A Crystal Dynamics aproveitou o palco do The Game Awards para revelar que está trabalhando em dois novos projetos da franquia Tomb Raider. Além do remake do clássico de 1996, intitulado Tomb Raider: Legacy of Atlantis e previsto para 2026, o estúdio também confirmou Tomb Raider: Catalyst, um jogo totalmente inédito com lançamento planejado para 2027.
Em entrevista para a imprensa, incluindo o Voxel, o estúdio revelou planos ambiciosos: Tomb Raider: Catalyst é descrito como o maior jogo da série até hoje e como um novo ponto de entrada para jogadores que nunca tiveram contato com Lara Croft.
Nossos vídeos em destaque
A proposta, segundo o estúdio, é oferecer uma aventura completa, acessível e que não exige conhecimento prévio da extensa cronologia da franquia. A ideia não é apagar o passado da personagem, mas avançar a narrativa.
Um novo começo para Lara Croft
De acordo com a Crystal Dynamics, Catalyst se passa no momento mais distante da carreira de Lara já explorado nos games, funcionando como um “próximo capítulo” tanto para fãs antigos quanto para novos públicos. O chefe do estúdio, Scot Amos, explicou que Tomb Raider: Catalyst foi pensado para ser compreendido do início ao fim sem “lição de casa”.
O jogo se apoia na trajetória já vivida por Lara, desde jogos clássicos até a trilogia iniciada em 2015, mas não depende dela para contar sua história ou apresentar seus personagens. O objetivo é honrar quem já é fã, mas deixar a porta aberta para novos jogadores.
Segundo Amos, esse posicionamento permite que veteranos da franquia descubram o que vem depois para a exploradora, enquanto novos jogadores podem simplesmente começar a aventura e acompanhar tudo de forma orgânica. A promessa é de equilíbrio entre referências sutis ao legado da série e uma narrativa autossuficiente.
O maior Tomb Raider já produzido, e com novo motor gráfico
Outro ponto destacado pela Crystal Dynamics é a escala do projeto. Amos afirma que Tomb Raider: Catalyst é oficialmente o maior jogo da franquia até hoje, tanto em escopo quanto em ambição. O título se passa no norte da Índia, descrito pelo estúdio como um local favorito dos fãs e rico em história, cultura e variedade de paisagens.
)
A ambientação inclui desde montanhas e picos elevados com grandes vistas até tumbas profundas e ambientes subterrâneos, reforçando a proposta de exploração em larga escala que sempre definiu a série. A equipe não revelou muitos detalhes do gameplay, mas prometem a experiência deve acompanhar o Tomb Raider de 2026, que trará gameplay reimaginado para plataformas atuais sem perder sua essência.
Unreal Engine 5 eleva o escopo da aventura
Pela primeira vez, a Crystal Dynamics está desenvolvendo um Tomb Raider inteiramente na Unreal Engine 5. Segundo o estúdio, a tecnologia permite alcançar um nível de profundidade visual e diversidade de cenários que não era possível anteriormente.
A engine possibilita transições mais naturais entre ambientes abertos e fechados, além de maior riqueza de detalhes em iluminação, geografia e construção dos cenários. A expectativa é que isso se reflita diretamente na sensação de escala e descoberta ao longo da jornada de Lara.
Possível conexão com a série da Amazon
Durante a sessão de perguntas e respostas, a equipe também foi questionada sobre uma possível ligação entre Tomb Raider: Catalyst e a série live-action da Amazon, que terá Sophie Turner (Game of Thrones) no papel de Lara Croft. A resposta foi cautelosa, mas deixou a porta aberta para conexões futuras.
Amos destacou que a parceria com a Amazon faz parte de uma visão maior para a franquia, envolvendo games e produções audiovisuais em desenvolvimento ao mesmo tempo. No entanto, detalhes concretos sobre essa integração ainda não foram revelados.
A série com Sophie Turner deve começar sua produção no ano que vem, mas o lançamento pode ficar só para 2027. A expectativa para a produção é alta, visto que o Prime Video já possui Fallout como uma grande adaptação de games em seu portfólio.
Próximos detalhes ficam para o futuro
O teaser de Tomb Raider: Catalyst já mostrou Lara utilizando um gancho, mas outros equipamentos e mecânicas seguem em segredo. Questionado sobre o início de uma nova trilogia, Scot Amos preferiu não confirmar planos de longo prazo, limitando-se a definir o jogo como “o próximo capítulo” da personagem.
)
Com lançamento previsto para 2027, Tomb Raider: Catalyst ainda deve receber novas informações ao longo dos próximos anos. Por enquanto, a Crystal Dynamics reforça a confiança no projeto e promete surpreender fãs antigos e novos com essa nova fase de Lara Croft.
Além disso, a empresa garante que o desenvolvimento de dois jogos simultaneamente está saudável e tranquilo. Resta agora torcer para que o futuro de Croft esteja garantido, principalmente após demissões em massa na divisão de games da Amazon.
Com dublagem em português brasileiro, Tomb Raider Catalyst chega em 2027. Antes disso, o novo Tomb Raider: Legacy of Atlantis será lançado no ano que vem.
E aí, ansioso para curtir os novos títulos da franquia? Comente nas redes sociais do Voxel e TecMundo!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)