A plataforma Steam, da Valve, recebe centenas de novos jogos semanalmente e pode ser difícil de dar conta de tudo que fica disponível para jogar. Só na última semana, para ter uma noção, a loja recebeu mais de 405 lançamentos de todos os tipos e escopos. Entre esses títulos, muitos são totalmente gratuitos para resgatar, baixar e curtir no seu ritmo — e tem muita coisa interessante para descobrir!
Como já é de praxe, o Voxel foi a fundo nos lançamentos do Steam e separou uma lista com jogos gratuitos mais interessantes para você conhecer, baixar e se divertir sem precisar gastar um centavo sequer. Esta semana traz jogos coloridos estilo Katamari Damacy, Vampire Survivors e até mesmo um charmoso adventure brasileiro com gráficos 8-bits. Veja, a seguir, sete jogos para baixar e curtir no PC:
Nossos vídeos em destaque
GO! GO! Beetle Roller!
Com visuais que lembram os famosos tokusatsu dos anos 80, em especial Kamen Rider, Go! Go! Beetle Roller! é um jogo baseado em física e que parece uma curiosa mistura de Katamari Damacy com Super Monkey Ball, já que o protagonista precisa carregar uma bola, que fica progressivamente maior, por cenários estreitos e desafiadores.
Um dos destaques do jogo são os seus gráficos coloridos, inspirados por clássicos do PS2. É possível se aventurar por dez estágios distintos, competindo pelo menor tempo possível. Se você gosta de alguma das inspirações citadas, vale dar uma conferida no jogo!

Bioprototype
Bioprototype é um caso curioso. O jogo, que experimenta em cima da premissa de Vampire Survivors, foi lançado originalmente em 2022, mas um problema com a publicadora original, que acabou banida, fez com que o jogo fosse removido da loja. Agora, após muitas dores de cabeça, os criadores originais conseguiram publicá-lo por conta própria — e o melhor: de forma totalmente gratuita.
Esse é um jogo que não esconde suas inspirações, colocando à disposição 24 personagens com suas respectivas habilidades. Conforme derrota inimigos, é possível coletar órgãos com diferentes funções para montar uma larga gama de estratégias, dando muita margem para repetir partidas e descobrir novas combinações.

Upfall
Upfall é um jogo de plataforma 2D que privilegia a precisão dos saltos dos jogadores. A ideia é sobreviver ao máximo de rodadas possível, saltando por bolhas, desviando de obstáculos e improvisando conforme novas condições, que transformam completamente o cenário, são aplicadas às partidas. É uma premissa simples, mas totalmente viciante.
As partidas são pensadas para serem curtinhas, durando de dois a dez minutos. Por isso, é o jogo ideal para curtir no tempo livre, como no intervalo do trabalho. O jogo também instiga com sua atmosfera um tanto quanto assustadora, além de ser possível personalizar os visuais em tempo real conforme o jogador sobe de nível, tornando a jogatina ainda mais catártica.

Smoke Break!
Em Smoke Break, os jogadores controlam uma fumaça-viva em um jogo de ação furtiva tridimensional. A ideia é se infiltrar em uma panificadora e encontrar uma deliciosa torta de maçã, causando caos e coletando mais fumaça pelo caminho para continuar sua aventura.
Os zeladores, no entanto, prometem ser um grande obstáculo. Evite ser visto a todo custo e utilize todas as artimanhas disponíveis para distraí-los e driblá-los — seja sabotando máquinas, esgueirando-se por frestinhas, escondendo-se em sacos de farinha e muito mais.

Echo Rift
Os amantes de jogos de ritmo também estão bem representados esta semana com Echo Rift, que mistura combate com movimentação seguindo o compasso das músicas. Ainda em Acesso Antecipado, o jogo promete seis estágios, todos com músicas originais, e mais de uma centena de padrões de ataque para lidar.
A história também tem uma premissa interessante, pois se passa em um mundo silencioso cuja música, na verdade, foi mantida pela elite para que apenas a burguesia pudesse aproveitá-la, colocando todo o resto da população em uma condição de “ordem” e "obediência".

Exílio de Si
Produzido pela Updog Software e FilthyDrawings, Exílio de Si é um jogo de aventura brasileiro e que é descrito como uma narrativa sobre perseguição e identidade. Os jogadores acompanham Sybil, uma mulher banida da região em que vive e que, sob a ameaça constante dos guardas do império, precisa esconder sua identidade para sobreviver.
O jogo traz oito finais possíveis, e várias decisões ao longo da jogatina podem determinar isso: os pertences dos quais Sybil precisa se desfazer, os costumes que precisa abandonar, as informações que obtém ao longo da partida, entre outras coisas. É um prato cheio para quem gosta de jogos mais narrativos.

GRIMWAR
GRIMWAR é um jogo de tiro em primeira pessoa que aposta na ação em altíssima velocidade, com bastante ênfase na movimentação. Ele também chama a atenção pelos seus visuais poligonais e mecânicas de travessia, incluindo a possibilidade de deslizar e correr pelas paredes.
Os jogadores assumem o controle de um conjurador que foi aprisionado em uma antiga torre e que agora precisa encontrar o seu caminho até um Arquimago que sucumbiu à escuridão desse lugar, enfrentando hordas de inimigos e outros desafios de plataforma. Se você gosta de DOOM e Quake, com certeza vai curtir esse jogo também.

E aí, curtiu a lista de jogos grátis do Steam nesta semana? Pretende baixar algum deles para testar? Deixe seus comentários nas redes sociais do Voxel e fique de olho no site para mais recomendações!
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)
)