Prince Of Persia The Lost Crown manda bem na acessibilidade? Veja review

16 min de leitura
Imagem de: Prince Of Persia The Lost Crown manda bem na acessibilidade? Veja review
Imagem: www.ubisoft.com

Após 13 anos desde o último lançamento da franquia Prince Of Persia, The Lost Crown decide voltar às raízes da aclamada série de jogos da Ubisoft. O jogo retorna para a fórmula 2D dos primeiros Prince Of Persia, mas sem ignorar as tendências do gênero metroidvania, que atualmente tem dominado o mercado de jogos independentes com títulos como Hollow Knight, Dead Cells e Dandara.

Produzido pela Ubisoft Montpellier, os mesmos responsáveis pelos mais recentes e divertidos jogos da série Rayman, Prince Of Persia The Lost Crown tem belos gráficos e mecânicas que são um misto de saudosismo e modernidade. O game tem como base de gameplay um sistema de plataforma preciso e um combate focado principalmente em aparar golpes inimigos, garantindo uma experiência bastante satisfatória.

No entanto, a questão que me proponho a responder nesta coluna é outra: Prince of Persia The Lost Crown é um jogo acessível para jogadores com deficiência? Confira nossa análise completa!

Antes de mais nada, eu gostaria de ressaltar que a acessibilidade se aplica de maneira única para cada pessoa. Com isso em mente, essas são minhas impressões pessoais do jogo como pessoa com baixa visão. Meu objetivo aqui é destacar as opções que estão presentes no game e que deixam o título mais inclusivo.

Essa análise foi possível graças a uma cópia do jogo fornecida pela equipe da Ubisoft Brasil para PS5. Também ressalto que essa análise foi feita no período pré-lançamento do jogo e que, por conta disso, aspectos da experiência relatada nesse texto podem ter sido alteradas após o lançamento do produto.

Interface

Ter uma boa interface é essencial para produtos interativos em geral, pois ter facilidade no entendimento de onde encontrar as opções ou recursos do jogo é necessário para criar uma boa experiência de usuário. No caso de Prince Of Persia The Lost Crown, temos uma experiência que posso definir como mista.

Existem acertos que não vemos na maioria dos jogos do mercado. No entanto, temos escolhas equivocadas dos desenvolvedores que são bem estranhas, principalmente no que se refere a organização dos menus e onde as principais opções se posicionam dentro do jogo.

Ao executar o jogo pela primeira vez, é necessário configurar um pequeno número de opções antes de partir para a jogatina, como alterar o idioma do jogo ou o brilho da tela. Dentro desses menus iniciais temos uma opção que o jogo chama de Acessibilidade, apresentando alternativas de legendas e a opção de adicionar bordas e alterar as fontes dos textos.

Descrição da Imagem: Menu de acessibilidade do jogoDescrição da Imagem: Menu de acessibilidade do jogoFonte:  Captura de tela do PS5 

Inicialmente, parece que essas são todas as opções de acessibilidade disponíveis no jogo. Afinal, quando vamos para as opções no menu principal após essa primeira configuração, não é possível encontrar nenhuma ferramenta focada em acessibilidade. Achei isso estranho, pois nas divulgações e nos documentos cedidos para a imprensa, a Ubisoft parecia se orgulhar bastante do que tinha realizado no que se refere a opções de acessibilidade nesse jogo.

Então, depois de fuçar bastante no game, descobri que as opções de acessibilidade podem ser acessadas somente dentro do gameplay do jogo. Ou seja, não é possível alterar o conjunto de recursos de acessibilidade no menu principal do game.

Isso não é algo que estrague a experiência, mas também não posso dizer que é intuitivo. Normalmente quando temos acesso as opções de acessibilidade antes de iniciar a aventura, fica subentendido que são apresentadas todas as ferramentas e opções do jogo. Quando é necessário entrar em menus logo na primeira fase para configurar recursos como tremor da câmera ou auto contraste, a imersão dentro do primeiro contato com o game pode ser prejudicada.

Descrição da Imagem: Menu de acessibilidadeDescrição da Imagem: Menu de acessibilidadeFonte:  Captura de tela do PS5 

De certa forma, acabei até me confundindo enquanto jogava pela primeira vez, achando que as opções iniciais de acessibilidade eram somente aquelas apresentadas ao iniciar o jogo e no menu principal. Em nenhum momento o game comunicou ao jogador que é possível encontrar mais opções dentro do gameplay.

