F1 25 é o mais recente capítulo da franquia baseada na principal categoria do automobilismo mundial. A versão anual do game traz como grande novidade o retorno do Ponto de Frenagem, que é uma mistura de Modo Carreira com um enredo exclusivo, e que conta com equipe e pilotos fictícios.
O game também promete mais realismo, tanto na parte visual, com direito a repaginação de algumas pistas, como também em uma jogabilidade ainda mais apurada. Mas será que tudo isso compensa o seu salgado preço aplicado todos os anos? Confira o review completo!
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A volta do modo Ponto de Frenagem
A maior novidade de F1 25 é o retorno do modo Ponto de Frenagem. Para quem não sabe, ele funciona como uma espécie de Modo História, onde é possível acompanhar a jornada de uma equipe e seus pilotos, todos fictícios, em busca do título inédito na categoria.
Os eventos ocorrem logo após o enredo de Ponto de Frenagem 2, que foi apresentado em F1 23. Nele, é possível escolher entre os irmãos Aiden e Callie Jackson em diversos momentos do enredo, ou seja, não exigindo que você tenha preferência por um deles até o final. A história começa ainda na temporada 2024, mostrando que a Konnersport deixou de ser uma coadjuvante e agora figura entre as principais montadoras. Curiosamente, é uma história bem parecida com a da McLaren atualmente, justamente a partir do ano passado.
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Sendo assim, você precisa agir em múltiplas decisões durante toda a jornada, seja guiando os carros no controle dos pilotos, ou agindo nos bastidores e no gerenciamento da equipe. Embora o enredo seja bem clichê, há espaço para pequenas reviravoltas, e até mesmo um grande plot twist, sendo uma excelente porta de entrada para quem pretende começar sua jornada na franquia em F1 25.
"Embora o enredo seja bem clichê, há espaço para pequenas reviravoltas."
Isso porque, em relação à jogabilidade, o modo é bastante alternativo. Em outras palavras, engana-se quem acha que é apenas correr e tentar chegar na frente de todos. Há muitos momentos onde é preciso agir como equipe, fazendo corridas bastante estratégicas, seja segurando os adversários que vem atrás de você para que o(a) companheiro(a) de equipe se aproxime do pelotão, como manter um ritmo mais cadenciado para poupar pneus.
Por exemplo, em um desses momentos é preciso se virar para guiar em Spa-Francorchamps, na Bélgica, sem uma das marchas, no melhor estilo Ayrton Senna no Brasil em 1991. No fim das contas, o modo é bem divertido e recomendado para quem quer algo além de simplesmente correr e tentar se posicionar da melhor forma possível. Diferente das outras versões, ele traz elementos que fazem com haja um dinamismo nas provas, principalmente por não saber o que te espera na próxima corrida, em um enredo digno de um filme de Sessão da Tarde, onde todos sabem o que vai acontecer no final.
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Jogabilidade mais ajustável, mas com IA não tão apurada
Em relação à jogabilidade, F1 25 mantém a receita de bolo das outras versões, trazendo um “cardápio” ainda mais extenso de ajustes visando agradar todo tipo de jogador. Em outras palavras, o game traz ainda mais recursos para fazer com que seu carro tenha minuciosos elementos automáticos em partes como freios, controle de tração, etc, e ao mesmo tempo permite que você faça ajustes como se fosse um engenheiro de uma equipe da Fórmula 1.
Para quem não tem intimidade com o game, ou com o funcionamento de um veículo da categoria, é possível escolher entre pacotes prontos de ajustes, que por sua vez permitem que você possa adaptá-los para o seu estilo de jogo. Por exemplo, há um ajuste predefinido onde o controle de tração e o sistema de frenagem funcionam de forma automática, ou seja, você não precisa apertar nada a mais e o seu carro não corra o risco de sair de traseira, e ao mesmo tempo ele possa frear de forma automática.
Caso queira um pouco mais de realismo, em cima dessa predefinição, você pode desabilitar esse sistema automático de frenagem, colocando-o parcialmente ativo, ou totalmente, manual. Idem para qualquer outro elemento do seu carro. Depois disso, você pode importar esse esquema de pilotagem para qualquer momento do game, e até mesmo criar outros, seja para um determinado modo, tipo de circuito ou condição climática. Entretanto, é preciso um bom tempo de jogo até você finalmente entender o comportamento dos veículos, e por fim escolha aquele que se encaixa melhor.
