Estúdio de Crash e Spyro deixa Microsoft e vira produtora indie

2 min de leitura
Imagem de: Estúdio de Crash e Spyro deixa Microsoft e vira produtora indie
Imagem: Xbox

Em meio à crise de demissões em massa e diversas incertezas na indústria dos games, alguns estúdios por aí estão apostando na própria sorte e encerrando parcerias com grandes publishers do mercado. Além da separação da Saber Interactive e da Gearbox do Embracer Group na última quinta-feira (29), a Toys For Bob, estúdio responsável pelos jogos das franquia Crash Bandicoot e Spyro: The Dragon, também está se "divorciando" da Activision — que agora pertence à Microsoft.

A notícia foi dada em uma publicação no blog oficial da Toys for Bob, pegando muitos fãs de surpresa. O estúdio veterano, fundado em 1989 na Califórnia, Estados Unidos, revelou que agora será uma produtora indie e que já está trabalhando em seu primeiro jogo.

Toys For Bob encerrou vínculos com a Activision e tornou-se um estúdio independente.Toys For Bob encerrou vínculos com a Activision e tornou-se um estúdio independente.Fonte:  Toys For Bob 

"Ao longo dos anos, inspiramos amor, alegria e risos na criança interior de todos os jogadores", diz o comunicado da Toys For Bob em seu blog oficial. "Fomos pioneiros em novas tecnologias de IP e hardware em Skylanders. Elevamos o nível das melhores remasterizações da categoria em Spyro Reignited Trilogy. Levamos Crash Bandicoot a novos patamares, além de sermos aclamados pela crítica".

Toys For Bob não possui franquias Crash ou Spyro, mas pode trabalhar com a Microsoft

Tornar-se um estúdio independente atualmente é uma decisão relativamente difícil de ser tomada, considerando a realidade de dezenas de desenvolvedoras por aí que estão fechando suas portas. Só nos primeiros 60 dias de 2024, foram mais de 8 mil demissões na indústria, segundo o Kotaku.

Vale lembrar que o fato de a Toys For Bob romper laços com a Activision implica na impossibilidade de trabalhar nos jogos das franquias que a tornaram popularmente conhecida entre os fãs — afinal, estamos falando de Crash BandicootSpyro. Porém, aparentemente, ainda há esperança de alguma forma.

No comunicado, a Toys For Bob também afirma que está estudando "uma possível parceria com a Microsoft", o que poderia manter a continuidade das franquias pelas mãos do estúdio. A produtora acrescenta que tanto a gigante norte-americana quanto a Activision são "extremamente favoráveis" à sua independência.

"Para tornar esta notícia ainda mais emocionante, estamos explorando uma possível parceria entre nosso novo estúdio e a Microsoft", explicou a empresa. "Nossos amigos da Activision e da Microsoft têm apoiado extremamente nossa nova direção e estamos confiantes de que continuaremos trabalhando juntos".

Será que a Toys For Bob ainda poderá trabalhar em jogos da franquia Crash e Spyro?Será que a Toys For Bob ainda poderá trabalhar em jogos da franquia Crash e Spyro?Fonte:  Toys For Bob 

Além disso, o primeiro grande jogo da Toys For Bob como um estúdio independente já está no forno. Porém, o estúdio avisa: não espere notícias tão cedo.

"Embora estejamos nos primeiros dias de desenvolvimento do nosso próximo jogo e longe de fazer qualquer anúncio, nossa equipe está animada para desenvolver novas histórias, novos personagens e novas experiências", concluiu o comunicado.

Será que a Toys For Bob continuará trabalhando nas franquias Crash e Spyro? Comente nas redes sociais do Voxel qual estúdio da Activision poderia tomar frente dos possíveis projetos!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.