O Checkpoint desta quinta-feira (18) começa com ótimas notícias para quem quer engordar a biblioteca de jogos no PC sem precisar gastar nada. Isso mesmo, a Epic Games começou novamente com a sua tradição anual de oferecer um jogo gratuito por dia até o fim de 2025.
Além disso, temos polêmicas envolvendo Horizon, mais inteligência artificial nos games e um recorde do The Game Awards. Bora conferir as principais notícias de games desta quinta-feira (18)? Então acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!
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Epic Games libera um jogo grátis por dia até o fim do ano
A Epic Games Store entrou no clima de festa de fim de ano com sua tradicional promoção que inclui muitos jogos grátis. Seguindo a tradição dos anos anteriores, a companhia vai liberar um jogo sem custos a cada 24 horas até 31 de dezembro.
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Infelizmente a lista que havia circulado anteriormente, que indicava um possível Red Dead Redemption 2, era falsa — mas, se seguir o padrão dos anos anteriores, certamente teremos alguns bons nomes disponíveis nas celebrações deste ano. Após trazer Hogwarts Legacy sem custos, a companhia agora possui outro título para ser resgatado de graça.
O primeiro jogo gratuito do dia na Epic Games Store já está disponível e se chama Jotunnslayer: Hordes of Hel — e os detalhes você pode conferir clicando neste link. E aí, você pretende pegar todos os títulos sem custos deste ano?
Light of Motiram, cópia de Horizon, é retirado das lojas após acordo entre Sony e Tencent
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O jogo Light of Motiram, desenvolvido pela Tencent e acusado de ser um clone da franquia Horizon, foi retirado das lojas digitais após um acordo judicial entre a empresa chinesa e a Sony. A informação consta em documentos apresentados nesta semana à Justiça dos Estados Unidos, que confirmam o encerramento do processo movido pela Sony Interactive Entertainment.
A disputa envolvia acusações de violação de direitos autorais e de marca registrada, com a Sony alegando que o título era tão semelhante a Horizon Zero Dawn e Horizon Forbidden West que poderia confundir o público. Após o acordo confidencial firmado entre as partes, as páginas de Light of Motiram foram removidas da Steam e da Epic Games Store, e o caso foi oficialmente arquivado.
Segundo a documentação judicial, Sony e Tencent solicitaram conjuntamente o encerramento do processo, que foi extinto “com resolução de mérito”, o que impede que a ação seja reaberta no futuro. O texto afirma que, “em conformidade com a Regra Federal de Processo Civil e o acordo confidencial entre todas as partes”, todas as moções pendentes foram retiradas, e cada empresa ficará responsável por seus próprios custos legais.
Nintendo vence batalha judicial de 15 anos contra a Nacon por conta de controle do Wii
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A Nintendo venceu uma disputa judicial que se estendeu por cerca de 15 anos contra a Nacon, relacionada à violação de patentes do controle Wii Remote. A decisão foi confirmada pelo Tribunal Regional de Mannheim, na Alemanha, que determinou o pagamento de uma indenização milionária à empresa japonesa, encerrando mais um capítulo de um processo iniciado ainda em 2010.
O caso teve origem quando a Nintendo acusou a então BigBen Interactive, que passou a se chamar Nacon em 2020, de comercializar controles de terceiros com design e tecnologias semelhantes às do Wii Remote, incluindo formato ergonômico e sistemas de sensores.
Segundo o advogado alemão da Nintendo, a empresa francesa adotou estratégias para atrasar o processo, o que elevou o valor final da indenização para cerca de € 7 milhões com juros — embora a Nacon ainda tenha recorrido da decisão.
Chefe da Warhorse Studios, de Kingdom Come, defende uso de IA: “veio pra ficar”
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Daniel Vávra, cofundador e chefe da Warhorse Studios, estúdio responsável por Kingdom Come: Deliverance, saiu em defesa do uso de IA no desenvolvimento de jogos após a repercussão negativa envolvendo a Larian Studios.
Em publicações nas redes sociais, o diretor afirmou que a tecnologia já faz parte da indústria e que “absolutamente todo mundo” a utiliza de alguma forma, ainda que reconheça os receios e limitações do uso de IA generativa.
Segundo Vávra, a reação contra a Larian, que confirmou o uso de IA apenas em estágios iniciais de ideação, foi exagerada. Ele afirmou que “é hora de encarar a realidade, a IA veio para ficar”, comparando a resistência atual a reações históricas contra novas tecnologias.
Embora deixe claro que não é entusiasta de arte totalmente gerada por IA, o executivo destacou que a ferramenta pode ajudar a reduzir tarefas repetitivas e acelerar processos longos, permitindo que desenvolvedores foquem em direção criativa, narrativa e design, sem substituir o trabalho humano essencial.
Forza Motorsport não terá mais conteúdo novo, afirma Turn 10
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A Turn 10 confirmou que Forza Motorsport não receberá novos conteúdos no futuro. A informação foi divulgada em um comunicado oficial no site da franquia, no qual o estúdio afirma que seus esforços agora estão concentrados no desenvolvimento de Forza Horizon 6, previsto para 2026. Com isso, o jogo lançado em 2023 deixa de receber carros, pistas, recursos inéditos e correções regulares.
Segundo a desenvolvedora, o suporte ao título continuará de forma limitada. “Não planejamos introduzir novos carros, pistas, recursos ou correções de bugs regulares para Forza Motorsport”, afirmou o estúdio, destacando que os servidores seguirão ativos, com eventos especiais, competições e a reexibição mensal de Turnês em Destaque e carros de recompensa já lançados.
The Game Awards bate recorde ao ter mais de 170 milhões de espectadores em todo o mundo
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O The Game Awards 2025 alcançou um novo recorde de audiência ao registrar 171 milhões de transmissões ao vivo em todo o mundo, consolidando-se como a maior edição da história do evento.
A cerimônia ocorreu na última quinta (11), no Peacock Theater, em Los Angeles, e apresentou crescimento de 11% em relação a 2024, quando o evento havia somado 154 milhões de transmissões. Os dados consideram apenas a exibição completa da premiação e não incluem a audiência do Prime Video, que transmitiu o TGA pela primeira vez neste ano.
Segundo a organização, o evento foi exibido simultaneamente em plataformas como YouTube, Twitch, Steam, TikTok Live, X, Facebook e serviços regionais na China, Coreia do Sul, Japão e Índia.
De acordo com o StreamCharts, o pico global chegou a “4,4 milhões de espectadores simultâneos” nas principais plataformas ocidentais, enquanto o YouTube superou “2,4 milhões de visualizações simultâneas” no auge. A edição de 2025 também bateu recordes de co-transmissões, engajamento social e votação do público, reforçando o crescimento contínuo do TGA no cenário global de games.
E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!
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