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Já com o game rolando, assim como nos jogos anteriores, você também pode, junto à sua equipe, fazer uma série de ajustes para um determinado fim de semana de atividades. Eles variam desde escolher a estratégia de pneus e paradas, até outras configurações mais minuciosas para a corrida. E é nesse momento que F1 25 brilha, já que o game permite que aqueles que já possuem uma noção mais avançada de como funciona tudo, “brinquem” de engenheiro e façam suas apostas arriscadas, principalmente em equipes inferiores e que brigam por pontos ao invés do pódio.
E se você é novato, ou não tem tanto conhecimento assim, não se preocupe, já que o game também traz opções automatizadas, baseadas nas melhores decisões, para que você se concentre apenas em dar o seu melhor na pista, seguindo as instruções dos engenheiros ao longo da corrida.
- Confira também: F1 25: Confira preço, modos de jogo e tudo sobre o game de corrida
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Mas como nem tudo são flores, há também alguns pontos que me incomodaram bastante. Um deles é a IA aplicada nos adversários virtuais que, independente da dificuldade, é bem controversa e até mesmo irreal. A começar pelo comportamento dos retardatários, que ao invés de abrir passagem da forma mais simples possível, complicam em grande parte das vezes, ao ponto de comprometer as corridas
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Por exemplo, durante uma prova no GP Brasil, na reta principal do circuito, ao invés de reduzir e dar passagem pelo lado prioritário da pista, que neste caso é o lado direito, ele simplesmente se manteve no traçado me obrigado a frear na parte “suja” do circuito, como se eu estivesse ultrapassando alguém com quem estou brigando diretamente por uma posição. Já em outra oportunidade, fui fechado e tive que literalmente parar o meu carro para conseguir entrar nos boxes, já que o retardatário reduziu a velocidade somente naquele ponto.
Já na briga direta por posições, todos sabem que a F1 real está cada vez mais rígida em relação ao comportamento dentro da pista. Porém, parece que esqueceram de levar esse realismo para dentro do jogo, já que por muitas vezes sofri infrações graves de meus adversários, que sequer foram punidos, mesmo me fechando ou literalmente jogando o carro contra o meu.
Para completar, faço também mea culpa dos momentos em que cortei um bom caminho, intencionalmente ou não, e fui apenas “chamado à atenção”. Para aqueles que levam o jogo a sério, seja em busca de um bom posicionamento no ranking global, ou até em campeonatos exclusivos, é preciso que isso seja corrigido urgentemente, para não criar um clima grande de insatisfação pela falta de rigorosidade com as regras da categoria no game.
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Visual realista e encantador
F1 25 mantém a tradição de ser um dos mais belos jogos da atualidade. É um tanto comum ver o título sendo usado para mostrar o desempenho de consoles e PCs, principalmente em relação ao nível de detalhes em diversos elementos, desde a composição dos carros e pilotos, até a ambientação das pistas mais famosas do mundo.
A versão utilizada para este review foi a de PC, e rodou em um computador com a seguinte configuração:
- Placa Mãe: Asus Rog Strix Z790-h Gaming Wifi
- Placa de Vídeo: GeForce 4070 Ti Super
- Processador: Intel i7 14700k
- Memória RAM: 32GB Kingston Fury Renegade
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Com essa configuração pude rodar o game na qualidade Ultra-alta a 240 fps. Curiosamente, ao mudar para Ultramáximo, notei algumas pequenas quedas de frames, mostrando o quanto o jogo está um patamar à frente em relação a qualidade de seus gráficos e desempenho.
O que mais me impressionou foi justamente o quanto os circuitos estão ainda mais realistas. Dos que foram reformulados Suzuka e Imola foram os que mais tiveram mudanças perceptivas, principalmente na parte externa do circuito, desde arquibancadas até outros elementos do cenário. Além disso, agora é possível correr no traçado inverso em provas como a tradicional pista de Silverstone, na Inglaterra. E embora no começo pareça um tanto estranho, visualmente é impressionante como toda a adaptação da pista é feita para que ela funcione como uma nova prova e não apenas “correr na contramão”.
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Já em outras pistas, é impossível não se impressionar com pequenos detalhes que ampliam o realismo na ambientação. Desde o asfalto castigado do GP da Holanda, até as ruas de Las Vegas e seus hotéis icônicos, com direto a famosa e iluminada arena Sphere. Já os pilotos, não há nada muito diferente de outras versões além do novo penteado de Lewis Hamilton. Mas isso não é um ponto negativo, pois desde capítulos anteriores, eles chamam atenção pela forma realista com que são representados no jogo.