Isso pode ser um problema para os jogadores mais desatentos, que podem acabar achando que as opções do menu principal são todas as alternativas presentes no jogo. Não entendi até agora essa escolha dos desenvolvedores de colocar o menu completo de acessibilidade disponível somente dentro do gameplay do jogo.

Essa decisão, junto com o tamanho minúsculo dos botões apresentados nos tutoriais, deixou uma primeira impressão bastante negativa a respeito do jogo. No entanto, os pontos negativos param por aí: temos uma boa gama de opções relacionadas a interface no jogo dentro das opções, como a possibilidade de alterar o tamanho da HUD, que basicamente onde o jogador consegue conferir quanto de saúde, energia e a quantidade de flechas que seu personagem possui.

Descrição da Imagem: Exemplo de tamanho maximo do HUD do jogoDescrição da Imagem: Exemplo de tamanho maximo do HUD do jogoFonte:  Captura de tela do PS5 

Temos também a possibilidade de alternar entre dois modos de jogo. O explorador não mostra os caminhos e o jogador tem que sair andando por aí sem sinalizações, enquanto o modo guiado mostra com clareza no mapa onde os objetivos principais e secundários se encontram.

Isso pode quebrar um pouco o estilo backtracking de metroidvanias que o jogo se baseia. No entanto, eu admiro quando os estúdio se propõe a desmontar um pouco suas mecânicas básicas para acessibilizar a experiência do jogo e assim ampliar o público incluído usuários PCDs na brincadeira.

Descrição da Imagem: Menus de modos de jogoDescrição da Imagem: Menus de modos de jogoFonte:  Captura de tela do PS5 

Além das opções relacionadas aos ícones do mapa, temos também a possibilidade de ligar indicadores que mostram quais itens são interativos, tais como alavancas e portas. Esse recurso é muito útil principalmente para quem tem baixa visão ou déficit de atenção e se confunde com quais itens são cenário e quais são interativos.

Descrição da Imagem: Cena de gameplay de jogo 2D que mostra interação com itens no caso uma alavancaDescrição da Imagem: Cena de gameplay de jogo 2D que mostra interação com itens no caso uma alavancaFonte:  Captura de tela do PS5 

Senti falta de uma opção para alterar o tamanho dos ícones, pois assim como temos essa ferramenta para a barra de vida do jogador, seria interessante ter algo parecido para ícones do mapa ou que demonstrem quais itens são interativos. Porém, como um todo, temos uma boa variedade de opções, mesmo que a organização nos menus deixe a desejar.

Dificuldade

Vou ser direto: o jogo é bem desafiador tendo combates que exigem a habilidade de ler seu oponente e contra atacar na hora certa. Além disso, as sessões de quebra-cabeças e plataforma que tem seu desafio à parte.

O jogo apresenta 5 modos de dificuldade: Existem 4 modos básicos e um personalizado de dificuldade que podem ser personalizadas a qualquer momento durante jogo, assim trazendo mais alternativas de como experienciar a aventura. É possível personalizar os modos mudando características como o aumento da janela de tempo para aparar um golpe ou o tempo necessário para executar uma esquiva perfeita, bem como personalizar o quanto de dano se recebe de inimigos ou do cenário, entre várias outras características.

Descição da Imagem: Menu com modos de dificuldadeDescição da Imagem: Menu com modos de dificuldadeFonte:  Captura de tela do PS5 

A escolha do modo de dificuldade pode ser alterada durante a jogatina a qualquer momento, sem que o jogador perca sua progressão ou suas conquistas. Os modos são bem variados e atendem todo tipo de público, indo desde o jogador que curte a penitência de ter que enfrentar um chefe 50 vezes para prosseguir na jornada indo até o jogador que queira curtir uma boa história sem ter que ficar se estressando.

A personalização chega para dar o toque final trazendo a inclusão para que jogadores que tenham dificuldades específicas possam adaptar o jogo de forma a ter um desafio satisfatório dentro de suas capacidades visuais, auditivas, intelectuais ou motoras.

Legendas

Como praticamente todo produto audiovisual, não poderíamos deixar de ter legendas que normalmente são vistas em filmes e séries e tem como função mais comum a tradução de conteúdos de um idioma para outro. Em The Lost Crown, temos algumas opções de customização para as legendas, como mais de um tipo de fonte para facilitar a leitura e a possibilidade de adicionar um fundo para destacar os textos do resto do cenário.

