menu
Logotipo do TecMundochevron_right
Logo Voxel
Voxel

Steam reforça banimento de jogos com propagandas internas no PC

Apesar de a regra já existir há pelo menos cinco anos, agora a Valve deixou explícito que jogos com propagandas in-game não serão tolerados na Steam; Confira os detalhes!

Avatar do(a) autor(a): Valdecir Emboava

schedule10/02/2025, às 15:45

Steam reforça banimento de jogos com propagandas internas no PC

Recentemente, a Valve atualizou a documentação do Steamworks para desenvolvedores, esclarecendo suas diretrizes sobre publicidade na plataforma. A página em questão descreve quais os tipos de merchandising e promoções serão permitidos na Steam, enquanto proíbe explicitamente a veiculação de anúncios in-game

Conforme observado pelo SteamDB no BlueSky, embora essa página sobre política de publicidade da Steam seja nova, a regra da plataforma em si não é. A Valve já proíbe essa prática de anúncios em jogos há, pelo menos, cinco anos.

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Agora, no entanto, a Valve tornou as leis da plataforma mais explícitas para os desenvolvedores. Enquanto a colocação de produtos e promoções cruzadas ainda são permitidas, a empresa continua proibindo anúncios pagos dentro dos jogos como modelo de receita.

undefined

O que implicam essas políticas de publicidade in-game na Steam?

Essencialmente, essas restrições impedem que os desenvolvedores exijam que os jogadores assistam a anúncios ou interajam com publicidade para obter conteúdos ou qualquer outro benefício em um determinado game. 

Além disso, a Valve também reforçou que cobrar para incluir jogos em pacotes promocionais ou vender acesso a páginas da loja da Steam não será permitido. A medida visa evitar práticas bastante comuns em jogos mobile, como recompensas vinculadas a visualização de anúncios. 

Embora a empresa tenha uma abordagem flexível na moderação da Steam, a Valve já havia banido alguns conteúdos anteriormente — como jogos baseados em NFTs e criptomoedas, além de exigir transparência no uso de IA generativa. 

Steam também ganhou função para proteger jogadores de games “abandonados”

A Steam segue recebendo atualizações para se tornar um ecossistema sustentável — tanto para os jogadores quanto para a própria Valve. 

Recentemente, a empresa também implementou uma função, que, na verdade, é uma espécie de aviso, que indica ao usuário quando um game de Acesso Antecipado foi “abandonado” pelo desenvolvedor.

undefined

Conforme destacado pelo SteamDB, a partir de agora jogos de Acesso Antecipado “abandonados” terão uma nota de aviso no topo da página para especificar quanto tempo o título em questão está sem receber um novo update. Os detalhes na íntegra você confere no link abaixo!

Felizmente, não é (e nunca será) preciso assistir vídeos de publicidade em nenhum jogo da Steam — pelo menos por enquanto. Qual sua opinião sobre o assunto? Conte para a gente nas redes sociais do Voxel!

star

Continue por aqui