Os 10 melhores jogos com protagonistas femininas no Xbox Game Pass

5 min de leitura
Imagem de: Os 10 melhores jogos com protagonistas femininas no Xbox Game Pass
Imagem: Xbox
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Dia Internacional da Mulher é uma ótima oportunidade para relembrarmos algumas das mulheres mais fortes e poderosas dos videogames — mesmo que a indústria ainda tenha um longo caminho a percorrer em termos de representação feminina.

Segundo um estudo recente da Universidade de Glasgow, que analisou 50 jogos diferentes no processo, apenas 29,37% de todo o elenco de personagens são mulheres, com cerca de 94% dos títulos possuindo mais diálogos masculinos do que femininos.

Isso chega a causar estranheza, visto que muitos fãs de videogames cresceram jogando com grandes personagens femininas, como Jill Valentine, Claire Redfield, Regina, Lara Croft e tantas outras. Isso só evidencia que, de fato, ainda precisamos percorrer um longo caminho para que essa representação seja cada vez mais justa.

Segundo o Pesquisa Games Brasil 2024, 51% dos gamers brasileiros são mulheres.Segundo o Pesquisa Games Brasil 2024, 51% dos gamers brasileiros são mulheres.Fonte:  Forbes 

Bom, por outro lado, a cena de jogadores ainda mantém um certo equilíbrio na força. De acordo com o levantamento mais recente do Pesquisa Games Brasil 2024, 51% dos gamers brasileiros são mulheres.

"Isso nos ajuda a confirmar a importância do nosso trabalho em trazer cada vez mais mulheres para o mercado de games — sejam como profissionais do setor, criadoras de conteúdo, editoras de sites, ou consumidoras", comentou Alessandra Koster, Gerente Sênior de Xbox na América Latina.

Melhores jogos com protagonistas femininas no Xbox Game Pass

Bom, neste contexto, por que não celebrar o momento em grande estilo, não é mesmo? Portanto, o Voxel criou esta lista para relembrar os 10 melhores jogos com protagonistas femininas do Xbox Game Pass — e temos muitas heroínas de peso aqui, hein? Dá só uma olhada a seguir!

O catálogo do Xbox Game Pass tem grandes heroínas!O catálogo do Xbox Game Pass tem grandes heroínas!Fonte:  Xbox 

10. Resident Evil 3 — Jill Valentine

Essa é impossível não conhecer. Jill Valentine é uma das agentes dos S.T.A.R.S., o grupo de elite da polícia de Raccoon City na franquia Resident Evil. Ela tem um grande legado nos videogames, que começou com o primeiro jogo da série lá em 1996.

Jill Valentine é uma das heroínas mais marcantes dos videogames.Jill Valentine é uma das heroínas mais marcantes dos videogames.Fonte:  Xbox 

No entanto, foi em Resident Evil 3 que seu nome ficou ainda mais famoso entre os fãs da saga. Quem aqui não passou momentos de tensão fugindo do Nemesis nos becos escuros de Raccoon City, não é mesmo?

9. Franquia The Walking Dead da Telltale — Clementine

Os jogos da franquia The Walking Dead, da Telltale, renderam aos fãs uma das personagens femininas mais resilientes e marcante dos videogames. Uma das coisas mais legais da jovem Clementine é o seu crescimento ao longo da história, mostrando uma determinação incrível e evolução emocional que realmente marcou a memória de alguns jogadores.

É muito legal ver a evolução de Clementine ao longo dos jogos de The Walking Dead da Telltale.É muito legal ver a evolução de Clementine ao longo dos jogos de The Walking Dead da Telltale.Fonte:  Xbox 

8. Hellblade: Senua's Sacrifice — Senua

Senua é uma guerreira celta que embarca em uma jornada emocional para resgatar a alma do seu amado. Durante a trama, ela enfrenta suas próprias batalhas internas enquanto luta contra inimigos sobrenaturais em um mundo místico da mitologia nórdica. Hellblade: Senua's Sacrafice é, sem dúvidas, uma das grandes gemas disponíveis no Xbox Game Pass.

Senua enfrenta seus próprios demônios nos jogos da franquia Hellblade.Senua enfrenta seus próprios demônios nos jogos da franquia Hellblade.Fonte:  Xbox 

7. Gris — Gris

Com estilo artístico único, Gris também é um dos grandes nomes disponíveis no catálogo do Xbox Game Pass. O game é protagonizado pela própria Gris, uma jovem que embarca em uma jornada emocional de autoconhecimento após enfrentar uma tragédia pessoal. Conforme desbrava sua própria aventura, ela vai encontrando esperança em meio à escuridão.