Descrição da Imagem: Exemplo de legendasDescrição da Imagem: Exemplo de legendasFonte:  Captura de tela do PS5 

O tamanho dos textos padrão já é muito bom, mas não é possível alterá-lo. Além disso, senti falta da possibilidade de alterar as cores dos textos em geral, para facilitar a leitura. Por fim, também não temos legendas alternativas para pessoas surdas, detalhando de forma escrita os sons do ambiente.

As legendas no game cumprem sua função muito bem, mas não são nenhum destaque e assim como a maioria dos jogos que costumamos analisar simplesmente fazem o básico.

Controles

Ter uma boa variedade de alternativas para customizar os controles de um jogo é sempre excelente, principalmente para jogadores com os mais diversos tipos de deficiências motoras. Desta forma, o usuário tem a possibilidade de alterar a forma que as interações mecânicas são executadas para ter uma experiência mais confortável e acessível.

Em The Lost Crown, temos opções de mapeamento de controles para que o jogador possa alterar quais botões executam ações no jogo além disso temos a possibilidade de desligar os momentos de ação rápida, onde é necessário que o jogador pressione botões rapidamente para escapar de congelamentos. Isso permite que o player não tenha que ficar pressionando repetidas vezes o mesmo botão, pois dependendo do tipo de deficiência motora essa ação pode ser extremamente cansativa ou simplesmente inviável.

Descrição da Imagem: Menus de customização de controlesDescrição da Imagem: Menus de customização de controlesFonte:  Captura de tela do PS5 

Senti falta de algumas alternativas, como a possibilidade de manter pressionado o botão de ataque para que o jogador não tenha que ficar pressionado várias vezes o mesmo botão para efetuar os combos. Além disso, manter o botão de correr pressionado o tempo todo para executar a ação pode vir a ser muito exaustivo para alguns tipos de jogadores com situações motoras específicas.

A falta de variedade desse tipo de acessibilidade nos controles mais customizáveis para resolver situações de forma específica acabaram deixando um pouco a desejar, as opções são bem básicas e podia ser mais individualizadas tendo em mente as mecânicas únicas presentes no jogo.

Visuais

Dentro das opções de acessibilidade que contemplam a áreas da deficiência visual, o jogo apresenta três predefinições de alto conteste. A solução se define como uma ferramenta de acessibilidade que ajuda jogadores com baixa visão a enxergar e diferenciar itens e personagens nos jogos, trazendo cores sólidas e fáceis de enxergar para o protagonista, itens interativos, inimigos e pontos de plataforma. Essa função é essencial para que jogadores com níveis bem baixos de visão conseguirem jogar certos games.

Descrição da Imagem: Menu de configurações de auto contrasteDescrição da Imagem: Menu de configurações de auto contrasteFonte:  Captura de tela do PS5 

Esse recurso se faz presente no jogo e funciona muito bem, tendo um bom nível de customização e uma boa variedade de alternativas de cores para os objetos e cenários. Isso possibilita que jogadores com baixa visão consigam ver o que se passa na tela, permitindo aproveitar o gameplay sem a necessidade de forçar a visão.

Descrição da Imagem: Comparação entro os modos de auto contrasteDescrição da Imagem: Comparação entro os modos de auto contrasteFonte:  Captura de tela do PS5 

Para mim, mesmo que não seja o alto contraste mais completo que já vi em um jogo, essa foi de longe uma das melhores ferramentas de Prince of Persia, pois funciona perfeitamente. Por fim, temos os já conhecidos filtros para daltônicos, que são muito úteis para que as cores do jogo se ajustem a diferentes níveis de daltonismo.

Exploração

Os jogos do estilo metroidvania são bastante proeminentes no cenário de produções independentes de games, e essa influência não é ignorada na nova aventura da Ubisoft. Para os não familiarizados, o termo "metroidvania" refere-se a um gênero de jogo que emprega um modelo de exploração conhecido como "backtracking", envolvendo o retorno para cenários previamente explorados.

À medida que o jogador desbloqueia novas habilidades, são revelados mais caminhos secretos pelo mapa do jogo. Geralmente, nesse tipo de exploração, é preciso memorizar a localização das passagens secretas onde essas novas habilidades podem ser aplicadas. No entanto, temos um "pulo do gato" em The Lost Crown. O jogo traz uma funcionalidade inédita em todos os anos que passei cobrindo acessibilidade na indústria de games: uma solução que permite capturar a tela de cada local.

