Monitor AOC Hero Quad Q27G2 é bom? Veja review com tudo sobre o monitor

13 min de leitura
Imagem de: Monitor AOC Hero Quad Q27G2 é bom? Veja review com tudo sobre o monitor
Imagem: AOC

Comprar um monitor gamer novo pode ser uma das partes mais desafiadoras na hora de montar um setup gamer. Com diversos tamanhos, tecnologias e preços, encontrar um dispositivo com bom equilíbrio e custo-benefício pode ser complicado. Um modelo que visa atuar exatamente neste campo é o AOC Hero Quad Q27G2, que já está disponível no Brasil.

O monitor oferece resolução e recursos interessantes para um modelo intermediário, e pode aparecer na busca dos usuários na hora de procurar um dispositivo com especificações potentes. O seu preço também não é tão estratosférico para as especificações: o monitor Quad HD da AOC pode ser encontrado por valores na casa dos R$ 1.500 em 2024.

Eu testei o AOC Hero Quad Q27G2 por cerca de dois meses, cortesia de um empréstimo da fabricante aqui para o Voxel. Logo de cara, posso garantir que o produto tem características que podem fazê-lo se encaixar com maestria em diferentes tipos de setup gamer, atendendo jogadores mais entusiastas e também causais, que utilizam o monitor não apenas para games, mas também trabalho.

A seguir, confira mais detalhes sobre o monitor da AOC e minhas impressões após utilizar o produto durante minha rotina para games e trabalho.

Design, fotos e instalação

Apesar de consideravelmente grande, o AOC Q27G2 entrega uma experiência interessante logo no seu unboxing e montagem. O modelo veio embalado em uma caixa robusta, bem elaborada e que facilita a retirada do produto para seu uso.

Monitor AOCO monitor possui encaixes firmes e pode ser instalado sem ferramentas.

Enquanto o dispositivo tem um tamanho considerável e pesa cerca de 5 kg, eu consegui realizar a montagem sozinho e sem nenhum auxílio de ferramentas. A base, a haste e a tela trazem encaixes que são firmes e fáceis de serem utilizados.

Apesar da base ser de plástico, o material é bem resistente e permite ajustar o ângulo e altura do monitor. A experiência de uso é satisfatória e garante que o monitor seja encaixado com tranquilidade em diferentes espaços. Por aqui, o uso ajustável do modelo até me incentivou a comprar uma base articulável para o meu outro monitor, um ultrawide da LG com base fixa, para garantir um uso melhor das duas telas.

AOCO monitor da AOC possui ajustes de ângulo e pode ser instalado facilmente.

Graças ao seu design ajustável e livre para qualquer posição, o modelo pode ser utilizado tanto na vertical quanto horizontal. Esse dinamismo faz com que o produto seja uma opção interessante tanto para quem busca um monitor principal quanto secundário.

O produto também conta com um LED indicador que é bastante discreto, que garante um uso confortável com as luzes apagadas, sem chamar a atenção. No entanto, não espere luzes RGB: o modelo não possui luzes coloridas em sua construção.

Base ajustável do AOC Q27G2Base ajustável do AOC Q27G2.Fonte:  KaBum! 

O visual em plástivo do produto também é consideravelmente minimalista e não chama tanto a atenção, com uma mistura cinza, preto e vermelho em suas cores. Na traseira, o dispositivo traz uma abertura na haste para organizar cabos, além de suporte para o padrão VESA.

O modelo também conta com duas entradas HDMI 2.0 e uma entrada DisplayPort 1.2, além de uma porta de 3.5mm. O monitor não conta com alto-falante dedicado, o que acaba deixando o "pacote" ligeiramente incompleto, mas ainda existe a chance de usar caixas de som externas pela conexão de fones de ouvido.

Especificações técnicas

O mercado tem uma grande gama de monitores voltados para diferentes perfis de uso, assim como diferentes faixas de orçamento e de oferta de recursos e tecnologias ao usuário. Com resolução de 1440p e posição totalmente ajustável, o AOC Q27G2 tem potencial para ser um modelo versátil com um bom custo-benefício.

O monitor AOC Hero Quad Q27G2 conta com um display de resolução 2560 x 1440 pixels, comumente chamado de Quad HD ou QHD. A resolução é entregue em um painel VA com ângulos de visão de 178°/178°.

AOC Hero Quad tem 155Hz de taxa de atualizaçãoAOC Hero Quad tem 155Hz de taxa de atualização.Fonte:  AOC 

Outro destaque da ficha técnica do produto é a taxa de atualização de 155 Hz e tempo de resposta de 1 milissegundo, o que garante uma experiência mais fluida em games competitivos. O dispositivo também conta com suporte para tecnologias de imagem da Nvidia e AMD, como FreeSync e G-Sync.

