Vendas do Xbox estariam 'estagnadas' e gerando incertezas nas publishers

2 min de leitura
Imagem de: Vendas do Xbox estariam 'estagnadas' e gerando incertezas nas publishers
Imagem: Microsoft

Em meio às polêmicas e discussões acaloradas da comunidade nas redes sociais sobre a chegada de alguns exclusivos de Xbox ao PS5 e Nintendo Switch, a Microsoft também parece enfrentar problemas nas vendas dos consoles da casa. Isso, supostamente, estaria causando incertezas em diversas publishers do mercado.

Segundo as informações de Christopher Dring, jornalista responsável pelo GamesIndustry.biz, os desenvolvedores com quem ele conversou durante a edição mais recente da Game Developers Conference (GDC) sugerem que a posição geral do Xbox no mercado atual representa problemas para a Microsoft.

De acordo com a apuração de Dring, as vendas dos consoles Xbox Series X e S estariam estagnadas em mercados fora da América do Norte — principalmente na Europa. Isso, aparentemente, é motivo suficiente para que as publishers questionem se vale a pena ou não investir tanto tempo extra para portar seus jogos para os consoles da Microsoft.

"O Xbox está com sérios problemas como fabricante de hardware", explicou Dring durante um episódio recente do podcast do GamesIndustry.biz. "A outra coisa que ouvi — ouvi de uma empresa muito proeminente e de outra não tão proeminente — foi que o desempenho do Xbox na Europa está simplesmente estagnando".

"Você pode acompanhar nossa cobertura mensal no mercado e ver que as vendas do Xbox estão caindo, caíram durante todo o ano passado e estão caindo ainda mais este ano", continuou o jornalista. "A frase que uma grande empresa, que lançou um grande jogo no ano passado, disse foi: 'não sei por que nos preocupamos em apoiá-lo [Xbox]'".

Jogos exclusivos de Xbox em consoles concorrentes pode ser um mal sinal

Após diversos rumores e discussões acaloradas da comunidade nas redes sociais, Phil Spencer, chefe da Microsoft Gaming, finalmente confirmou que alguns exclusivos de Xbox serão lançados em consoles concorrentes — como PS5 e Nintendo Switch.

O fato, claro, pode ser um dos maiores indicadores da estagnação do Xbox em mercados fora da América do Norte. "Com o Xbox lançando alguns de seus jogos no PS5 — pelo que entendi, a maioria deles chegará por lá em algum momento — acho que o Xbox está em sérios apuros como um fabricante de hardware, e foi isso que saiu da GDC para mim", justificou Dring.

Vendas do Xbox Series X e S estariam patinando fora do mercado norte-americano e gerando incertezas nas publishers, segundo o GamesIndustry.biz.Vendas do Xbox Series X e S estariam patinando fora do mercado norte-americano e gerando incertezas nas publishers, segundo o GamesIndustry.biz.Fonte:  GettyImages 

Embora seja difícil obter números exatos, é importante notar que a Microsoft está em terceiro lugar atualmente no que diz respeito às vendas de consoles pelo mundo. Em junho de 2023, a empresa até chegou a dizer à Comissão Federal de Comércio dos EUA que "perdeu a guerra dos consoles".

Lembrando que nada disso é uma informação oficial da Microsoft. Portanto, trate o texto com cautela, pois ele é baseado em especulações e rumores — mesmo que de fontes confiáveis e com credibilidade.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.