mas muitos tiveram seus próprios teasers, que é o caso de Heartman, por exemplo.

Heartman

(visual de Nicholas Winding Refn)

Heartman tem o visual do diretor Nicholas Refn, mas é interpretado por outro ator. Ele é um membro da organização BRIGDES, do protagonista Sam, e é o encarregado de pesquisar a verdade sobre o Death Stranding – é no teaser dele que ouvimos pela primeira vez a referência Death Stranding como um evento, quando ele conta dos seus curta metragens, músicas e livros favoritos de “antes do Death Stranding”.

Mas o que faz dele especial é que ele “morre” a cada vinte um minutos e é ressuscitado por um desfibrilador portátil. Ele também se refere a praia no teaser, dizendo que os 21 minutos na terra não são nada mais do que o tempo que ele espera para voltar para a busca, e sua alma está na praia.

Mama

(Margaret Qualley)

Mama foi a personagem que deu a melhor dica sobre os “seres invisíveis” do game, os temíveis BTs, porque ela é mãe de um deles – daí o seu nome. E mesmo depois de dar à luz, ela segue conectada ao bebê e não pode sair do lugar onde se encontra pessoalmente com Sam pela primeira vez.

 BB (Brigde Baby)

O bebê que o Sam carrega com ele tem uma função muito importante. Segundo Deadman, o personagem do Guillermo Del Toro, o BB está ligado ao útero de uma “stillmother” – uma mulher com morte cerebral que está em um hospital em outro lugar do país – e que facilita a conexão do BB com o mundo dos mortos, e a conexão do Sam com o BB permite que o Sam sinta os BTs.

O invólucro que o bebê fica simula um útero, e fora dele o BB não “funciona”. E para funcionar direito o BB precisa ser reconectado ao útero de vez em quando, para sincronizar, algo que provavelmente vai impactar no gameplay. E os BBs não duram muito, tadinhos. A expectativa de vida deles é de um ano, pelo menos no momento do trailer.

Deadman

(visual de Guillermo Del Toro)

Death Stranding

A gente não sabe muito do Deadman, além dele ser o cara que entende da vida e da morte e quem explica todo o funcionamento dos BBs para o Sam. Ele também é quem aparece no segundo trailer do jogo, aquele que ele está em um cenário de guerra agarrado com um BB com o líquido todo preto – e que também tem o Mads Mikkelsen e seu exército fantasmagórico (ou cadavérico).

Cliff

(Mads Mikkelsen)

Death Stranding

Falando no Mads Mikkelsen, o personagem dele, Cliff, é um dos que não sabemos quase nada a respeito. Aliás, parece que todo o núcleo dos vilões do jogo está na mesma. Tem algumas cenas dele conversando com um BB, saindo da meleca..., mas nada além disso. 

Higgs

(Troy Baker)

Death Stranding

O Higgs parece ser o líder do grupo militar separatista Homo Demens, que controlam a cidade de Edge Knot City e pelo que vimos nos trailers, conseguem manipular os BTs, mas é só que dá pra saber. Eles também parecem ser do núcleo vilão de Death Stranding, mas nunca se sabe o que o Kojima está preparando pra gente!

Fragile

(Léa Seydoux)

Death Stranding

A Fragile é outra que não sabemos muita coisa. Só que pelo jeito ela tem alguma empresa ou iniciativa e quer que o Sam trabalhe pra ela? Está contaminada com algo chamado DOOM? Talvez ela seja a moça da foto junto com o Sam e a Amelie? Essas respostas não sabemos, mas o que dá pra afirmar com certeza que é ela tem o melhor figurino do jogo.

Amelie e Die-Hardman

(Lindsay Wagner e Tommie Earl Jenkins)

A Amelie parece ser a mente por trás de todo o plano de reconectar as cidades, como vimos no trailer que mais fez sentido nesses 3 anos. Mas claro que nem tudo – já que ela explica que não envelheceu nos 10 anos que ficou sem ver o Sam porque o seu corpo ainda está na praia.

Com a ajuda de Die-Hardman, que parece seu braço direito, ela conta para Sam que liderou uma comitiva para reestabelecer a UCA (United Cities of America), para reconstruir o país, e quer que o Sam continue o que ela começou. No meio dessa missão ela foi sequestrada pelos Homo Demens e está, na verdade, em Edge Knot City, e o que está conversando com Sam é na verdade um holograma sendo transmitido de lá.

Gameplay

Em questão de jogabilidade e de mecânica o game não parece inovar tanto. A inovação parece ficar muito mais a cargo da história doida e o novo gênero que o Kojima afirma estar criando. Apesar disso, tem algumas coisas diferentes além de explorar, entregar encomendas e reconectar os pontos estratégicos.

Uma delas é o controle da sua carga, que deve ser bem distribuída para o Sam não ficar desequilibrado. Para ajudar a caminhar com tanto peso, Sam tem sensores que mostram as dificuldades no terreno, para o jogador escolher o caminho mais fácil.

Death Stranding

Ah, lembra do BB? Ele não é um mero acessório pro jogador. Ele fica estressado, nervoso, e você tem que interagir com ele pra dar uma acalmada na criança, afinal, ele ainda é só um bebezinho. Você pode até tocar música pra ele se sentir melhor.

Apesar do cenário desolado dos gameplays que já vimos até então, o jogador vai interagir com alguns NPCs pelo caminho. Kojima deu um exemplo de como essa conexão será forte, e cita uma missão logo do começo do game: tem um personagem que vive no subsolo. Ele está doente, e depende dos remédios que Sam pode entregar para sobreviver. Na primeira vez você entrega, porque faz parte da missão, mas depois disso o jogador pode escolher se continua voltando para ajudá-lo. Se acabar abandonando o NPC, ele pode morrer sem os remédios.

Death StrandingConan O'Brien é um dos NPCs do game

Death Stranding chega dia 8 de novembro para o PlayStation 4 e totalmente dublado em português. 

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