La Quimera, jogo dos criadores de Metro, é adiado no dia do lançamento após recepção negativa
La Quimera estava previsto para chegar à Steam na última sexta (25), mas acabou sendo adiado após a péssima recepção e não tem nova data de lançamento

Por Valdecir Emboava
28/04/2025, às 14:33

No fim de fevereiro, o estúdio responsável pelos games da franquia Metro, incluindo Metro 2033, Last Night e Exodus, passou a se chamar Reburn. Na ocasião, a empresa ucraniana também revelou que trabalhava em La Quimera — novo jogo que estava sendo cocriado junto com o cineasta Nicolas Winding Refn e o escritor EJA Warren. O game estava previsto para o dia 25 de abril, mas foi imediatamente adiado logo após a divulgação das primeiras análises da imprensa.
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A data de lançamento foi definida no início de abril, com os códigos de análise sendo enviados à imprensa e criadores de conteúdo antes do lançamento previsto para a última sexta-feira (25). Logo após a publicação das primeiras análises no Metacritic, a Reburn anunciou em seu servidor do Discord que La Quimera foi adiado — e agora segue sem uma data de lançamento definida.
Em declaração, o diretor-executivo, Dmytro Lymar, pediu desculpas pelo atraso de última hora e atribuiu os imprevistos que a Reburn teve aos problemas inesperados que enfrentou por ser seu primeiro projeto como um estúdio independente. A empresa também mencionou circunstâncias enfrentadas por causa da guerra entre Ucrânia e Rússia atualmente.
“Gostaríamos de nos desculpar pelo atraso inesperado no lançamento de La Quimera para vocês, nossos fãs e apoiadores. Nossa equipe aqui na Reburn tem trabalhado arduamente no jogo, e ser nosso primeiro título como desenvolvedora independente nos levou a alguns desafios imprevistos”, relatou Lymar em comunicado no Discord.
“Estamos nos esforçando ao máximo para resolver esses problemas o mais rápido possível, ao mesmo tempo em que lidamos com as circunstâncias que enfrentamos aqui na Ucrânia. Agradecemos a paciência, o apoio contínuo e a compreensão”, concluiu o executivo.
Situação da Reburn já havia sido relatada muito antes do lançamento de La Quimera
Na divulgação do primeiro trailer de gameplay de La Quimera no dia 8 de abril, Lymar já havia comentado que a situação de desenvolvimento do jogo estava sendo um dos processos mais desafiadores até então.

“Os últimos anos têm sido extremamente desafiadores em termos de qualquer tipo de criação artística por aqui”, disse o executivo na ocasião. “Durante tudo isso, mantivemos o foco no que amamos: criar experiências imersivas e baseadas em histórias”.
“Nosso trabalho não seria possível sem a bravura e o sacrifício daqueles que defendem a Ucrânia, e somos profundamente gratos por sua força e resiliência. Também somos verdadeiramente gratos a todos que nos apoiaram e acreditaram em nós ao longo do caminho”, completou Lymar.
Primeiras notas de La Quimera no Metacritic não foram nada positivas
O adiamento de La Quimera logo no dia da estreia pode ter causado estranheza entre os jogadores — mas, considerando sua péssima recepção no Metacritic, é aceitável que o estúdio tenha tomado essa decisão, no fim das contas.
As primeiras reviews de La Quimera no Metacritic não foram nada positivas. Segundo as notas publicadas no agregador na última sexta (25), o shooter recebeu uma média de apenas 40 pontos — baseada em duas análises.
"La Quimera é um jogo incompleto, uma mistura de partes costuradas que não se juntam para formar uma imagem completa", escreveu a crítica do WccFTech.
“A quantidade de bugs é um indicador claro de que este jogo precisava de mais tempo de desenvolvimento, assim como a história e a jogabilidade decepcionantes, que não tiveram tempo suficiente para evoluir. Se La Quimera fosse anunciado como um lançamento em Acesso Antecipado, eu estaria mais esperançoso quanto ao que está por vir, mas se este for o jogo completo, não vale a pena investir seu tempo”, concluiu o veículo.

Já o XboxEra diz o seguinte: “O roteiro e a dublagem são de péssima qualidade, e ter três missões principais por US$ 30 é um insulto. Espero estar errado, mas as conquistas da Steam só mostravam três tipos de ‘missão completa’ junto com o tutorial, então duvido que eu esteja”.
Até o momento, ainda não há uma nova data de lançamento definida para La Quimera — mas, considerando a recepção, o estúdio pode estar atolado de trabalho nos próximos dias para refinar a experiência.
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Em todo caso, continua ansioso para o shooter dos criadores de Metro ou a expectativa foi por água abaixo? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Por Valdecir Emboava
Especialista em Redator
Jornalista especializado no mercado de games com mais de sete anos de experiência. Perfil ENFP-T.
Fontes
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