O estilo de arte de Gris é algo único.O estilo de arte de Gris é algo único.Fonte:  Xbox 

6. Blodstained: Ritual of the Night — Miriam

Aqui temos uma personagem feminina de poucas palavras e muita ação. Miriam, protagonista de Blodstained: Ritual of the Night, é uma órfã amaldiçoada que luta contra demônios em um castelo infestado de monstros no melhor estilo Castlevania. Sua jornada a faz enfrentar seu passado sombrio e a desvendar segredos antigos enquanto busca por vingança e redenção.

Bloodstained é uma das maiores cartas de amor aos fãs de Castlevania.Bloodstained é uma das maiores cartas de amor aos fãs de Castlevania.Fonte:  Xbox 

5. Dishonored 2 — Emily Kaldwin

Emily Kaldwin, protagonista de Dishonored 2, é uma líder destemida que luta para retomar seu lugar em um mundo repleto de intrigas e corrupção. Após um golpe, ela é deposta do trono por forças malignas e busca recuperar seu lugar de direito, enfrentando diversos inimigos e conspirações no processo.

Emily Kaldwin é uma líder destemida em Dishonored 2.Emily Kaldwin é uma líder destemida em Dishonored 2.Fonte:  Xbox 

4. Gears of War 5 — Kait Diaz

Kait Diaz é uma jovem corajosa que embarca em uma emocionante aventura para descobrir a verdade sobre suas origens e enfrentar uma raça alienígena que ameaça a sobrevivência da humanidade. Ao longo de sua jornada em Gears of War 5, ela enfrenta desafios pessoais e também confronta seus próprios demônios.

Kait Diaz é a primeira protagonista feminina da franquia Gears of War.Kait Diaz é a primeira protagonista feminina da franquia Gears of War.Fonte:  Xbox 

3. Rise of the Tomb Raider — Lara Croft

Lara Croft é outra personagem que simplesmente dispensa apresentações. A arqueóloga é uma verdadeira lenda dos videogames e marcou a geração do PS1. Assim como em todas as suas aventuras, em Rise of the Tomb Raider a heroína também enfrenta perigos mortais, explora ruínas antigas e desvenda mistérios milenares.

Bom, Lara Croft dispensa apresentações, né?Bom, Lara Croft dispensa apresentações, né?Fonte:  Xbox 

2. Control — Jesse Faden

Jesse Faden, a protagonista de Control, é uma mulher determinada em busca de respostas sobre seu passado misterioso e sobre a organização secreta conhecida como Federal Bureau of Control (FBC). Durante a jornada no game da Remedy, a heroína mergulha em um mundo surreal recheado de mistérios, enfrentando entidades sobrenaturais e descobrindo segredos obscuros enquanto busca sua própria verdade.

Jesse Faden foi uma tacada certeira da Remedy.Jesse Faden foi uma tacada certeira da Remedy.Fonte:  Xbox 

1. A Plague Tale: Requiem  — Amicia De Rune

Por fim, mas não menos importante, temos Amicia, protagonista de ambos os jogos da franquia A Plague Tale e outra das grandes heroínas do catálogo do Xbox Game Pass. Com inteligência, astúcia e determinação, a personagem guia os jogadores por uma jornada emocionante e perigosa pelos horrores da era medieval, enquanto luta para proteger o irmão, Hugo, dos seus próprios poderes.

Amicia é uma das protagonistas mais corajosas e resilientes do catálogo do Game Pass.Amicia é uma das protagonistas mais corajosas e resilientes do catálogo do Game Pass.Fonte:  Xbox 

Curtiu a lista de melhores jogos com protagonistas femininas do Xbox Game Pass? Comente nas redes sociais do Voxel qual delas é a sua favorita!

-

Assine o Xbox Game Pass

Imagem: Assine o Xbox Game Pass
Imagem: Tecmundo Recomenda

Assine o Xbox Game Pass

O serviço de assinatura da Microsoft dedicado ao Xbox e também para PC oferece jogos exclusivos, lançamentos, Xbox Live Gold, EA Play e muito mais.

Game Pass é uma plataforma de jogos da Microsoft, que oferece aos gamers uma diversidade de jogos de PC e Xbox por meio de assinatura. Aproveite e assine já o Game Pass!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.