O primeiro Checkpoint da semana começa com uma notícia inesperada: Katsuhiro Harada, um dos veteranos da indústria de games e produtor de longa data da franquia Tekken, deixou a Bandai Namco após quase 30 anos de casa.
Enquanto isso, outro ícone japonês dos games também deu as caras no Checkpoint de hoje. Hideo Kojima afirmou no último fim de semana que OD, seu novo jogo de terror, será uma experiência totalmente única. Além disso, ele disse em entrevista que poderia criar a mecânica de furtividade de Physint dormindo.
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Veterano de Tekken deixa Bandai Namco após 30 anos
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Katsuhiro Harada, diretor e produtor histórico da série Tekken, anunciou sua saída da Bandai Namco após três décadas na empresa. A informação foi confirmada pelo próprio desenvolvedor em um comunicado publicado online, no qual explica que sua decisão acontece após um período de perdas pessoais e reflexões sobre seu futuro como criador.
No texto divulgado, Harada ressaltou que a “perda de vários amigos próximos” e a aposentadoria ou falecimento de colegas veteranos o fizeram reconsiderar “o tempo que me resta como criador”.
Ele também relembrou sua jornada desde os primeiros torneios de fliperama no Japão até o crescimento internacional de Tekken, agradecendo aos fãs pelo “apoio inabalável” ao longo dos anos. A equipe de Tekken 8 afirmou em resposta que o desenvolvimento do jogo segue normalmente e que continuará a série “com a visão e o espírito construídos por Harada-san”.
“Futuro de Tomb Raider” será revelado no The Game Awards
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O futuro da franquia Tomb Raider será apresentado durante o The Game Awards desta quinta-feira (11), segundo confirmação oficial divulgada por Geoff Keighley. A informação apareceu inicialmente em uma ilha temática do evento dentro de Fortnite, que indica que uma revelação ligada à série será exibida durante a cerimônia.
Embora não esteja claro se o anúncio envolve um novo jogo ou a série live-action em desenvolvimento pelo Prime Video, a expectativa cresce entre os fãs. No X, Keighley afirmou que “Lara Croft retorna no The Game Awards” e convidou o público a acompanhar a apresentação para descobrir “o futuro de uma das franquias mais icônicas dos jogos”.
Caso o anúncio seja relacionado ao próximo título da Crystal Dynamics, ele poderá marcar o retorno da saga após o estúdio iniciar o desenvolvimento em 2022. Mesmo após diversas rodadas de demissões nos últimos anos, a equipe reforçou recentemente que as mudanças internas visam “otimizar o desenvolvimento do nosso principal jogo, Tomb Raider”.
Kojima diz que OD, seu novo jogo de terror, será algo totalmente único
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Hideo Kojima afirmou que OD, seu próximo jogo de terror em parceria com o Xbox, será uma experiência “totalmente única” e diferente de tudo o que já fez. A declaração foi dada em entrevista ao portal japonês Ananweb, onde o criador compartilhou novas informações sobre seus projetos atuais, incluindo também o jogo de espionagem Physint, em desenvolvimento para PlayStation.
Segundo o diretor, OD ainda está em um estágio experimental, e ele admite que não sabe se o conceito final “vai dar certo”. Kojima explicou que a proposta envolve mudar “o modelo de serviço desde a base”, tornando o desenvolvimento significativamente mais desafiador. “Ainda não posso dizer exatamente o que é, nem sei se vai dar certo”, disse.
O designer afirmou que o trailer recente traz “pistas” sobre o conceito e que o público pode descobrir parte da ideia ao analisá-lo com atenção. Já sobre Physint, ele brincou dizendo que poderia criar o jogo “dormindo”, mas destacou que está tentando evitar cair no óbvio, incorporando novas mecânicas e cruzando ainda mais as fronteiras entre cinema e videogames.
Estúdio é fechado após polêmicas envolvendo uso de IA generativa
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O estúdio Goonswarm Games foi encerrado após a Running With Scissors cancelar Postal: Bullet Paradise em meio a acusações de uso de IA generativa na produção artística do projeto. A situação começou após o trailer de anúncio do jogo, quando jogadores passaram a apontar possíveis elementos criados por IA.
A editora inicialmente negou as suspeitas; o coproprietário Mike Jaret-Schachter chegou a chamar os usuários de “idiotas ignorantes” por acreditarem que havia IA envolvida, afirmando: “Não é, literalmente. A fantasia de vocês está completamente errada”.
Após a pressão crescente e a divulgação de arquivos pela Goonswarm para tentar comprovar o trabalho manual, a Running With Scissors recuou e declarou que sua confiança no estúdio “foi quebrada”, resultando no cancelamento do projeto.
A desenvolvedora anunciou o fechamento e alegou ter sido alvo de ameaças, dizendo que foi “injustamente acusada”. No dia seguinte, porém, reconheceu que parte da arte promocional “parece incluir ou ser influenciada por material gerado por IA”, atribuindo o material a artistas terceirizados e assumindo responsabilidade por não ter identificado o problema antes.
Gravações da terceira temporada de Fallout podem começar no inverno de 2026
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A terceira temporada de Fallout do Prime Video pode iniciar suas filmagens no inverno brasileiro de 2026, segundo expectativas do criador Jonathan Nolan. A informação surgiu durante entrevista ao IGN, onde o diretor comentou sobre o andamento da produção após a estreia da segunda temporada — marcada para 17 de dezembro.
Durante a conversa, o criador afirmou que a equipe “espera voltar a filmar no próximo verão [inverno brasileiro]”, mas ressaltou que “os melhores planos podem falhar”, indicando que a agenda depende de fatores logísticos.
Ele também comentou sobre o ritmo de produção da série, dizendo que o objetivo é retornar ao ar “no menor intervalo possível”, mantendo a escala e a ambição do projeto.
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