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Gamescom Latam responde carta aberta de desenvolvedores: "Participação é opcional"

Citando desinformação e participação opcional, a Gamescom Latam forneceu o seu lado após carta de devs brasileiros

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

schedule28/05/2025, às 17:57

updateAtualizado em 28/05/2025, às 18:31

Gamescom Latam responde carta aberta de desenvolvedores: "Participação é opcional"

A Gamescom Latam respondeu oficialmente uma carta aberta lançada por um coletivo de desenvolvedores solicitando melhorias no evento. Lançado na última terça-feira, o documento sugere 12 melhorias para o evento, incluindo mais apoio para estúdios e palestrantes.

Em seu posicionamento enviado ao Voxel, a Gamescom Latam respondeu alguns dos pontos apresentados na carta, dizendo que certos detalhes podem gerar “desinformação". A feira organizada pela Omelete Company também ressaltou que a participação no Panorama Brasil, parte do evento que foi grande alvo de reclamações, é ”voluntária e opcional".

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Em seu posicionamento, a Gamescom Latam também diz que está aberta para conversar com os desenvolvedores em busca de melhorias na indústria. “A equipe da gamescom latam está sempre atenta aos retornos da comunidade e permanece aberta ao diálogo com aqueles que quiserem trabalhar pelo desenvolvimento da indústria de games no Brasil e da América Latina, que sempre foi e permanece sendo o principal compromisso do evento.”

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A organização disse que o orçamento do evento foi "divulgado de forma errônea", mencionando que a cifra de R$ 22 milhões exibida na carta refere-se ao orçamento total do evento — o que é dito no documento divulgado pelos desenvolvedores brasileiros. A feira ressalta que o apoio financeiro da Prefeitura de São Paulo foi de R$ 1 milhão — o evento também utilizou a Lei Rouanet para captar recursos, o que não é mencionado no posicionamento.

Veja posicionamento da Gamescom Latam

Abaixo, confira o posicionamento completo da Gamescom Latam sobre a carta dos desenvolvedores. As palavras abaixo foram enviadas ao Voxel pela organização da feira e não sofreram alterações:

A organização da gamescom latam confirma que recebeu o documento. Entretanto, é preciso esclarecer que algumas das informações divulgadas podem gerar desinformação:

Desde o início do projeto BIG Festival, a organização e os profissionais envolvidos no evento sempre se comprometeram com o desenvolvimento da indústria independente de jogos no Brasil. Como indicativo, podemos observar o crescimento exponencial desta indústria nos últimos anos; crescimento este que teve participação ativa e constante do evento, que trabalhou incansavelmente para trazer profissionais da indústria ao nosso país e apresentar a região para grandes players globais do mercado de jogos.

A área proprietária Panorama Brasil é mais um exemplo destes esforços; trata-se de uma política ampla e consistente de apoio aos independentes, especialmente brasileiros, algo que não acontece em outros eventos de grande porte, que fazem apenas convites pontuais para alguns profissionais. Em 2025, o Panorama Brasil, somado ao BIG Festival, ofereceu espaço para 129 jogos, 59 brasileiros e 70 internacionais. 

Ambas as iniciativas são gratuitas para os jogos selecionados e incluem:

- Doação de espaço no evento,

- Fornecimento gratuito de estrutura e mobiliário (no caso do BIG Festival, também computadores e TVs),

- Suporte de staffs do evento,

- Credenciais de acesso ao evento,

- Acesso à área de negócios,

- Apoio financeiro aos participantes de fora de São Paulo, entre diversos outros apoios.

A participação é voluntária e opcional, mediante o aceite das regras, que são divulgadas com antecedência, esclarecidas em período anterior ao aceite da proposta. 

No Panorama Brasil, especificamente, há opções de contratações de serviços adicionais, totalmente opcionais. Neste ano, contudo, implementamos uma regra mais clara sobre a ocupação das estações, a fim de evitar que elas ficassem vazias, como aconteceu na última edição do evento, visando a otimização da experiência dos visitantes - e também dos desenvolvedores, que têm uma chance real de mostrar o jogo não só para o público, mas também para publishers, jornalistas e outros desenvolvedores. Porém, novamente, destacamos que todas estas regras são especificadas aos participantes antes do aceite da proposta, para que possam se planejar de acordo com sua disponibilidade e necessidades. 

É essencial lembrar também que, ao longo dos seus 5 dias, a gamescom latam gerou um impacto econômico de mais de R$20 milhões para a Cidade de São Paulo, além de várias centenas de milhões de reais em negócios para as empresas participantes, principalmente para os desenvolvedores independentes que participam do evento.

Em relação às informações que foram divulgadas de forma errônea, esclarecemos que o apoio financeiro da Prefeitura de São Paulo ao evento foi de R$1 milhão, como já divulgado publicamente. O valor de R$22 milhões mencionado na carta se refere ao orçamento total de produção do evento, estimado em janeiro de 2025, valor este dedicado à produção, conteúdos, comunicação, locação do espaço, contratação de equipes, credenciamento e demais ações.

A equipe da gamescom latam está sempre atenta aos retornos da comunidade e permanece aberta ao diálogo com aqueles que quiserem trabalhar pelo desenvolvimento da indústria de games no Brasil e da América Latina, que sempre foi e permanece sendo o principal compromisso do evento.

Abragames também se posicionou sobre o assunto

A Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais Eletrônicos (Abragames) também se posicionou a respeito da carta aberta dos desenvolvedores. A organização enviou um posicionamento ao Voxel dizendo que não faz parte da organização do evento, além de ressaltar que vai manter o papel de “interlocutora propositiva entre organizadores e desenvolvedores.”

Você pode conferir o posicionamento completo da Abragames aqui.

Entenda o caso

As reclamações sobre a Gamescom Latam 2025 começaram logo após a realização do evento. Em reportagem do Voxel, desenvolvedores brasileiros revelaram descaso da feira com estúdios brasileiros independentes, incluindo falta de equipamentos básicos, como cadeiras, e limitações que afetavam até a segurança dos participantes.

Nesta semana, um coletivo de desenvolvedores lançou uma carta sugerindo melhorias para o evento, incluindo cachê para palestrantes e melhor suporte para desenvolvedores brasileiros participando da feira. “Eventos no mundo todo fomentam e incentivam os desenvolvedores independentes de seus próprios países. Auxiliar o desenvolvedor pequeno, que muitas vezes está expondo o seu primeiro jogo, é o primeiro passo para termos uma indústria saudável desde a base”, diz a carta.

Você pode conferir o documento completo divulgado pelos desenvolvedores do coletivo Game Devs Unidos neste link. Mais detalhes também estão disponíveis no vídeo do Voxel, que pode ser assistido acima!

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