A franquia está de volta ao conceito de guerra total com novos e amplos mapas, personalização inédita e modos de jogo reimaginados

Tudo sobre Battlefield 2042

O que vem à cabeça imediatamente quando você pensa em Battlefield? A série ficou conhecida pelas partidas frenéticas reunindo alta quantidade de jogadores e jogadoras, ambientes vastos de combate, modos multiplayer elaborados e grande variação de armas e veículos.
Todos esses elementos estão de volta em Battlefield 2042, novo jogo da franquia, que retorna ao conceito de guerra total com elementos e personalização inédita — tudo em meio a um cenário político global de caos e tensão.

História da franquia Battlefield

Uma das mais tradicionais franquias de jogos de guerra e batalhas multiplayer, Battlefield é desenvolvido pela DICE e publicado pela Electronic Arts (EA). Com lançamentos desde 2002, os títulos da série já levaram os jogadores a grandes momentos históricos, como Primeira Guerra Mundial, Guerra do Vietnã, conflitos urbanos contemporâneos e, principalmente, vários combates da Segunda Guerra Mundial.

Desta vez, no Battlefield 2042, o jogador e a jogadora estão em um futuro próximo, mais precisamente em 2042, em meio a conflitos globais entre esquadrões com arsenal de ponta e tecnologias avançadas.

Os elementos tradicionais da franquia Battlefield continuam, como a alta variedade de veículos, modos de jogo para todos os gostos, mapas detalhados em constante transformação e a possibilidade de montar estratégias junto ao esquadrão para triunfar no campo de batalha.

Battlefield 2042 marca o retorno de uma das características mais consagradas pela franquia, a guerra total. Isso significa combates grandiosos em cenários vastos e elaborados, com ação ininterrupta e alto número de jogadores e jogadoras controlados pelos fãs, ou por inteligência artificial atuando ao mesmo tempo.

História de Battlefield 2042: junte-se aos Sem Pátria

O novo capítulo da franquia Battlefield se passa em 2042, mas, para entender o contexto, é preciso voltar 1 década e recapitular eventos que são fundamentais para a formação do cenário de guerra em que o jogador e a jogadora se encontram.

Um dos fatores mais importantes para os conflitos geopolíticos do game é a questão climática e ambiental. Fenômenos naturais com escalas cada vez maiores de destruição, escassez de recursos e alterações no panorama político geraram uma reconfiguração nas alianças globais. A década de 2030 é marcada por tempestades, falta de combustível e o fim da União Europeia após uma grave crise na Alemanha.

Aos poucos, a humanidade adota novos hábitos de sustentabilidade, agricultura e energia para tentar se recuperar. Mas é também nesse momento que as duas principais superpotências do planeta, Estados Unidos e Rússia, voltam a apresentar desavenças.

Em 2040, um misterioso “apagão” é registrado quando mais de 70% dos satélites que orbitam a Terra param de funcionar e caem no planeta. A então dependência da alta tecnologia fica provada: sem internet e outras formas de comunicação, as crises energética, econômica e política atingem o auge, e uma guerra entre EUA e Rússia parece mais próxima do que nunca.

Enquanto isso, uma nova classe de soldados sem identificação com as atuais nações começa a se formar. Eles se autodenominam Sem Pátria e são formados por pessoas que tinham outras ocupações no passado, como médicos, fazendeiros, engenheiros e militares.

Normalmente desfavorecido, o grupo passa a lutar de forma independente para garantir a própria sobrevivência em um cenário de tantas incertezas. Os núcleos dos Sem Pátria criam os próprios esquadrões, conhecidos como Forças-Tarefa, recrutados por todos os lados da guerra para atuar nos combates.

Esse cenário dinâmico e complexo é o ponto de início de Battlefield 2042.
Reproduzir vídeo

Personagens de Battlefield 2042: conheça os Especialistas

Battlefield 2042 introduz um novo sistema de escolha de personagem. Especialistas são baseados no tradicional esquema de classes, mas permitem maior personalização individual e a formação de pelotões mais variados, com características e equipamentos que se completam no campo de batalha.