A ferramenta em questão, apresentada como uma habilidade dentro do jogo, é chamada de "Fragmentos de Memória" e, como o próprio nome indica, permite que o jogador fixe capturas de tela no mapa do jogo. Isso possibilita ao jogador marcar no mapa os caminhos bloqueados, facilitando assim a identificação de atalhos quando as habilidades necessárias para atravessar as passagens, anteriormente intransponíveis, forem desbloqueadas.

Desse modo, o jogo oferece uma opção valiosa de auxílio à exploração. A solução permite que jogadores com qualquer tipo de neurodivergência, como dislexia e déficit de atenção, desfrutem da experiência de encontrar segredos e desbloquear itens sem que isso se torne frustrante ou gere ansiedade.

Descrição da Imagem: Mapa do jogo com marcações de passagens desbloqueaveis.Descrição da Imagem: Mapa do jogo com marcações de passagens desbloqueaveis.Fonte:  Captura de tela do PS5 

Além dos modos de dificuldade tradicionais, há também uma novidade chamada Modo Guiado: ao iniciar um novo jogo (ou a qualquer momento durante a aventura), o jogador pode optar por ativar ou desativar essa orientação. Essa funcionalidade adiciona ícones ao mapa que indicam os principais objetivos do caminho, tornando a navegação pelo mundo do jogo mais fácil e mantendo o foco na história.

Seguindo a tendência dos títulos mais recentes da Ubisoft, o jogo oferece a liberdade ao jogador de escolher entre ser um explorador em um mundo desconhecido ou ter o caminho revelado, priorizando uma experiência mais focada nos objetivos que impulsionam a narrativa. Neste quesito, o metroivânia brilha por oferecer ao usuário o poder da escolha.

Plataforma

As sessões de plataforma são uma tradição na franquia Prince Of Persia e, no mais recente título da série, isso não é diferente. Aqui, sua habilidade é essencial para superar uma variedade de obstáculos, seja saltando e se agarrando em construções e templos, ou passando rapidamente sobre plantas e galhos de árvores que podem se romper com o peso do protagonista. Como esperado, esses níveis podem ser bastante desafiadores.

No entanto, em "The Lost Crown", há a opção de acessibilidade que permite ao jogador pular essas fases de plataforma mais difíceis. Isso é feito por meio de um portal que transporta automaticamente o jogador para o ponto de chegada do outro lado dos obstáculos.

Descrição da Imagem: Cena de gameplay em 2D o porsonagem principal se encontra na frente de um portal.Descrição da Imagem: Cena de gameplay em 2D o porsonagem principal se encontra na frente de um portal.Fonte:  Captura de tela do PS5 

Na prática, esse recurso de acessibilidade funciona muito bem, permitindo que jogadores com qualquer tipo de dificuldade durante esses momentos desafiadores progridam na campanha sem problemas. No entanto, acredito que no futuro a empresa poderia explorar o desenvolvimento de ferramentas que realmente criem uma experiência acessível de plataforma. Assim, todos os jogadores se sentiriam incentivados a enfrentar os desafios de saltar os obstáculos e alcançar os objetivos, ao invés de simplesmente pular a sessão e perder uma experiência completa, comparável à dos jogadores sem qualquer tipo de deficiência.

Por fim, vale observar que os portais aparecem apenas nos pontos que os desenvolvedores determinaram como desafiantes. Com isso, se o jogador enfrentar alguma dificuldade em áreas não consideradas difíceis pela equipe de desenvolvimento, o recurso simplesmente não estará disponível. Tenha isso em mente caso você pense em precisar dessa ferramenta de acessibilidade.

Combate

O combate é uma parte essencial do jogo e pode ser descrito como bastante desafiador, com foco na habilidade de aparar golpes inimigos e na precisão dos ataques. Em termos de acessibilidade, existem opções interessantes: o modo de dificuldade é altamente customizável, permitindo ajustar a quantidade de dano dos inimigos e a janela de acerto para aparar os ataques.

Além disso, o jogo oferece sons que indicam quando um golpe é bloqueável ou não, juntamente com cores na tela que destacam o tipo de ataque que o inimigo está prestes a executar. Essas características auxiliam na antecipação e na defesa adequada durante os combates.

Descrição da Imagem: Batalha contra inimigosDescrição da Imagem: Batalha contra inimigosFonte:  Captura de tela do PS5 

O jogador também pode acessar opções de auxílio de mira, tanto para ataques à distância com arco e flecha quanto para combate corpo a corpo, onde o protagonista se direciona automaticamente na direção do inimigo. Essa funcionalidade facilita significativamente a jogabilidade, especialmente para os jogadores com baixa visão, que nem sempre conseguem identificar de onde os ataques inimigos estão vindo.

