O soulslike é um gênero que vem se popularizando cada vez mais. E entre as suas principais particularidades estão a dificuldade elevada, que faz com que jogadores percam a paciência diante de inimigos comuns e poderosos chefes. Mas o que muita gente não sabe é que esses jogos nem chegam perto da complexidade que os gamers sofreram em gerações passadas.
De um simples beat ‘em up com um alto grau de dificuldade, até jogos de plataformas com gráficos fofinhos, mas altamente cruéis, foram muitos os títulos que fizeram controles serem quebrados, e a paciência ir ao limite. E hoje o Voxel traz uma lista com sete jogos antigos tão difíceis que facilmente poderiam ser chamados de soulslike pela dificuldade.
- Veja também: PS Plus terá Star Wars JEDI Survivor e mais 7 jogos em fevereiro; Veja a lista completa!
Antes de prosseguir, é claro, vale lembrar que o gênero soulslike possui outras características além de sua dificuldade — como os elementos de RPG e mecânicas de progressão. No entanto, não é surpresa que seu nível de desafio tenha garantido sua fama entre os jogadores, já que é o que mais costuma repercutir a cada lançamento.
Sem mais delongas, confira a lista!
1. Battletoads
Quando Battletoads chegou ao mundo em seu primeiro título, muitos achavam que ele seria apenas uma espécie de “clone” de Tartarugas Ninjas, que naquele momento já figurava como um dos títulos mais populares da época. Entretanto, o que poucos imaginavam é que ele seria lembrado pela sua dificuldade para terminá-lo.
Por mais que o game tivesse elementos que ajudassem no combate, como golpes combinados, e até mesmo mão e pés maiores para aumentar a área de alcance, ainda, assim, ele era um pesadelo para seus jogadores. Principalmente pela famosa fase da perseguição de motos voadoras, onde muitos levavam dias para passar por ela.
2. Ninja Gaiden
Outro game que ficou popular pela sua dificuldade foi Ninja Gaiden. No controle de um guerreiro, era preciso atravessar fases cuja ambientação era até convidativa pelos gráficos da época, mas, ao mesmo tempo, era repleta de desafios, onde poucos conseguiam chegar até o final da aventura.
A complexidade seguiu nos títulos seguintes se estendendo por toda franquia. Entretanto, há quem diga que, quando ela migrou para o 3D em uma visão em terceira pessoa, o jogo ficou mais fácil. Mas, para felicidade dos jogadores nostálgicos, foi recentemente anunciado Ninja Gaiden: Ragebound, que voltará às origens, ou seja, será um game de plataforma 2D. Resta saber se ele será tão difícil quanto os primórdios.
3. Contra
Outra franquia muito popular, e que era o terror daqueles que preferiam os jogos mais fáceis, era Contra. O game surfava na onda de filmes da época, como Predador e Rambo, e trazia uma capa muito semelhante aos protagonistas dos longas, e uma ambientação que remete às histórias de ambas as produções.
Entretanto, o que tornou o jogo mais popular foi justamente a sua dificuldade, com uma chuva de tiros e outros elementos na tela que poderiam acabar com o personagem a qualquer momento. Tanto que a sua versão para fliperamas era considerada uma das que mais “comiam ficha da época” devido a tamanha complexidade para terminar o game.
4. Mega Man
Mega Man é um dos raros casos onde praticamente todos os jogos da franquia são considerados um tanto complexos. E olha que estamos falando de uma série com dezenas de títulos para praticamente todas as gerações. Porém, nenhum deles fugiu da característica principal do game da Capcom: ser um desafio para os jogadores comuns.
Na era 32 bits, o game ganhou uma nova roupagem, com gráficos mais realistas e até mesmo novos personagens. Ao contrário de boa parte de outros jogos da lista, que ficaram mais fáceis em versões mais recentes, ele manteve a sua essência desafiadora.
5. Ghosts’n Goblins
Considerado por muitos como o jogo mais difícil de todos os tempos, Ghosts’n Goblins poderia facilmente ser considerado um game do gênero soulslike. A começar pela mecânica de exploração que, mesmo para as plataformas da época, já mostrava uma liberdade maior para completar os cenários.
Em 2021, o game ganhou uma versão remasterizada. Chamada de Ghosts "n Goblins Resurrection, ele conta com gráficos repaginados e novidades, entre elas a possibilidade de deixar o jogo mais fácil. Por conta disso, muitos jogadores não perdoaram a iniciativa e derrubaram as notas do game na Steam.
6. Shinobi
A franquia de ninjas da SEGA foi muito popular nos anos 90. E uma das características de Shinobi era justamente ser muito difícil para a época, principalmente na versão para fliperamas, onde poucos eram aqueles que conseguiam passar dos temíveis chefes sem perder uma única ficha.
Curiosamente, a SEGA anunciou um novo jogo da série para 2025. Ele contará com gráficos mais atuais, e cenários com uma maior liberdade para serem percorridos. Resta saber se ele será tão desafiador como nos seus primeiros jogos.
E na sua opinião, qual é o jogo mais difícil da história? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!
Categorias