Um esquadrão tem no máximo quatro pessoas e cada um dos Especialistas tem Especialidade e Atributo exclusivos. As demais características ficam a critério dos jogadores, que escolhem as armas primária, secundária e de arremesso, como granadas, além de equipamentos como caixas de munição ou de recuperação de energia.

KIMBLE “IRISH” GRAVES

Líder nato, Irish é um ex-fuzileiro e engenheiro com experiência de guerra, sendo o responsável por uma blindagem adicional e um sistema de fortificação para coberturas aliadas. O norte-americano ainda cria postos avançados para o esquadrão se reunir antes de uma nova ofensiva.

WEBSTER MACKAY

O soldado canadense foi parte de uma unidade antiterrorismo antes de integrar as Forças-Tarefa. Ele é mais ágil do que os demais e tem um gancho com garras para movimentação que o permite chegar a superfícies verticais e surpreender inimigos.

MARIA FALCK

A médica veterana está acostumada com zonas de guerra e tomada rápida de decisões. Ela tem um suporte de seringa que cura aliados e causa danos em oponentes, além de uma habilidade de reanimação que revive soldados abatidos com saúde completa.

PYOTR “BORIS” GUSKOVSKY

O engenheiro russo Boris é um líder agressivo e experiente, especializado em táticas de contenção de ataques adversários. Ele é capaz de instalar e manusear uma torreta que avisa a aproximação de inimigos e faz ataques automáticos em certa área.

WIKUS “CASPER” VAN DAELE

Natural da África do Sul, Casper é um batedor para infiltração e coleta de informações. Ele tem um sensor de movimento para inimigos na terra, ou no ar e comanda um drone de reconhecimento capaz de encontrar alvos e disparar pulsos eletromagnéticos.

NAVIN RAO

Esse combatente técnico utiliza habilidades tecnológicas para dar suporte ao esquadrão. Ele consegue invadir sistemas para obter informações do inimigo e confundir a navegação dos veículos adversários, além de desativar os Rangers.

SANTIAGO “DOZER” ESPINOZA

Esse armeiro perdeu a casa como consequência de mudanças climáticas e virou um especialista de assalto nos Sem Pátria. Ele tem um escudo balístico para se proteger de tiros e resistência aprimorada contra explosões.

EMMA “SUNDANCE” ROSIER

Com um passado obscuro antes de virar militar, Sundance tem experiência em explosivos inteligentes variados e usa um wingsuit para atravessar cenários pelo ar mais rapidamente.

CONSTANTIN “ANGEL” ANGHEL

Ainda criança, aprendeu a montar e reconstruir objetos e levou essas habilidades para a Marinha, onde atuou antes de se juntar aos Sem Pátria. Como suporte, consegue reanimar aliados com blindagem e carrega uma caixa de equipamentos que incluem mais munição.

JI-SOO PAIK

Recrutada ainda jovem pelo exército da República da Coreia, Paik é uma batedora com foco em detectar movimentação inimiga. Ela é capaz de tornar inimigos visíveis até mesmo atrás de paredes e encontrar adversários que estão atirando.

Modos de jogo de Battlefield 2042

Os combates multiplayer do game misturam modos de sucesso reformulados, novas experiências e uma escala ainda maior para as partidas. Vale lembrar que Battlefield 2042 adiciona soldados controlados por IA para completar os servidores e manter os combates cheios.

ALL OUT WARFARE

Os modos Conquista e Ruptura foram aprimorados em visual e jogabilidade para acomodar até 128 jogadores em batalhas em terra, água e ar.