Abaixo, confira as especificações completas do dispositivo:

  • Número do modelo: Q27G2;
  • Altura do produto: 36,58 centímetros;
  • Largura do produto: 61,25 centímetros;
  • Tamanho de tela vertical: 27 Polegadas;
  • Resolução: 2560 x 1440 Pixels (Quad HD);
  • Taxa de atualização: 155 Hz;
  • Densidade de pixels: 109 ppi;
  • Tempo de resposta: 1 ms;
  • Alto-falante: não possui;
  • Conexão de áudio: uma entrada de 3,5 mm;
  • Tecnologia de conexão: uma DisplayPort e duas HDMI (2.0);
  • Voltagem: 240 Volts, 100 Volts;
  • Fonte de alimentação: energia elétrica;
  • Peso do produto: 5,2 quilos;
  • Dimensões do produto: 4,66 x 61,25 x 36,58 cm;
  • Cabos na caixa: 1x displayport e cabo de alimentação.

A maioria das informações técnicas relevantes do monitor estão listadas acima. Mas vamos destrinchar as principais características do modelo ao longo da review, para ajudar você a entender o que todos esses dados significam na experiência do usuário.

A tela do AOC Hero Quad Q27G2 é boa?

A resolução de 1440p se tornou cada vez mais popular por ser um bom ponto de equilíbrio entre o tradicional 1080p e o altíssimo 2160p (ou 4K). Jogos rodando em QHD têm uma aparência mais nítida, mas placas de vídeo acessíveis ainda conseguem lidar bem com a carga de trabalho. Basicamente, é o "meio de campo" que une o útil ao agradável.

Resolução QHD é o "meio de campo" para um bom desempenho e compatibilidade.

Além da resolução, vale também prestar atenção em outro aspecto da qualidade de imagem para além do número de pixels na tela: o tamanho do monitor. Um modelo de 27 polegadas é relativamente grande, e a maior resolução oferece uma maior densidade de pixels, mais especificamente, de 109 PPI (Pixels Por Polegada, em português). Isso é extremamente importante para o uso comum de monitores, que ficam bem próximo dos olhos do usuário.

Felizmente, o AOC Hero Quad Q27G2 consegue equilibrar muito bem o tamanho de 27 polegadas com sua densidade de pixels em Quad HD, garantindo uma exibição de imagens de qualidade. No entanto, é válido ressaltar que você vai reparar numa queda de qualidade ao utilizar resoluções em 1080p durante o gameplay.

Monitor AOCA tela do monitor AOC possui 27 polegadas e resolução Quad HD.

Falando em gameplay, o produto também possui a taxa de atualização de 155 Hz, um dos principais destaques do modelo. Isso permite reproduzir conteúdos (especialmente jogos) em até 155 fps para uma melhor fluidez, garantindo até mesmo uma vantagem competitiva para jogadores mais hardcore.

Mesmo que o Q27G2 tenha um foco primário em games, ele não deixa a qualidade da reprodução de cores de lado. Com uma gama de cores de 121% do padrão sRGB e 91% do padrão DCI-P3, o produto também entrega uma fidelidade satisfatória para conteúdos do cotidiano, games e vídeos.

O Q27G2 possui HDR10?

Um ponto importante sobre o Q27G2 é que o produto não suporta HDR10. A certificação de High Dynamic Range não está disponível neste monitor e você não pode utilizá-lo com a função no Windows 10 e Windows 11.

No entanto, o produto possui três "modos HDR" que podem ser utilizados usando o menu de opções do monitor. Na seleção de Iluminação, você pode encontrar as opções de brilho para filme, games ou fotos, que apenas dão uma reajustada na experiência e não entregam um grande diferencial durante o uso.

HDR monitorO modo HDR do monitor é diferente do HDR que está difundido no mercado.

Ou seja, se você busca um HDR10 de verdade, o Q27G2 definitivamente não vai te entregar isso. No entanto, o produto conta com algumas opções para suprir a ausência do recurso. A parte mais triste é que, assim como outras funções interessantes do monitor, você precisa ativá-las usando os pequenos botões do produto, que serão tema de uma discussão mais aprofundada em breve.

O que é um painel VA?

Voltando para as tecnologias de tela, o AOC Hero Quad Q27G2 conta com um painel LCD do tipo VA (Vertical Alignment). A tecnologia de displays possui cristais líquidos que mantêm um alinhamento vertical em relação às outras camadas.

