Relembre 5 jogos de PS3 que fazem 15 anos em 2024

4 min de leitura
Imagem de: Relembre 5 jogos de PS3 que fazem 15 anos em 2024
Imagem: Sony

Muitos de nós ainda possuem memórias recentes com o PlayStation 3. Entretanto, certos clássicos da plataforma já estão no mercado há algum tempo, e alguns deles completam 15 anos em 2024.

Se você quer se sentir velho e garantir um pouco de nostalgia, veio ao lugar certo. A seguir, o Voxel  destaca alguns jogos de PS3 que estão celebrando 15 anos e certamente merecem um baile de gala para celebrar a ocasião.

Será que você curtiu todos eles no não tão distante ano de 2009? Confira a lista a seguir!

5. Flower

Flower entregou uma bela obra para os donos de PS3.Flower entregou uma bela obra para os donos de PS3.Fonte:  YouTube/Game Archive/Reprodução 


Vamos começar com uma aventura singular que certamente está na memória de muitos que tiveram um PlayStation 3. Desenvolvido pela thatgamecompany, Flower pode ser considerado um sucessor espiritual de fl0w, outro grande sucesso do estúdio.

O que impressiona em Flower é o fato de estarmos diante de uma aventura que não precisa de um enredo rebuscado para surpreender. Na verdade, o game oferece uma experiência singular ao dar o controle do vento, e este deve soprar pétalas de flor pelo ar.

E acredite: estamos diante de um jogo que surpreende exatamente por não se fazer complicado e entregar algo belo com pouco. Vai me dizer que você não enxergou beleza já no primeiro estágio, ao mover a pétala amarela até encontrar flores de outras cores e formar um grande turbilhão colorido?

Este, definitivamente, é um caso de game que entregou uma obra de arte. Por conta disso, ele integra desde 2013 a exposição permanente The Art of the Videogames, do Museu Smithsonian de Arte Americana.

4. Ratchet & Clank Future: A Crack in Time

Ratchet & Clank Future: Crack in Time é um dos melhores jogos da dupla no PS3.Ratchet & Clank Future: Crack in Time é um dos melhores jogos da dupla no PS3.Fonte:  Scorpion Games/Reprodução 


A dulpa Ratchet & Clank já era bastante conhecida quando o PlayStation 3 chegou às lojas. Ratchet & Clank Future: A Crack in Time é o terceiro da franquia a chegar a essa plataforma da Sony, entregando uma experiência menos focada em minigames e mais voltada para a história e a ação.

A história vista aqui coloca Ratchet na busca por seu fiel parceiro, que está sob poder de Dr. Nefarious. Isso serve como ponto principal não apenas para a aventura, mas também para levar a dupla em uma viagem por vários planetas e luas.

Aliás, os dois personagens estão bem mais preparados para a jornada vista aqui, incluindo acesso a alguns itens bem fora da casinha. Um exemplo disso é a possibilidade de usar uma criatura que dispara arrotos nos inimigos em um efeito que, se bem executado, pode causar grande destruição.

Some a isso também a possibilidade de caçar Zonis para atualizar a nave de Ratchet, e certamente terá um game que diverte por dezenas de horas.

3. Infamous

Infamous foi o primeiro game da Sucker Punch no PS3.Infamous foi o primeiro game da Sucker Punch no PS3.Fonte:  Sony/Divulgação 


A produtora Sucker Punch não é uma empresa com dezenas de títulos, mas os seus projetos certamente são capazes de divertir. Após entregar a trilogia Sly Cooper no PlayStation 2, ela iniciou uma nova empreitada no PlayStation 3: Infamous.

Infamous é um jogo que teria de tudo para ser apenas outro game onde alguém comum ganha poderes especiais. Porém, ele tem um elemento especial: você pode usar esses poderes para, tradicionalmente, fazer o bem. Ou, se quiser, pode ser mau e afastar a população de Cole, o que interfere inclusive nas missões recebidas.

Foi exatamente essa dualidade que fez o game cair no gosto do público, já que o mesmo personagem pode ter duas facetas. Isso, somado a uma cidade cheia de áreas para explorar e a possibilidade de conseguir finais diferentes conforme a sua índole, só aumentaram o fator replay visto aqui.

2. Killzone 2

Killzone 2 entregou ação sob medida tanto na campanha quanto no multiplayer.Killzone 2 entregou ação sob medida tanto na campanha quanto no multiplayer.Fonte:  Amazon/Divulgação 


A série Killzone é um daqueles casos de franquias esquecidas, mas que certamente mereciam uma nova oportunidade. Aliás, Killzone 2 serviu como ponto de partida para muitas pessoas na série, pois o primeiro game saiu no PS2 e esta sequência não tinha tanta ligação com ele.

Tal como outros games de tiro em primeira pessoa, Killzone 2 tem uma campanha que dura cerca de seis horas e um multiplayer caprichado. Além disso, essa segunda entrada da franquia trouxe algumas novidades bem-vindas, como o sistema de cobertura e a possibilidade de controlar veículos como tanques de guerra na história principal.

Aliás, outro ponto bem-vindo do jogo é o fato do multiplayer permitir uma modalidade onde você enfrenta apenas bots. Dessa forma, dava para treinar bem com a inteligência artificial e pegar todos os macetes antes de seguir para as batalhas contra outras pessoas, subir mais rápido de patente para desbloquear armas e muito mais.

1. Uncharted 2: Among Thieves

Cena do trem ainda está na memória de muitos que jogaram Uncharted 2.Cena do trem ainda está na memória de muitos que jogaram Uncharted 2.Fonte:  Sony/Divulgação 


Por fim, encerramos nossa lista de games de PlayStation 3 que fazem 15 anos em 2024 com Uncharted 2: Among Thieves. E, para os fãs de Nathan Drake, essa aventura teve um gostinho todo especial.

Neste game, a produtora Naughty Dog conseguiu elevar bastante a escala da jornada encarada por Nathan. A proposta é guiar o protagonista na busca por um artefato indicado pelo lendário Marco Polo, levando-o a uma viagem em busca da entrada para a cidade perdida de Shambhala.

E acredite: o personagem vai passar por poucas e boas até concluir seu objetivo, encontrando até mesmo inimigos como os lendários Yetis. Aliás, derrotá-los não era uma tarefa fácil, já que eles não tinham bastante resistência e ainda podiam escalar paredes para perseguir Nathan.

O game ainda conta com quebra-cabeças bem estruturados para dar uma pausa na ação, além de um bom multiplayer com opção competitiva e cooperativa. Tudo isso agradou tanto ao público que Uncharted 2: Among Thieves vendeu 6 milhões de cópias apenas no PlayStation 3, sem considerar as unidades da coletânea em que ele aparece para PS4.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.