Conquista tem mapas de larga escala e combates separados por “agrupamentos”, com foco na conquista de regiões sinalizadas por bandeiras. Já Ruptura é separado sem setores, mas divide os esquadrões em Ataque e Defesa. Pela dinâmica das ações e a quantidade de jogadores envolvidos, exige ainda mais a aplicação de táticas.

HAZARD ZONE

A Hazard Zone é uma forma de combate de mapa aberto com base na disputa entre pelotões. Isso significa que os jogadores e jogadoras são separados em grupos com quatro integrantes, todos com o objetivo de recuperar drives de dados espalhados pelo mapa. Uma tempestade está a caminho, então é necessário ser rápido para juntar os itens e fazer a extração no momento certo.

A jogatina acontece nos sete mapas de Battlefield 2042 e envolve várias escolhas táticas e estratégicas — desde a montagem do Especialista até a decisão de usar ou não as janelas de extração que aparecem no mapa para enviar os dados coletados. O risco é tão alto quanto a recompensa: quanto mais informações forem obtidas, mais experiência e Créditos são acumulados.
Reproduzir vídeo

Battlefield portal

Outro recurso inédito do game é Portal, uma plataforma competitiva voltada para a comunidade. Esse modo ajuda a recriar experiências de títulos como Battlefield 1942, Battlefield: Bad Company 2 e Battlefield 3, porém com elementos inovadores, veículos e equipamentos do jogo atual.

Portal é também focado na criação de regras específicas para cada combate. O modo de edição tem níveis diferentes de personalização de mapas, armas e outras variáveis, a ponto de ser possível criar até mesmo um cenário sem o uso de armas de fogo. Se o jogador ou a jogadora quiserem, basta escolherem e aproveitarem as criações feitas por outros fãs.

Uma boa notícia é a progressão compartilhada: o avanço e o ganho de pontos de experiência independentemente do modo de jogo, o que significa que é possível evoluir participando ou não de batalhas dentro de Portal.

Além disso, o jogo vai evoluir ao longo do tempo com base em Temporadas. Com duração média de 3 meses, elas expandem a narrativa e incluem novos conteúdos, como pacotes pagos e gratuitos.
Reproduzir vídeo

Veículos, mapas e cenários de Battlefield 2042

O sistema de veículos é bastante variado, assim como em jogos anteriores da franquia Battlefield. Pode-se controlar carros, caminhões, tanques, jatos e helicópteros, inclusive utilizando o sistema de “call-in” para chamar veículos por um menu.

Entre os novos equipamentos, o destaque vai para o Ranger, um robô quadrúpede e autônomo que segue e protege o jogador ou a jogadora, sendo capaz de realizar reconhecimento de terreno e até ter um explosivo acoplado para surpreender os inimigos.

Os cenários variados e estonteantes de Battlefield 2042 são bem diversificados. Ao todo, são sete novos mapas (Ampulheta, Entulho, Manifesto, Caleidoscópio, Orbital, Degelo e Transformação) e seis cenários clássicos de outros jogos da série, reconstruídos com elementos da engine de jogo Frostbite (Batalha das Ardenas, El Alamein, Porto de Arica, Valparaíso, Fronteira Caspiana e Canais de Noshahr).

Todos são formados por elementos complexos, integrados e dinâmicos, sujeitos a fenômenos naturais em tempo real, como tempestades de areia, e variando de uma metrópole a uma estação isolada de extração de petróleo.

Plataformas para jogar Battlefield 2042

Além da reinvenção na jogabilidade e na personalização de combatentes, Battlefield 2042 é o primeiro jogo da franquia a ter crossplay, ou seja, jogabilidade multiplataforma que une pessoas de diferentes consoles ou PC.

É possível participar de batalhar com 128 pessoas nos mapas de escala imensa nas plataformas Xbox Series X|S, PC e PlayStation 5. No Xbox One e no PlayStation 4, é possível reunir 64 jogadores de uma vez.

O jogo está disponível a partir de 19 de novembro de 2021 para PC (Windows), PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Escolha sua Plataforma