menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

EA cancela jogo do Pantera Negra e fecha Cliffhanger Games, responsável pelo projeto

Em nova reestruturação, a Eletronic Arts realizou mais demissões e acabou com o jogo da Marvel

Avatar do(a) autor(a): Mateus Mognon

schedule28/05/2025, às 16:33

EA cancela jogo do Pantera Negra e fecha Cliffhanger Games, responsável pelo projeto

A Electronic Arts anunciou o cancelamento oficial do jogo do Pantera Negra e o fechamento do estúdio Cliffhanger Games, fundado em 2023 justamente para liderar o desenvolvimento do projeto. A informação foi revelada com exclusividade pelo site IGN, que teve acesso a um e-mail interno assinado por Laura Miele, presidente da divisão EA Entertainment.

De acordo com Miele, a decisão faz parte de um esforço mais amplo para “concentrar energia criativa nas maiores oportunidades de crescimento” da empresa. Além do encerramento da Cliffhanger, a EA também realizou novos cortes em suas equipes mobile e centrais, embora não tenha divulgado o número exato de demissões nesta nova onda.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Por que o jogo do Pantera Negra foi cancelado?

Anunciado em 2023, o acordo firmado entre a Marvel e a EA para o desenvolvimento de três jogos ainda prevê os títulos de Homem de Ferro, atualmente em produção no estúdio Motive, e um terceiro game ainda não revelado. Pantera Negra seria um título single-player, de mundo aberto e focado em narrativa — conforme sugeria uma vaga de emprego publicada anteriormente.

New EA Studio Cliffhanger Games Announces Upcoming Title Based on Marvel's Black  Panther | Marvel
Imagem do jogo do Pantera Negra.

Pouco se sabia sobre o projeto até o momento, mas ele era liderado por Kevin Stephens, ex-produtivo da série Middle-Earth: Shadow of Mordor. O estúdio Cliffhanger havia sido formado com uma equipe experiente, reunindo nomes que participaram de grandes produções do gênero ação e aventura.

Segundo o IGN, os cortes recentes não chegam ao mesmo volume da leva anterior — que impactou cerca de 300 funcionários, incluindo 100 da Respawn Entertainment. Mesmo assim, trata-se de mais um episódio de reestruturação que levanta dúvidas sobre o futuro de projetos licenciados dentro da EA.

Quais franquias a EA vai priorizar no futuro?

Em seu comunicado interno, Laura Miele explicou que a EA pretende concentrar seus recursos em um “grupo seleto” de franquias, seguindo um caminho similar ao que a Ubisoft está fazendo. A executiva mencionou que a companhia vai dar atenção aos seguintes projetos e propriedades:

  • Battlefield
  • The Sims
  • Skate
  • Apex Legends
  • Jogo do Homem de Ferro, que segue em desenvolvimento
  • Terceiro jogo da saga Star Wars Jedi 
  • Franquia Mass Effect.

A divisão EA Sports não foi mencionada no comunicado, mas fontes ligadas à empresa indicam que ela não será impactada pelas recentes mudanças, uma vez que opera separadamente sob outra liderança. Por outro lado, o segmento de propriedades licenciadas parece estar em xeque, especialmente após a fala do CEO Andrew Wilson, que afirmou em 2024 que a empresa se afastaria de IPs licenciadas que “não parecessem viáveis no cenário atual da indústria”.

O que mais foi cancelado pela EA em 2025?

Este não é o único projeto interrompido pela Electronic Arts em 2025. Em abril, a empresa cancelou um novo jogo da série Titanfall e um projeto em estágio inicial de incubação, ao mesmo tempo em que demitiu cerca de 300 funcionários, incluindo parte significativa da equipe da Respawn. 

Ao longo dos últimos anos, EA passou por diversas rodadas de demissões, atingindo estúdios renomados como BioWare, e Codemasters. A EA não comentou sobre o número total de funcionários afetados ou se novas demissões estão previstas para o futuro. A Marvel também não falou sobre o cancelamento de Pantera Negra.

E aí, qual a sua opinião sobre o assunto? Comente nas redes sociais do Voxel!

star

Continue por aqui