Embora eu concorde que as opções de acessibilidade em geral possam não atender completamente às necessidades dos jogadores completamente cegos, para aqueles com baixa visão, o sistema de combate se mostra excelente.

Quebra-cabeças

Para diversificar o gameplay ao longo da jornada proposta pelo novo Prince of Persia, além das sessões de plataforma e combate, encontramos um número considerável de quebra-cabeças com dificuldades variadas. Esses puzzles vão desde a simples ação de puxar alavancas até a complexidade de manipular viagens no espaço-tempo.

Descrição da Imagem: Gameplay 2D cena de quebra-cabeça.Descrição da Imagem: Gameplay 2D cena de quebra-cabeça.Fonte:  Captura de tela do PS5 

Vou ser direto: não existem opções de acessibilidade relacionadas aos quebra-cabeças. Portanto, se sua deficiência dificulta a resolução desse tipo de mecânica, o jogo não oferece ferramentas de inclusão para essas etapas da aventura.

Vale a Pena?

É louvável observar que a Ubisoft tem se esforçado nos últimos anos para aumentar a acessibilidade em seus lançamentos. Em "Prince Of Persia: The Lost Crown", estamos vendo uma abordagem extrema, com funções e ferramentas que são incomuns na maioria dos jogos recentes. No entanto, é importante reconhecer que ainda existem alguns deslizes que não podem ser ignorados.

Dentre os pontos positivos, destaca-se a personalização praticamente completa dos modos de dificuldade, oferecendo a liberdade de adaptar o desafio ao seu estilo de jogabilidade, tornando-o inclusivo para todos os tipos de jogadores. No entanto, em contrapartida, as sessões de plataforma e os quebra-cabeças de Prince of Persia The Lost Crown apresentam uma acessibilidade bastante limitada.

A Ubisoft fez ótimos esforços em Prince of Persia, mas ainda comete deslizes que não podem ser ignorados. 

Nas sessões de plataforma, os portais, embora presentes em áreas consideradas desafiadoras pelos desenvolvedores, ainda não representam a forma ideal de acessibilizar essa mecânica do jogo. Além disso, a falta de acessibilidade nos quebra-cabeças pode resultar em jogadores com algum tipo de deficiência ficando presos nessas etapas do jogo, criando assim uma barreira para os jogadores PCDs

No geral, a interface do jogo se comunica bem com o jogador, fornecendo lembretes de botões, mostrando objetivos e itens interativos. Para um jogo que não é AAA, podemos considerar que o novo Prince of Persia oferece boas opções de acessibilidade. No entanto, infelizmente, não posso recomendar a experiência para jogadores completamente cegos. Se você tem algum nível de baixa visão leve, acredito que vale a tentativa, com ressalvas, principalmente relacionadas aos quebra-cabeças.

A Ubisoft se destaca como uma das poucas desenvolvedoras capazes de competir de igual para igual com os grandes expoentes da indústria no que diz respeito à acessibilidade em jogos, como The Last of Us e Forza Motorsport. No entanto, seus lançamentos frequentemente apresentam uma estranha inconsistência nas funções de acessibilidade esperadas como padrão em seus jogos.

Essa falta de padrão torna difícil para os jogadores PCDs saberem exatamente o que esperar do próximo lançamento da empresa. Eles podem contar com algumas opções de acessibilidade, mas nunca têm certeza exata de quais serão, pois uma ferramenta específica que foi crucial para um jogador em um título pode estar ausente em outro.

No futuro, eu espero que a Ubisoft mantenha uma constância em implementar evoluções mecânicas em seus jogos. Isso permitiria à empresa ganhar cada vez mais a confiança dos consumidores PCDs, fornecendo-lhes a certeza de que as funções de acessibilidade estarão presentes nos games da marca.

Isso permitiria que os jogadores com algum tipo de deficiência se envolvessem com a empolgação e criassem expectativas sobre os jogos do estúdio, sabendo que serão capazes de experimentá-los de forma inclusiva e acessível. Resta agora esperar para ver se a companhia eventualmente aprenderá essa lição.

Prince of Persia: The Lost Crown está disponível para jogar no Nintendo Switch, PS4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series S e X, bem como no Nintendo Switch.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.