Voilà, messieurs! O Checkpoint desta segunda-feira (15) começa em clima de festa na terra da alta gastronomia. Como muitos sabem, o saudoso Clair Obscur: Expedition 33 ganhou o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards semana passada — o que rendeu elogios até do presidente francês Emmanuel Macron: “Grande orgulho para a França”.
E a celebração dos franceses não é para menos. O game, que tem a Belle Époque francesa como um dos pilares principais de sua narrativa, levou para casa nada menos que nove estatuetas. Além do GOTY (o Jogo do Ano), Clair Obscur também conquistou categorias como Melhor Indie, Melhor Direção de Arte, Melhor Trilha Sonora, Melhor RPG e muitos outros. A lista completa você confere neste link!
Nossos vídeos em destaque
Quer saber o que mais aconteceu no mundo dos games nesta segunda (15)? Então prepara o cafezinho da tarde e acompanhe o Voxel por mais um Checkpoint!
“Grande orgulho para a França”: Macron rasga elogios a Clair Obscur, o GOTY de 2025
)
O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou publicamente a Sandfall Interactive após Clair Obscur: Expedition 33 conquistar o prêmio de Jogo do Ano no The Game Awards 2025.
O RPG francês, desenvolvido pelo estúdio sediado em Montpellier, teve uma noite histórica ao vencer nove categorias da premiação — consolidando-se como o título mais premiado da edição.
Em publicação nas redes sociais, Macron destacou a importância do feito para o país. “Clair Obscur: Expedition 33 acaba de ser eleito Jogo do Ano em Los Angeles. Um feito histórico para um título francês! Grande orgulho para Montpellier e para a França”, escreveu o presidente, que também já havia elogiado anteriormente o sucesso comercial do jogo.
Diretor de Stellar Blade recebe honraria presidencial da Coreia do Sul
)
O diretor do polêmico Stellar Blade, Kim Hyung-tae, foi homenageado com uma Menção Honrosa Presidencial durante o Korea Content Awards 2025, realizado em Seul.
A premiação, organizada pelo Ministério da Cultura, Esporte e Turismo da Coreia do Sul, reconhece profissionais e empresas que contribuíram de forma relevante para o fortalecimento das indústrias criativas do país, com destaque para o setor de jogos eletrônicos.
De acordo com a imprensa local, Kim recebeu a honraria por sua atuação à frente da Shift Up e pelo impacto de títulos como Stellar Blade e Goddess of Victory: Nikke na projeção global da indústria sul-coreana de games.
Ao aceitar o prêmio, o diretor afirmou que “esta Menção Presidencial é um agradecimento aos desenvolvedores e fãs que acreditaram e apoiaram a Shift Up”, acrescentando que o estúdio seguirá empenhado em “promover ainda mais a competitividade dos jogos coreanos no cenário global”.
Diretor de Star Wars: Fate of the Old Republic nega que o game demore 4 anos para ser lançado
)
O diretor criativo Kasey Hudson negou que Star Wars: Fate of the Old Republic leve mais de quatro anos para chegar ao público, após rumores sugerirem um lançamento apenas por volta de 2030.
A especulação ganhou força depois de o RPG ser apresentado no The Game Awards e confirmado como estando em estágio inicial de desenvolvimento pela Arcanaut Studios, novo estúdio fundado por Hudson em parceria com a Lucasfilm Games.
Em resposta direta às projeções mais longas, Hudson se manifestou nas redes sociais para afastar essa possibilidade. “Não se preocupem com os rumores de que ‘só em 2030’. O jogo sairá antes disso. Eu não estou ficando mais jovem!”, escreveu o diretor.
Descrito como um RPG de ação single-player com foco narrativo, Fate of the Old Republic é tratado pelo estúdio como um sucessor espiritual de Star Wars: Knights of the Old Republic e trará ênfase nas escolhas do jogador, construção de mundo e narrativa cinematográfica.
4.000 drones recriam jogatina de Tetris ao ar livre e resultado é incrível
A final mundial do Red Bull Tetris entrou para a história ao usar mais de 4.000 drones sincronizados para recriar uma partida do clássico jogo ao ar livre, em Dubai.
O espetáculo aconteceu dentro do Dubai Frame, estrutura de 150 metros de altura, e transformou o céu da cidade em uma enorme “tela jogável”, durante o evento realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro, com apoio técnico da empresa de drones Lumasky.
Na decisão, os finalistas Fehmi Atalar, da Turquia, e Leo Soloranzo, do Peru, tiveram cinco minutos cada para jogar a versão aérea de Tetris, com Atalar conquistando o título ao somar 168.566 pontos.
O criador da franquia, Alexey Pajitnov, celebrou o momento em comunicado oficial: “Quando criei o Tetris em 1984, jamais imaginei que ele se tornaria esse ícone cultural global. Um dos meus maiores sonhos sempre foi ver o jogo sendo jogado com drones, e estou muito feliz em ver isso se tornar realidade”.
Capcom explica diferenças de gameplay entre Leon e Grace em Resident Evil Requiem
)
A Capcom detalhou pela primeira vez como funcionará a jogabilidade dividida entre Leon S. Kennedy e Grace em Resident Evil Requiem, novo capítulo da franquia que chega em 27 de fevereiro ao PS5, Xbox Series X|S, Nintendo Switch 2 e PC.
Segundo o diretor Akifumi Nakanishi, as campanhas dos dois personagens são quase igualmente distribuídas ao longo de uma única história, com abordagens bem distintas: enquanto Grace concentra o terror mais puro, Leon assume um papel focado em ação intensa. “Requiem tem apenas uma história unificada.
De acordo com Nakanishi, a jogabilidade de Grace se inspira diretamente em Resident Evil 2, priorizando vulnerabilidade e tensão constante, enquanto Leon herda elementos de Resident Evil 4, com artes marciais e combates corpo a corpo.
diretor destacou ainda que a proposta é equilibrar dois tipos de tensão dentro do mesmo jogo, criando ritmo e contraste: “É quase como ter dois jogos com experiências diferentes misturados. A ação de Leon oferece um alívio em relação ao terror vivido por Grace”.
E aí, o que você achou das principais notícias de games do dia no Checkpoint? Conte pra gente nas redes sociais do Voxel e do TecMundo!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)