Voxel

Xbox encerra divisões e cancela Everwild em onda de 9 mil demissões da Microsoft

Em comunicado, Phil Spencer, chefe da Xbox Gaming, confirmou que as demissões na Microsoft também afetaram a vertical de games; Confira os detalhes!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

02/07/2025, às 11:40

Atualizado em 02/07/2025, às 15:29

Xbox encerra divisões e cancela Everwild em onda de 9 mil demissões da Microsoft

Confirmando os rumores recentes, a Microsoft anunciou uma nova rodada de demissões que afetará até 4% da sua força de trabalho global. Pode parecer pouco em porcentagem, mas isso equivalente a aproximadamente 9.100 funcionários. Os cortes atingem todos os departamentos da empresa, incluindo a divisão de jogos, e começaram a ser comunicados nesta quarta-feira (26).

Segundo o The Seattle Times, a medida faz parte de uma reestruturação interna voltada a preparar a empresa para um mercado mais dinâmico. Um porta-voz da Microsoft afirmou que as mudanças são necessárias para “posicionar melhor as equipes e garantir maior eficiência operacional”.

undefined

“Continuamos a implementar mudanças organizacionais e na força de trabalho que são necessárias para posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico”, disse um porta-voz da Microsoft. Enquanto muitos setores foram afetados, a galera que curte games pode ficar ainda mais preocupada, pois a divisão Xbox foi altamente prejudicada com os layoffs.

Estúdios da Xbox também foram afetados na nova onda de demissões da Microsoft

Em comunicado interno, Phil Spencer, chefe da divisão de jogos da Microsoft, disse que os cortes envolvem o encerramento ou redução de atividades em determinadas áreas, além da remoção de camadas de gestão para aumentar a agilidade da equipe. Ele também ressaltou que as demissões ocorrem em uma época positiva para a marca Xbox.

“Para posicionar a equipe de Jogos para um sucesso duradouro e nos permitir focar em áreas de crescimento estratégico, encerraremos ou reduziremos o trabalho em determinadas áreas da empresa e seguiremos o exemplo da Microsoft na remoção de níveis de gestão para aumentar a agilidade e a eficácia”, disse Spencer em comunicado. “Em respeito aos afetados hoje, os detalhes das notificações de hoje e quaisquer mudanças organizacionais serão compartilhados pelos líderes de equipe nos próximos dias”.

undefined

“Reconheço que essas mudanças acontecem em um momento em que temos mais jogadores, jogos e horas de jogo do que nunca. Nossa plataforma, hardware e plano de lançamentos de jogos nunca pareceram tão fortes”, disse o executivo. “O sucesso que estamos vendo atualmente é resultado de decisões difíceis que tomamos anteriormente”.

Como o próprio Phil Spencer mencionou, a situação da Microsoft é muito boa financeiramente, o que tornou as demissões ainda mais polêmicas. A companhia fechou o trimestre de março com US$ 70 bilhões em receira e US$ 26 bilhões de lucro, segundo a CNBC. A divisão de games também teve um crescimento anual de 5% no mesmo período.

Quais estúdios foram afetados pelas demissões?

A Microsoft não confirmou todos os estúdios afetados nas demissões da Xbox, mas diversas empresas já começaram a revelar que foram atingidas pelos layoffs. Além dos cortes de pessoas, alguns projetos de peso estão sendo afetados e até cancelados.

  • O jogo Perfect Dark foi cancelado e seu estúdio, The Initiative, fechado durante as demissões. O game já havia recebido múltiplos trailers e até uma prévia de gameplay
  • Responsável por Sea of Thieves, a Rare foi afetada pelas demissões e cancelou o jogo Everwild, mas o número de pessoas demitidas ainda é desconhecido. Segundo Matt Booty, da Xbox, outros projetos não anunciados também foram cancelados durante o processo de demissão.
  • A King, estúdio responsável por Candy Crush, foi uma das mais impactadas, com a demissão de 10% de seus funcionários — cerca de 200 pessoas. 
  • A ZeniMax, gigante por trás da Bethesda, foi afetada por demissões na Europa e Estados Unidos, e também já começou a notificar seus colaboradores, de acordo com o Windows Central. A empresa supostamente teve um jogo MMORPG de fantasia cancelado por causa dos cortes.
  • Responsável por Forza Motorsport, o estúdio Turn 10 também teria sido afetado por demissões, segundo o Insider Gaming, com cerca de 50% dos funcionários perdendo o emprego.
  • Apesar do sucesso de Call of Duty, estúdios envolvidos com a franquia também foram afetados por demissões. Segundo o jornalista Jason Schreier, uma das produtoras afetadas é a Raven, que trabalhou em múltiplos títulos recentes da franquia COD.

Nos Estados Unidos, os avisos de desligamento devem ser feitos ainda nesta quarta-feira. Segundo relatos obtidos por Jason Schreier, a situação está bastante complexa na Microsoft, com muitos funcionários perdidos a respeito do seu status de emprego e muitas pessoas “descobrindo” a demissão online ou por meio de acessos sendo revogados.

Esta é a quarta rodada de demissões no Xbox nos últimos meses

O cenário para a indústria tem ficado preocupante. Essa nova onda de demissões na Microsoft, por exemplo, é a quarta que acontece em um curto espaço de tempo.

A primeira ocorreu em janeiro de 2023, quando a Microsoft confirmou planos de demitir aproximadamente 10.000 funcionários — afetando cerca de 4,5% de sua força de trabalho, que incluía funcionários da Bethesda e da desenvolvedora de Halo, 343 Industries.

undefined

Em seguida, em janeiro de 2024, foi confirmado que 1.900 funcionários seriam desligados das suas funções na Activision Blizzard, Bethesda e Xbox. Já em setembro do mesmo ano, foi anunciado o corte de mais 650 empregos na divisão de jogos da Microsoft.

Além disso, no início de 2025, foi relatado que a Microsoft havia feito um número não especificado de demissões em diversas divisões, incluindo funcionários dos negócios de segurança, vendas e jogos da fabricante do Xbox.

Que momento delicado para a Microsoft e Xbox, não? Comente sua opinião sobre o assunto nas redes sociais do Voxel!



Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

Valdecir Emboava

Especialista em Cibersegurança