Originalmente planejado para 2027, conforme relatado pelo Windows Central em março deste ano, parece que, pelo menos por enquanto, a Microsoft está adiando os planos de lançar o Xbox portátil para dar foco no aprimoramento do Windows 11 e de outros dispositivos. Além disso, vale ressaltar que o aparelho arquivado não é o fabricado pela Asus — cujas fotos vazaram no início de maio.
- Leia também: Novo console só em 2027, mas Xbox Portátil no estilo Steam Deck pode chegar este ano, segundo rumores
O portátil da Asus, que se chama “Kennan” internamente, ainda está previsto para ser lançado este ano — e é um dos dispositivos que estão tendo apoio da Microsoft no desenvolvimento. Quanto ao suposto Xbox portátil, de acordo com uma nova reportagem do Windows Central, a empresa decidiu adiar seu lançamento para se concentrar no aprimoramento do Windows 11 para jogos.
Nossos vídeos em destaque
)
"A Microsoft ainda quer construir seu próprio Xbox portátil no futuro, mas decidiu priorizar suas equipes para melhorar o desempenho em jogos no Windows 11, especificamente para dispositivos como o Project Kennan da ASUS”, diz o novo relatório. “É possível que a ameaça existencial do SteamOS, que, no papel, oferece melhor desempenho e autonomia em jogos do que o próprio Windows 11, tenha influenciado essas decisões".
SteamOS pode ter sido o “responsável” pelo adiamento do suposto Xbox portátil
A decisão da Microsoft provavelmente ocorreu por conta do lançamento do SteamOS, sistema operacional da Valve que ostenta compatibilidade com uma ampla variedade de “PCs de mão” — como o Legion Go S da Lenovo.
Além disso, foi relatado que o SteamOS também oferece melhor desempenho em jogos — assim como maior duração da bateria quando comparado ao Windows 11 no mesmo hardware.
)
Embora a Microsoft ainda planeje lançar seu portátil original, as fontes do Windows Central informaram que as prioridades da empresa mudaram. Um anúncio oficial pode ser feito em alguns dias, dependendo da duração desse atraso.
O Xbox portátil ainda não foi anunciado oficialmente pela Microsoft. Portanto, trate o texto com cautela, pois, no momento, as informações não passam de rumores.
Phil Spencer, chefe do Xbox, já fala há tempos sobre o portátil
Embora a Microsoft não tenha confirmado oficialmente que está trabalhando em um Xbox portátil, vale lembrar que Phil Spencer, chefe da Xbox Gaming, já fala sobre o assunto há algum tempo.
No ano passado, em entrevista ao Bloomberg, Spencer falou sobre o assunto e a expectativa é que a empresa "faça algo" no seguimento de portáteis — embora o potencial aparelho ainda esteja a alguns anos de distância.
"Acho que nossa equipe poderia fazer um trabalho realmente inovador, mas queremos ser informados pelo aprendizado e pelo que está acontecendo agora", explicou o executivo.
Novo Xbox? Teremos, mas ele pode chegar só em 2027
Quanto aos planos internos de hardware da Microsoft, embora vazamentos tenham repetidamente insistido que o Xbox de próxima geração chegue em algum momento de 2026, Corden afirma que isso deve acontecer, de fato, só em 2027.
)
De acordo com as fontes do jornalista do Windows Central, o sucessor do Xbox Series X|S foi "totalmente aprovado" e se encontra "provisoriamente" programado para o ano que vem no momento — mas ele afirma que isso deve acontecer só em 2027.
Vale lembrar que no final de 2027 o Xbox Series completará sete anos de mercado, o que é um período bastante típico para uma geração de consoles.
- Leia também: Phil Spencer critica jogos como serviço e revisa estratégia com a PlayStation! Confira a entrevista
Claro, isso o tornaria mais curto do que a geração do Xbox One — mas, considerando as vendas de hardware bem abaixo do esperado e a mudança de abordagem na atual geração, não seria totalmente surpreendente ver a empresa querendo acelerar esse processo.
Ansioso para o suposto Xbox portátil, assim como o console de nova geração da Microsoft? Comente nas redes sociais do Voxel!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)