O melhor jogo de 2025 chegou ao Game Pass, PS Plus e Steam! Conheça Blue Prince

3 min de leitura
Imagem de: O melhor jogo de 2025 chegou ao Game Pass, PS Plus e Steam! Conheça Blue Prince

Ainda estamos em abril, mas a indústria de games já surpreendeu positivamente a sua audiência em 2025 (e negativamente também). Em todo o caso, títulos como Monster Hunter Wilds e Split Fiction certamente renderam alguns elogios da crítica e do público. No entanto, nesta quinta-feira (10), um nome fortíssimo chegou na cidade: Blue Prince — um indie que, segundo o Metacritic, é o jogo mais bem avaliado do ano até o momento.

Blue Prince foi lançado hoje para PS5, Xbox Series X|S e PC, também chegando em day one em serviços como Game Pass e PS Plus Extra e Deluxe. No entanto, a grande surpresa aqui é que o jogo está com a maior nota de 2025 no Metacritic até agora — ostentando respeitáveis 92 pontos de média, baseada em 28 análises da mídia especializada. Confira o trailer!

Conheça Blue Prince, um dos fortes candidatos ao caneco de Jogo do Ano em 2025

Desenvolvido ao longo de oito anos por Tonda Ros, Blue Prince é um roguelike de puzzles que mistura elementos de mistério, estratégia e exploração em uma mansão onde cada porta representa uma escolha que influencia a jornada do jogador.

A mansão de Mount Holly compõe o cenário principal do indie e é composta por cômodos mutáveis que oferecem diferentes possibilidades. Cada porta pode levar a salas variadas, incluindo uma biblioteca, um depósito ou um corredor, e a escolha do jogador afeta o caminho percorrido — reforçando a ideia central: “cada porta é uma escolha”.

A experiência se transforma a cada novo dia dentro do jogo. O layout da casa muda, novas pistas e itens surgem, e os jogadores são encorajados a continuar explorando para entender as regras enigmáticas dessa mansão misteriosa. Certamente, os quebra-cabeças são projetados para permitir múltiplas soluções, mas nenhuma delas é obrigatória para avançar.

Segundo a desenvolvedora, o design de Blue Prince busca criar uma jornada única para cada jogador, com base nas suas escolhas feitas ao longo da exploração.

Ros ainda destaca que o jogo é melhor aproveitado com o mínimo de informações prévias possível — algo que, naturalmente, intensificará ainda mais o mistério da descoberta.

O que a crítica está falando de Blue Prince?

Debutando com uma respeitável média de 94 pontos (que agora desceu para 92), Blue Prince certamente coleciona alguns elogios da mídia de games no Metacritc.

O Digital Spy, responsável por uma das oito notas máximas de Blue Print no Metacritic, rasgou elogios ao indie — afirmando que “não consegue parar de pensar” nele.

Blue Prince é um jogo especial, cheio de mistérios, segredos e momentos alucinantes, com uma jogabilidade viciante. É tão bom que rotulá-lo como um dos melhores jogos de puzzles de todos os tempos parece um desserviço. Em vez disso, é possivelmente a experiência mais memorável que já tive jogando um jogo, e não consigo parar de pensar nisso”, disse o Digital Spy.

Enquanto isso, o GamesRadar, responsável por uma das médias mais baixas (80 pontos, que nem é tão baixa assim), disse: “Blue Prince é verdadeiramente único na forma como pega uma premissa simples e a preenche com múltiplos fios de mistério para explorar”.

Segundo o veículo, o roguelike de exploração é “diferente de tudo e se tornou uma obsessão por quebra-cabeças da qual simplesmente não consegui me livrar ao longo de várias partidas, sempre com a sensação de estar descobrindo algo novo”.

Bem, se você ainda tinha dúvidas se vale a pena jogar Blue Prince, ficou bastante claro que sim — vale muito a pena.

Blue Prince roda no meu PC? Veja requisitos

Para quem não terá a chance de aproveitar Blue Prince no Game Pass ou no PS Plus Extra e Deluxe, saiba que o título também está disponível na Steam — e as especificações mínimas e recomendadas para reproduzi-lo no PC você confere logo abaixo!

Requisitos mínimos

  • Sistema Operacional — Windows 10 / 11 de 64 bits
  • Processador — Intel Core i5-2300 ou Ryzen 3 1200
  • Memória — 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1060 ou AMD RX580
  • Armazenamento — 6 GB de espaço disponível

Requisitos recomendados

  • Sistema Operacional — Windows 10 / 11 de 64 bits
  • Processador — Intel Core i5-4690K ou AMD Ryzen 5 1500x
  • Memória — 16 GB de RAM
  • Placa de vídeo — NVIDIA GeForce GTX 1080 ou AMD RX 5700
  • Armazenamento — 6 GB de espaço disponível

O que achou da premissa de Blue Prince? Pretende dar uma chance? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:

Quer receber as melhores ofertas do TecMundo no WhatsApp?

Siga o nosso canal de ofertas!

Seguir e economizar
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.