Voxel

Outlive, o jogo brasileiro que conquistou a publisher de GTA e ganhará remaster após 25 anos

Outlive 25 comemora não apenas o aniversário do título brasileiro, mas também a trajetória da indústria nacional de jogos!

Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

17/05/2025, às 15:00

Outlive, o jogo brasileiro que conquistou a publisher de GTA e ganhará remaster após 25 anos

Há 25 anos, o cenário dos videogames era completamente diferente. Sem a presença de grandes distribuidoras digitais, como a Steam ou a Nuuvem, lançar um título no mercado internacional parecia um desafio quase impossível.

Contudo, foi nesse contexto que o estúdio Continuum lançou Outlive, um jogo de estratégia em tempo real (RTS) que não apenas conquistou o mercado brasileiro, mas também chegou à Europa e aos Estados Unidos — graças a uma parceria com a Take-Two, dona da Rockstar e de GTA 6. Neste ano, o estúdio celebra o retorno desse clássico com uma versão modernizada, adaptada às novas tecnologias e ao gosto dos jogadores atuais.

Em uma entrevista exclusiva cedida ao Voxel durante a Gamescom Latam 2025, os desenvolvedores da Continuum relembraram os desafios enfrentados naquela época. A seguir, confira a conversa completa com Rafael Dolzan e Rodrigo Dal'Asta, os fundadores do estúdio e criadores originais do projeto, reunidos 25 anos depois para este remaster.

Os desafios da indústria de jogos nos anos 2000

“O mercado era muito baseado em produtos feitos para serem distribuídos em caixinha, em CD. Era difícil alcançar todos os lugares”, contextualizam. Segundo eles, mesmo com o acesso à distribuição internacional, algo raro para a época, o sucesso de Outlive ainda foi limitado pela logística. No mercado atual, que possui inúmeras frentes digitais para a venda e troca de jogos, tanto o consumidor quanto os estúdios possuem mais opções.

undefined
Desenvolvedores de Outlive.

Junto disso, a forma de apresentar títulos a novos jogadores era bastante diferente, e um tanto analógico. “Geralmente, você usava um jornal, uma revista... era algo de grande escala”, lembraram. Com as redes sociais e influenciadores digitais, os estúdios conseguem alcançar nichos específicos e ouvir o feedback da comunidade em tempo real. E para a Continuum, essa proximidade com os jogadores é essencial, especialmente porque o Outlive original foi desenvolvido junto à comunidade.

No início, a Continuum lançou uma versão demo que permitiu aos jogadores experimentarem o jogo e enviarem sugestões: “A gente meio que moldou o jogo junto com eles”, contaram os desenvolvedores. Na revitalização de Outlive 25, essa abordagem continua. O estúdio quer ouvir tanto os fãs antigos quanto os novos jogadores, garantindo que o jogo continue relevante.

Código organizado facilitou remaster de Outlive

Segundo os desenvolvedores, curiosamente, a organização do código facilitou bastante a remasterização de Outlive

Contextualizando, o estúdio explicou que, na época, era comum construir todos os aspectos de um jogo do zero, incluindo seu motor — e, assim, Outlive desenvolvido com uma estrutura modular. “A gente desenvolveu o software já em camadas, separando o que era hardware e o que era o jogo em si”, explicaram. Após duas décadas, essa decisão facilitou a substituição de bibliotecas gráficas e sonoras sem comprometer o funcionamento do jogo.

undefined
Gameplay de Outlive.

Ao revisar o código de 25 anos atrás, eles ficaram surpresos com a organização do projeto original. “Obrigado, nós de 25 anos atrás”, brincaram. Essa arquitetura bem planejada não somente preservou o jogo, mas também deixou portas abertas para sua modernização. Na época, limitações técnicas obrigaram o estúdio a compactar texturas e reduzir a qualidade do áudio, que já possuíam um padrão elevado — em 32 bits. Agora, com o poder dos dispositivos modernos, sem limitações, e Outlive 25 apresenta visuais nítidos em alta definição e áudio de maior fidelidade.

Estratégia focada na diversão

Ainda que tenha se destacado pelos gráficos e, até mesmo, pela presença de dublagem em português, a verdadeira alma de Outlive sempre foi sua jogabilidade estratégica.

Ao contrário de outros jogos do estilo, Outlive buscava trazer um menor microgerenciamento, o que permitia aos jogadores mais tempo para pensar no plano geral. Em vez de forçar o jogador a gerenciar cada detalhe, o jogo permitia definir regras de comportamento para suas tropas, como em uma espécie de automação. Na versão remasterizada, essa inteligência artificial foi aprimorada, oferecendo ainda mais opções de personalização, tornando o jogo acessível para novatos e desafiador para veteranos.

undefined
Gameplay de Outlive.

Para o estúdio, Outlive 25 é uma oportunidade de mostrar às novas gerações o potencial dos jogos de estratégia em tempo real. Em um mercado onde MOBAs e Battle Royales dominam, o RTS é um gênero de nicho, mas que ainda tem muito a oferecer. “Hoje o jogador é muito eclético,” ponderam, “O jogo que dá certo é o jogo que é divertido”, afirmaram.

A importância da persistência no mercado brasileiro de jogos

Refletindo sobre o legado de Outlive e seus 25 anos durante a Gamescom Latam, a Continuum fala sobre o amadurecimento da indústria nacional de jogos. Para o estúdio, o evento representa a mudança de um cenário com poucos desenvolvedores independentes nos anos 2000, para uma comunidade unida e com muito mais apoio. “É incrível ver o quanto o cenário evoluiu”, destacaram os criadores. “Na nossa época, eram poucos tentando. Agora, tem uma galera grande, muito mais apoio.”

Aos desenvolvedores independentes, o estúdio aconselha a perseverança: “sigam que vai dar certo,” afirmam, “vocês vão conseguir atingir o objetivo de vocês”.

Entrevista realizada por Francesco Casagrande, durante a Gamescom Latam. Texto por Adriano Camacho.


Avatar do(a) autor(a): Adriano Camacho

Por Adriano Camacho

Especialista em Redator

Escreve para o TecMundo desde 2020.


Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.