De forma geral, painéis do tipo VA já tem grandes vantagens, sendo a principal delas o contraste. Displays dessa tecnologia alcançam uma densidade de contraste entre os tons mais escuros e claros bem maior do que outras telas LCD, como TN e IPS. O Q27G2, por exemplo, tem uma taxa de contraste de 3000:1.

O ângulo de visão desse tipo de painel não chega a ser tão completo quanto de telas IPS, mas o modelo da AOC garante ângulos de 178° tanto para visualização vertical quanto horizontal. E é claro que basta ajustar bem o monitor para aproveitar toda a qualidade da imagem sem distorções.

O potencial ponto negativo de telas VA é a persistência de imagens em movimento, gerando um efeito conhecido como ghosting. A AOC parece estar ciente disso ao garantir um tempo de resposta de apenas 1 ms para o modelo, o que evita esse artefato na imagem com frequência. No entanto, eventualmente você verá alguns "fantasmas" ao navegar na internet, por exemplo.

Tecnologias do monitor

O modelo da AOC também conta com alguns recursos importantes para o uso em games, como o AMD Freesync Premium e o Nvidia G-Sync. Essa é uma tecnologia de Variable Refresh Rate (VRR) que permite que a taxa de atualização do monitor varie em sincronia com a taxa de quadros em que o seu jogo está sendo exibido.

AMD Freesync em açãoAMD Freesync em ação.Fonte:  AMD 

Isso resulta em uma imagem mais consistente e sem quebras entre a exibição dos quadros. A solução também reduz a sensação de travamentos quanto a taxa de quadros de um jogo varia muito na tela.

Já a tecnologia Flicker Free evita variações rápidas e constantes de luminosidade na tela para evitar desconforto ocular. Como estamos falando de um monitor de 155 Hz, que lida com bastante quadros, e com resolução acima do Full HD, as solução fazem bastante diferença, mas são praticamente invisíveis ao usuário, garantindo uma experiência de uso sem dores de cabeça.

O produto também possui diversos perfis de uso para games pré-definidos, além de trazer a opção de configurar presets customizados. Por fim, o AOC Hero Quad Q27G2 também tem o modo mira, que permite posicionar um overlay centralizado de mira "fora" da tela do jogo.

Enquanto funções como o FSR atuam nos bastidores, os modos de mira e presets gamers exigem que o jogador utilize os pequenos botões do produto para serem configurados, ou baixem o software oficial da AOC para ligá-los. Felizmente, para ligar a mira ou alterar entre os presets gamers, você só precisa pressionar os botões de seleção no monitor, o que facilita o uso.

O grande problema: o menu de configurações

O corpo do AOC Hero Quad Q27G2 também conta com botões no canto inferior direito para configurações no dispositivo que são bem pequenos. Isso pode dificultar a vida de quem possui dedos mais grossos e limitar o uso de certas funções.

Os botões são pequenos e difíceis de enxergar.

Além de acessar as configurações do display, as teclas funcionam como atalho para os modos gamer, permitindo trocar facilmente entre os presets de imagem. O grande problema é que elas não possuem uma grande visibilidade no design, dificultando o uso até mesmo em um ambiente bem iluminado.

MenuAté mesmo tirar foto dos botões do Menu é complicado.

Enquanto o design minimalista garante uma experiência limpa, o menu é tão simples que acaba sendo um percalço para o uso de funções que podem ser interessantes, como o já mencionado "Modo HDR". Em alguns momentos, eu cheguei a ter que usar a lanterna do celular para conseguir visualizar os botões para realizar configurações simples.

Software AOC G-Menu acaba ajudando

Assim como muitos modelos da categoria, o Q27G2 conta com suporte a um software específico da marca AOC, no caso, o AOC G-Menu. O aplicativo que pode ser baixado gratuitamente permite configurações para todos os dispositivos AOC do seu setup, o que acaba ajudando no problema causado pelos botões.

Interface do AOC G-MenuInterface inicial do AOC G-Menu.

Ajustes importantes para o monitor, como configuração de brilho, contraste e nitidez podem ser realizados com o software. Ele também permite acesso a algumas tecnologias dedicadas, incluindo o Sreen+ para mudar o layout do monitor.

Para os gamers, o software também permite ligar o modo mira e o contador de frames por segundo. O programa também é o caminho para configurar os presets gamers personalizados e usar o modo de leitura.

