Esperando Silksong? Conheça Ultros, o 'Hollow Knight psicodélico' de PC e consoles

4 min de leitura
Imagem de: Esperando Silksong? Conheça Ultros, o 'Hollow Knight psicodélico' de PC e consoles
Imagem: PlayStation

Desenvolvido pelo estúdio Hadoque Games, fundado por El Huervo, artista de Hotline Miami 2, Ultros é um jogo com visual hipnótico e progressão diferenciada. O título side-scroller psicodélico de ficção científica está previsto para ser lançado em 12 de fevereiro de 2024 para PC, PlayStation 4 e PlayStation 5.


Anunciado em maio deste ano durante o PlayStation Showcase, o jogo estilo metroidvania é envolto em mistério, com uma mitologia profunda por trás de seu enredo. Segundo Mårten, diretor de design de jogo na Hadoque, "os jogadores vão querer explorar cada canto do jogo para entender e compartilhar informações sobre o que realmente é a verdade".

Ultros é um prato cheio para aqueles que esperam por notícias de Hollow Knight: Silksong, além daqueles que curtem Gris e Celeste. O Voxel trouxe abaixo algumas informações sobre a história, gameplay e o que esperar do jogo, que chega no dia 13 de fevereiro no PC e consoles.

História do jogo

Hipnótico, psicodélico e lindo, Ultros traz conceitos que faz dele um metroidvania único.Hipnótico, psicodélico e lindo, Ultros traz conceitos que faz dele um metroidvania único.Fonte:  Steam 

Assim que começa o jogo somos apresentados ao misterioso protagonista, Ouji, que acorda após bater sua nave em uma gigantesca estação espacial conhecida como o "Sarcofágo". O jogo não explica o que está acontecendo ao redor - isso vem com a progressão na jornada.

O objetivo é destruir uma cápsula que abriga um xamã que está em hibernação, é ele que mantém o personagem preso no local. Após aniquilar a incubadora, o personagem nota que o xamã o mantinha em loop para manter Ultros, uma entidade demoníaca adormecida. Ouji então sente a necessidade de percorrer os loopings temporais e quebrar esse ciclo eterno.

A poderosa arte psicodélica e a trilha sonora de Ultros

Personagem acorda após bater sua nave em uma gigantesca estação espacial conhecida como o "Sarcofágo".Personagem acorda após bater sua nave em uma gigantesca estação espacial conhecida como o "Sarcofágo".Fonte:  Steam 

Uma das primeiras coisas que chama a atenção é a vibrante paleta de cores neon e o estilo artístico excêntrico criado pela Hadoque Games. Isso é fruto da mente do renomado artista El Huervo, conhecido por seu trabalho na série Hotline Miami.

"Criamos uma mistura única de arte desenhada à mão com sprites grandes e suculentos, complementados por zoom dinâmico, criando um efeito hipnótico. O objetivo foi criar uma aparência que pareça um grande quadro, onde cada frame seja como uma peça isolada de arte psicodélica", afirmou Mårten em entrevista a PlayStation.

Confira abaixo um trecho da trilha sonora postada pela comunidade no YouTube.

A trilha sonora orquestrada embala a jogatina, criando um ambiente belo, emocional e sinfônico, que quebra o uso massivo de tradicionais sintetizadores na ficção científica. "Buscamos inspiração e gravamos instrumentos analógicos, incluindo violoncelo, viola, violino e órgãos de bombas. Viajamos para o Peru e a Amazônia para gravar sons da natureza, instrumentos clássicos e outras ferramentas de criação de som".

Gameplay de Ultros

Habilidades do personagem são adquiridas através do consumo de pedaços de inimigos.Habilidades do personagem são adquiridas através do consumo de pedaços de inimigos.Fonte:  Steam 

Sendo essencialmente um jogo de plataforma exploratório, o título apresenta um sistema de combate onde Ouji enfrenta, dentro do Sarcófago, formas de vida cósmicas parecidas com insetos. Cada batalha é tão colorida quanto mortal. Você experimenta hits e combos diferentes até desenvolver seu próprio estilo de luta, gerando uma espécie de "dança da morte".

O mecanismo de jogo baseado em loop sugere que, em várias tentativas, você descobrirá segredos a cada curva, desbloqueando áreas e skills em uma vasta árvore de habilidades. Por outro lado, uma parte pacífica do jogo envolve cuidar do ecossistema e plantar sementes no Sarcófago.

Game será lançado em 12 de fevereiro de 2024 para PC, PS4 e PS5.Game será lançado em 12 de fevereiro de 2024 para PC, PS4 e PS5.Fonte:  Steam 

Cada planta cultivada traz suas próprias características e efeitos: desde desbloquear e aprimorar habilidades até resolver puzzles e dizimar inimigos. Tudo isso altera o mapa e coloca, ao longo de vários loopings, o seu toque pessoal à jornada.

No jogo, as skills do personagem são adquiridas através do consumo de pedaços de inimigos vencidos em combate. Comer diferentes partes dos inimigos resulta em aperitivos de maior qualidade, e aperitivos de maior qualidade enchem barras, que desbloqueiam novas habilidades.

Ultros é um metroidvania promissor

Jogo foi desenvolvido pelo estúdio Hadoque Games, fundado por El Huervo, artista de Hotline Miami 2.Jogo foi desenvolvido pelo estúdio Hadoque Games, fundado por El Huervo, artista de Hotline Miami 2.Fonte:  Steam 

Apesar do estilo metroidvania, o jogo não é um roguelike. As habilidades perdidas podem ser mantidas através dos loopings por um "micélio". Além disso, após Ultros ser solto, o personagem volta ao início de sua jornada, mas o mundo é fixo e os diálogos progridem.

As sementes plantadas ao longo da gameplay crescem após um ciclo, criando uma plataforma e permitindo acesso a áreas antes inacessíveis. Ao total são oito xamãs que precisam ser derrotados, espalhados por um mapa gigantesco e por áreas, que serão liberadas apenas se o jogador plantas sementes.

Vale a pena ficar de olho?

Ultros traz um visual hipnótico, psicodélico e diferenciado.Ultros traz um visual hipnótico, psicodélico e diferenciado.Fonte:  Steam 

Com visuais que acenam para futuras indicações de Melhor Direção de Arte, trilha sonora marcante e um sistema de progressão diferenciado, Ultros merece sua atenção e entrar na sua lista de desejos na Steam.

Curtiu a matéria e ficou ansioso pelo lançamento de Ultros? Conte nos comentários e siga o Voxel para mais notícias de games!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.