Vídeo encontrado por fãs revela Clair Obscur Expedition 33 no início do desenvolvimento! Assista
Os fãs encontraram uma publicação de cinco anos atrás de Guillaume Broche, diretor de Clair Obscur Expedition 33, em busca de colaboradores para o jogo; Veja como era a versão inicial do RPG!

Por Valdecir Emboava
20/05/2025, às 11:30

Clair Obscur: Expedition 33, da Sandfall Interactive, causou uma grande impressão quando foi lançado no fim de abril. Além da aclamação da crítica, o game francês também vendeu mais de 1 milhão de cópias em apenas três dias. Assim como todo projeto que toma forma, o RPG também teve um começo — e um vídeo com uma das suas primeiras versões foi descoberto no Reddit recentemente.
O diretor do projeto, Guillaume Broche, revelou à BBC na semana passada que criou Clair Obscur: Expedition 33 após deixar a Ubisoft por “tédio” e vontade de tentar algo novo. No entanto, a formação da equipe, que teve cerca de 30 pessoas, contou com métodos pouco convencionais de contratação.
Após a declaração de Broche, alguns fãs do jogo acabaram encontrando um vídeo de recrutamento, compartilhado por ele no Reddit há cinco anos. Certamente, a publicação mostra os primeiros protótipos do que viria a ser Clair Obscur: Expedition 33 mais tarde. Confira
!“Meu nome é Guillaume e estou trabalhando com uma pequena equipe de desenvolvedores independentes em um ambicioso jogo AA com lançamento previsto para PC e, possivelmente, PS4 e Xbox One”, disse o diretor do jogo na publicação. “Somos desenvolvedores experientes que já trabalharam em títulos AAA e que iniciaram um projeto apaixonante há um ano, que está se transformando em um título sério que queremos lançar. E é aí que precisamos de você”.
Como era o primeiro protótipo de Clair Obscur: Expedition 33?
Conforme observado por Guillaume na publicação, o RPG francês não tinha uma demo na época — o que poderia ter facilitado e muito a vida do estúdio na busca por investidores e possíveis colaboradores.
“Nossa demo está quase completa, faltando apenas as cutscenes (que estão sendo produzidas no momento) e algumas vozes dos personagens. O jogo é uma versão moderna em 3D do gênero JRPG com personagens de estilo western, desenvolvido na Unreal Engine 4”, disse o diretor, que em seguida forneceu um link do Google Drive para que o potencial colaborador tivesse acesso ao vídeo.
Na época, o jogo se chamava We Lost e supostamente tinha relação com o tempo. Depois, o projeto mudou para Clair Obscur: Expedition 33 — e o vídeo do protótipo mostra um material bruto e sem finalização alguma.

Certamente, os modelos dos personagens, assim como cenários e mecânicas de gameplay, não estão nem perto de finalizados — e muito menos da qualidade vista na versão final do jogo.
Além de conter elementos de sci-fi, com partes ambientadas em uma metrópole futurista, é possível ver dois nomes conhecidos de Clair Obscur por lá: Lune e Maelle.
- Leia também: Equipe responsável por Clair Obscur foi montada com métodos pouco convencionais de recrutamento; Entenda!
“Temos cinco personagens principais até o momento que precisam ser dublados: duas mulheres adultas, dois homens adultos e uma mulher criança. O jogo terá muita narração, então as vozes são muito importantes para nós”, concluiu Guillaume na publicação de recrutamento.
Clair Obscur: Expedition 33 levaria “25 anos” para ficar pronto em uma grande empresa
Em entrevista recente ao canal Pouce Café, o diretor de Clair Obscur também menciona que, como o jogo é uma propriedade intelectual original, haveria bastante resistência por parte da burocracia que geralmente existe em empresas maiores como a Ubisoft — onde atuou como gerente de desenvolvimento de marca e líder narrativo por muitos anos.
“Sim, muito claramente. Projetos como esses, com novas propriedades intelectuais, histórias originais, personagens completamente originais, são extremamente difíceis de implementar em uma grande empresa”, disse Broche. “Há muitas etapas de aprovação e, em geral, em grandes estruturas, você já precisa ter provado seu valor e estar em uma posição bem alta na hierarquia só para ter a chance de lançar esse tipo de projeto”.
“Então, sim, para mim, um projeto como este levaria 25 anos para ser feito em uma grande empresa”, continuou o diretor. “E eu não tenho tanta paciência assim. Também queríamos fazer as coisas do nosso jeito e realmente criar uma atmosfera. É isso o que este jogo é: criar uma vibe”.
Já jogou Clair Obscur: Expedition 33? Como foi a sua experiência? Conte para a gente nas redes socais do Voxel!

Por Valdecir Emboava
Especialista em Redator
Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.
Fontes
Voxel é o canal de jogos do TecMundo com notícias de lançamentos, análises, rumores sobre o mercado, dicas e promoções.