Por fim, vale destacar um elemento bem impressionante: a qualidade das animações do modo Ponto de Frenagem 3. Em diversos momentos, elas surgem durante as corridas para ilustrar alguns eventos roteirizados, como batidas ou abandonos. Me impressionou demais o realismo dessas animações, que contam até mesmo com um replay, para simular da forma mais real possível uma transmissão ao vivo. Seria um tanto interessante ter um elemento como esse também em outros modos, como por exemplo em uma batida durante as provas, ou até mesmo para ilustrar o fim da sua corrida.
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Controle de lendas e integração com F1: O Filme
Para os fãs da franquia que adquirem o game anualmente, não há muito o que falar em relação à novidades nos modos de jogo. Basicamente, F1 25 é um título atualizado com o line up de pilotos e circuitos, com mudanças pontuais em alguma modalidades. A principal delas é a possibilidade de controlar lendas da categoria, como Ayrton Senna, Michael Schumacher, Felipe Massa, entre outros. Agora, você pode começar toda a trajetória de um desses pilotos, desde a F2, até o auge na categoria principal do automobilismo mundial.
Pode parecer “bobo” para alguns, mas confesso que jogar com Ayrton Senna neste modo teve um gosto especial, principalmente por apresentar animações do piloto no dia a dia, um padrão do Carreira. Para ficar perfeito, só faltou o icônico boné azul do extinto banco Nacional.
"Jogar com Ayrton Senna neste modo teve um gosto especial, principalmente por apresentar animações do piloto no dia a dia."
Curiosamente, também é possível jogar com Sonny Hayes e Joshua Pearce, que serão os personagens principais de F1: O Filme, interpretados por Brad Pitt e Damson Idris respectivamente. O longa, que será lançado no dia 30 de junho, promete uma série de integrações com o game, como o uso dos pilotos e equipe do filme em alguns modos, e outras novidades que só serão reveladas quando o mesmo estrear nos cinemas de todo o mundo.
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Já o F1 World, que funciona como uma espécie de lobby principal para modos mais simples como Grand Prix e Tomada de Tempo, também teve novidades pontuais. A que mais chama atenção é o Piloto do dia, que agora apresenta conquistas diárias como por exemplo Pilotagem mais limpa e Mais ultrapassagens. Além disso, o sistema de personalização está mais amplo, porém, ainda mantém a boa e velha prática de exigir um passe de pilotagem para que você possa conquistar os itens mais atrativos.
Por fim, as modalidades multiplayer continuam sendo um dos atrativos do jogo. Em Liga de Corridas, como o nome sugere, é possível participar de campeonatos e até mesmo criar os seus. Já no Multiplayer Local, você pode disputar corridas com o famoso modo “tela dividida” no mesmo console ou PC, ou até mesmo usar uma rede local para mais participantes.
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Vale a pena?
F1 25 continua sendo um game feito para agradar um nicho: amantes do automobilismo e, principalmente, os fãs da Fórmula 1. A aposta no retorno do modo Ponto de Frenagem faz com que o game seja atrativo para quem também busca algo “fora da caixa”, e no fim das contas também é uma boa porta de entrada para novatos. Porém, os outros modos são praticamente os mesmos, com novidades pontuais que, para quem adquire o game todo ano, já está mais que acostumado.
F1 25 continua sendo um game feito para agradar um nicho: amantes do automobilismo e, principalmente, os fãs da Fórmula 1.
Assim como outras franquias da empresa, como EA FC e Madden NFL, já passou da hora de ser adotado um novo modelo para que jogadores não tenham que pagar anualmente no mínimo R$ 250 em um jogo sem tantas novidades em relação ao seu capítulo anterior. Entretanto, se você pretende começar sua jornada na franquia com F1 25, o título é o momento certo para ingressar na franquia.
Nota do Voxel: 88
Pontos positivos (prós):
- Ponto de Frenagem 3 divertido e uma boa porta de entrada para os novatos;
- Visual ainda mais impressionante;
- Ampliação do sistema de configuração de pilotagem;
- Controle de lendas do esporte no Modo Carreira.
Pontos negativos (contras):
- Preço salgado para um jogo sem tantas novidades em relação ao anterior;
- Problemas com a IA dos adversários;
- Regras não tão rígidas como na vida real.
F1 25 chega oficialmente em 30 de maio no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. E você, o que espera do novo game da franquia? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
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