É importante ressaltar, no entanto, que o software não é muito fluido e algumas configurações demoram alguns segundos para serem aplicadas. Além disso, o "Modo HDR" não pode ser ligado por meio do programa e ferramentas como o "Modo Mira" não possuem configurações como tamanho ou cor, o que seria um adicional interessante na experiência.

O monitor é bom para jogos?

Para garantir uma experiência mais próxima do usuário comum, eu utilizei o monitor para jogar com a MSI RTX 4060 Gaming X 8 GB. O modelo faz parte da linha intermediária da Nvidia com crescimento constante entre usuários da Steam, entregando um custo-benefício interessante e poder para rodar jogos em Quad HD.

O casamento com o Q27G2 funcionou muito bem com um lançamento de 2024 que fiz review aqui para o Voxel. Ao rodar Banishers: Ghosts of New Eden no meu setup, consegui uma bela experiência de jogo em Quad HD, com gráficos no alto e exibição que aproveita os 155 Hz.

MonitorO "Modo Mira" pode ser ativado via software ou em um botão direcional do monitor.

A experiência competitiva foi testada em Fortnite, onde utilizei o "Modo Mira" que vem equipado no monitor, além do contador de quadros nativo. Enquanto as funções garantem comodidade, a cor vermelho utilizada na interface acaba chamando bastante a atenção, fazendo a ausência das opções de configuração serem sentidas com mais afinco.

No entanto, o suporte para FreeSync e 155 Hz acabam fazendo a diferença. Com a RTX 4060, consegui rodar Fortnite em alta qualidade (Quad HD) sem sentir artefatos de imagem, com uma experiência bem estável e bonita no monitor.

Vale a pena para trabalhar?

A versatilidade do monitor também é um ponto positivo para quem faz home office e usa a mesma tela para jogar e trabalhar. As 27 polegadas garantem um bom espaço de tela para utilizar diversas janelas do navegador, por exemplo.

Com a resolução Quad HD e a qualidade satisfatória de cores, também é possível ter uma boa experiência com vídeo e imagens no monitor. Por fim, o design totalmente ajustável facilita "encaixar" o monitor em diferentes espaços.

MonitorAs opções de ajuste e o tamanho da tela fazem do monitor uma boa opção para jogar e trabalhar no mesmo setup.

Durante nosso tempo de teste, utilizamos o monitor em um setup com duas telas e também como display único. Até fiz alguns experimentos aplicando o monitor verticalmente para trabalhar ao lado de uma tela ultrawide. Graças ao design do produto, não tive problemas ou dificuldades para utilizá-lo durante o experiente de trabalho.

Vale a pena comprar o AOC Hero Quad Q27G2? Veredito

Com tela Quad HD e 155 Hz, o AOC Hero Quad Q27G2 entrega uma experiência interessante para quem busca um monitor gamer que não "exagera" na taxa de quadros ou resolução. O combo de especificações combina muito bem com o tamanho de 27 polegadas do produto.

O design ajustável também é um grande diferencial do produto, que pode ser montado com facilidade e se encaixa com tranquilidade em praticamente qualquer setup. No entanto, ainda existem pontos que o produto podia ser melhor.

O "Modo HDR" do monitor deixa a desejar, já que não funciona diretamente no Windows e traz pouco impacto durante o uso. Outro grande problema do monitor está em seu menu de configurações, que possui botões pequenos e indicadores praticamente invisíveis, dificultando o uso de certas funções.

"Mesmo com deslizes, o AOC Hero Quad Q27G2 entrega uma experiência satisfatória"

O aplicativo que traz algumas dessas funções para o Windows acaba sendo uma mão na roda, mas também poderia entregar uma experiência mais fluida. Porém, esses fatores acabam sendo apenas extras.

Mesmo com esses deslizes, o AOC Hero Quad Q27G2 oferece uma boa experiência como monitor gamer, servindo também como uma opção interessante para trabalhar. Se você não faz questão de soluções como HDR10, o produto pode ser uma boa pedida para o seu setup.

Pontos positivos (prós):

  • Tela de boa qualidade e com boas especificações;
  • Bom equilíbrio entre tamanho e funcionalidades;
  • Fácil de montar;
  • Design ajustável.

Pontos negativos (contras):

  • Os botões são difíceis de usar;
  • Modo HDR não é HDR10.

A review foi realizada com um modelo do AOC Hero Quad Q27G2 que veio de fábrica e foi emprestado pela AOC. O texto conta com colaboração de Diego Amorim Goulart. E aí? O que achou desse monitor? Deixe suas impressões nos comentários ou nas redes sociais do Voxel!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.